Truques para organizar geladeira com Rafa Oliveira
Panela, pote destampado, produto vencido. Para tudo! Saber como organizar geladeira, além de ajudar na hora de encontrar os alimentos, contribui para economizar energia elétrica e evitar desperdícios e proliferação de bactérias.
Nos últimos tempos, as compras de alimentos frescos aumentaram, assim sendo o cuidado com a geladeira começou a ser uma das prioridades da casa, não é mesmo?
Se você não tinha esse costume, não se assuste. Chamamos a Rafa Oliveira, especialista em organização, para te ensinar dicas infalíveis de limpeza e armazenamento, de acordo com o tipo de alimento. Então, continue a leitura e saiba mais!
Como organizar geladeira: 8 dicas simples
Antes de organizar geladeira, vamos te ensinar como limpar a geladeira corretamente para tirar restos de alimentos, molhos e outros itens que contribuem para estimular a proliferação de bactérias. Isso sem usar produtos químicos que poderão contaminar o seu alimento.
Depois, é só cuidar da manutenção. E, vamos combinar, não será nem tão trabalhosa assim. Há muita solução que vai além de organizar geladeira com pote de sorvete. Vamos lá!
1. Limpe a geladeira
Antes de começar a organizar geladeira, é preciso esvaziá-la e fazer aquela limpeza.
É bem simples: basta umedecer um pano com detergente neutro — os de microfibra são ótimos para esse serviço — e passar em todas as superfícies. Lembre-se de limpar as laterais da geladeira e a parte superior. Em seguida, enxágue esse mesmo pano e passe novamente para retirar o produto.
Se sua geladeira ficou impregnada com algum cheiro desagradável, difícil de sair, a dica é esta: espalhe bicarbonato de sódio em toda a superfície da geladeira e, depois, passe um pano para retirar o excesso.
2. Use organizadores de geladeira
Jogar comida fora porque está com prazo de validade vencido. Quem nunca? Se a sua geladeira está lotada de produtos dispostos sem nenhum critério de organização, é normal que se esqueça algo no fundo, nas gavetas e nas prateleiras.
Por isso, organizadores de geladeira são tão importantes. Eles fazem a função gaveta, e há um setor especial para eles na Leroy Merlin. Tem organizador para toda e qualquer necessidade.
Outra vantagem maravilhosa é que os produtos organizadores facilitam também a limpeza. Basta levantá-los, passar um paninho e pronto.
Uma dica infalível da nossa parceira expert em organização, Rafa Oliveira, é transferir as sobras do almoço ou do jantar para dentro de potes com bom fechamento. Os modelos quadrados aproveitam muito mais espaço na geladeira.
3. Reaproveite potes de vidro
Os potes de vidro são perfeitos para acondicionar produtos. São mais higiênicos e de fácil limpeza em relação aos de plástico.
Os potes de vidro maiores são ótimos para colocar as frutas consumidas com mais frequência. Já os itens volumosos, como garrafas muito grandes, devem ser distribuídos na parte inferior da geladeira dentro de outro organizador.
4. Organize as carnes na geladeira
As carnes são alimentos muito perecíveis. Então, imagina isso escondido em alguma prateleira lá no fundo?
A lógica do armazenamento em potes quadrados e retangulares, para ganhar espaço, também vale para guardar carne na geladeira. Se for transparente, melhor ainda. E, atenção, posicione-a sempre na parte da frente da primeira prateleira, que é a mais gelada.
Ao dividir a quantidade para consumo da semana, fique atento quanto à durabilidade, que gira em torno de três dias na geladeira.
Dependendo do tamanho da sua família, você pode dividir as porções em saquinhos de alimentos simples ou naqueles estilo zip lock, que vêm até com etiqueta impressa, em que é possível anotar a validade.
5. Acomode as frutas e verduras
O lugar certo para armazenar frutas e verduras é no compartimento menos frio da geladeira, lá embaixo no gavetão, devidamente lavadas e secas. Isso porque, quando expostas a baixas temperaturas, elas perdem o frescor, ficando ressecadas.
6. Organize a gaveta da geladeira
Se por um lado as gavetas são ótimas para organizar os alimentos, por outro são espaços em que há pouca circulação de ar.
Então, cabe reservá-las aos legumes, verduras e frutas, que sobrevivem melhor em ambientes com temperaturas mais amenas, não tão geladas.
Para ajudar nessa arrumação, coloque-as em saquinhos. Deixar tudo separadinho também ajuda na conservação.
7. Organize a porta da geladeira
Bom, se você é aquela pessoa que, na pressa, coloca tudo na porta da geladeira, já começou errado.
Esse é o local que sofre a maior variação de temperatura, e o abre e fecha da geladeira é para poucos. Ovo, nem pensar, viu?
Agora, temperos, maionese, ketchup, conservas e bebidas, esses sim podem ser colocados na porta da geladeira. E vale a máxima: os abertos na frente dos nichos e os fechados atrás.
8. Organize o freezer
Quer conservar um alimento por bastante tempo? Sim, o lugar dele é no freezer. Para organizar o freezer, o uso de potes quadrados e retangulares também ajuda a ganhar espaço, assim como os saquinhos de alimentos.
Como a ideia é guardar por mais tempo, use etiquetas indicando o que tem dentro, caso o pote não seja transparente, e a data de congelamento, para não perder a validade.
Guardar carne perto de carne, refeição perto de refeição, e assim por diante ajuda a setorizar o espaço e otimiza a organização. Para a porta do freezer, destine os alimentos de consumo rápido, como temperos, embutidos, salsicha, hambúrguer, etc.
Uma geladeira entupida de coisas e com tudo fora do lugar vai resultar em desperdício e proliferação de bactérias.
Quando estiver mais em casa, o ideal é separar um tempo para cuidar da qualidade dos alimentos e da organização dos espaços. Adotando medidas simples, é possível colocar tudo em ordem e, depois, é só cuidar da manutenção da geladeira, que é bem mais fácil.
Viu como organizar geladeira não é tão difícil? Aproveite, confira a grande variedade de organizadores de geladeira que a Leroy Merlin oferece e deixe a organização da sua geladeira impecável hoje mesmo!
Leia também