Como instalar batente de porta corretamente, sem ajuda profissional
Certas etapas de uma obra não são difíceis de serem executadas sem ajuda profissional, mas podem se mostrar trabalhosas e um prato cheio para frustrações caso algo saia do controle. É o caso de saber como instalar batente de porta.
Existem várias combinações de marcos, muitos tamanhos e tipos de materiais diferentes. Contudo, seja de madeira ou alumínio, portas camarão, de giro ou pivotante, o passo a passo é bem parecido. Por isso, confira o manual para fixação de portal e coloque você mesmo a mão na massa!
Como instalar batente de porta
A espessura do marco tem que ser igual à da parede
O segredo de como instalar batente de porta não é a tarefa em si, mas o ato de certificar-se de que as medidas e os enquadramentos estão corretos. A abertura, em geral, é 3-8 cm mais larga que a própria porta. Além disso, ela precisa ser quadrada, isto é, ter lados perpendiculares, formando ângulos de 90°. Não se esqueça do chão, que deve estar nivelado – caso não esteja, será necessário cortar uma ou as duas laterais do portal, para enquadrá-lo.
Monte o portal com um esquadro para respeitar enquadramento
Geralmente, o marco mede 2,15 m, enquanto as portas têm 2,10 m de altura. Se o chão já tiver com o contrapiso, você pode deixá-lo com 2,12 m, que é o ideal para não dar tanta diferença no espaço final entre o chão e a base da porta.
Com as medidas tomadas, é hora de montar o batente! Encaixe a parte superior nas laterais e pregue uma ripa, formando um triângulo para fixar a junção e dar firmeza na estrutura – é importante usar um esquadro, para garantir um ângulo de 90°. Em seguida, martelando por cima, una as partes.
Por fim, preencha a lateral externa do batente com pregos fixados na diagonal, para facilitar a fixação na parede – atenção: o prego não pode atravessar o batente. Isso tudo vale para portais de madeira; para os marcos de alumínio, geralmente, o acabamento é feito com revestimento de pisos ou azulejos, bastando simplesmente parafusar na parede.
Ajuste o prumo dentro e fora do batente
Esse é o momento da verdade: encaixe o marco no vão onde será instalado e verifique se está bem enquadrado. Aqui, um recurso muito útil é a linha de prumo – o segredo é não estar encostado demais, nem afastado demais, mas deixá-lo rente. Para isso, pendure o acessório em cada lateral, a partir do topo da moldura, e vá fazendo os ajustes necessários para alcançar os níveis corretos.
Com o batente no lugar e a moldura na altura e no prumo certos, é hora da fixação. No caso de portais de madeira, que precisam ser chumbados, deve-se fazer furos para os pregos encaixarem melhor. Preencha o espaço com massa, prestando atenção para garantir que o resultado fique bem firme – caso contrário, a porta não ficará bem presa.
Já para estruturas de metal ou alumínio, a dica é fixar o marco com um calço antes de parafusar, assim o prumo não ficará desnivelado. Você pode precisar de um kit batente e guarnição.
Finalizando a instalação
Concluída a instalação, basta esperar o cimento secar, o que pode levar em torno de dois dias. Não remova as madeiras fixadas para apoiar as laterais e o topo do batente antes desse tempo, pois qualquer movimento pode atrapalhar o prumo e desnivelar o batente. Depois de finalizada essa etapa, a porta já pode ser colocada e o serviço estará completo!