Como evitar o mofo na sua casa com tintas antimofo e outras dicas
A vida urbana traz vantagens e desvantagens. As aglomerações de prédios nas grandes cidades geram problemas de ventilação e de entrada de sol em casas e apartamentos, contribuindo para a criação de mofo em armários e closets. Para que isso não aconteça, alguns cuidados podem ser tomados, como o uso de tintas antimofo por exemplo.
O mofo, também conhecido como bolor, é decorrente da umidade e da falta de ventilação. Trata-se de um tipo de fungo que se espalha sobre superfícies e ataca vários tipos de materiais, como tecidos, revestimentos, madeiras, couro e também alimentos, principalmente os que contêm fermentos, como pães, biscoitos e bolos.
Prejudicial à saúde, o mofo causa irritação das vias aéreas e pode se tornar um problema alérgico. Por isso, toda atenção é pouca ao lidar com esse problema. Veja abaixo algumas dicas!
Dicas para evitar o mofo na sua casa
Não instalar armários onde haja encanamento de água
Pequenos vazamentos são comuns em toda coluna de água e, mesmo que ocorra em andares superiores, a umidade pode facilmente atingir os andares mais baixos e afetar armários e closets, estragando roupas, lençóis e sapatos.
Forrar móveis que ficam encostados na parede
Os móveis que ficam encostados nas paredes internas da sua casa podem ser forrado com fórmica ou outros materiais resistentes à umidade. Nesses casos, o material MDF não é recomendado, por conta de sua baixa resistência à água. Por outro lado, o compensado naval, ou “tecpainel”, pode ser utilizado sem receio, já que é um material mais resistente, disponível em chapas recortadas conforme as necessidades do projeto.
Impermeabilizar paredes
Outro processo que pode assegurar um nível de proteção extra à umidade e à consequente formação de mofo é a impermeabilização de paredes. Revestimentos externos, como pastilhas ou ladrilhos, também ajudam a evitar formação de bolor, impedindo a passagem de umidade para a parte interna da casa.
Abrir portas e janelas com frequência
Manter janelas e portas de cômodos e armários abertas, permitindo ventilação regular e entrada de luz, além de retirar periodicamente roupas e calçados e deixá-los expostos ao sol e vento, são atitudes que também contribuem para prevenir a formação de mofo, uma vez que fungos geralmente se proliferam em lugares úmidos e escuros.
Usar produtos “secantes”
Existem produtos “secantes” que, para usar, basta remover a sua película protetora e colocá-los em pontos estratégicos, como dentro de armários, sapateiras e outros locais sujeitos à formação de mofo. Esses produtos absorvem a umidade e previnem contra o surgimento de fungos.
Usar tintas antimofo
As tintas antimofo também são úteis para a prevenção de mofo, pois não absorvem a umidade. Buscar o auxílio de um especialista em organização doméstica ou arquiteto de interiores pode ser muito útil, no sentido de obter dicas de soluções para problemas específicos da residência.
Usar absorventes de umidade
Você também pode utilizar absorventes de umidade em armários, guarda-roupas e sapateiras para evitar o mofo em seus objetos. Para usar o produto, você precisa apenas retirar a tampa e o lacre de alumínio. Feito isso, tampe a embalagem novamente e deixe-o agir. A troca deve ser feita quando a água atingir o nível indicado.
Com um pouco de cuidado no dia a dia, pode-se prevenir a ocorrência de mofo em casas e escritórios, evitando prejuízos e problemas de saúde em familiares e colegas de trabalho.