Como escolher pés para mesa, cama e eletrodomésticos: aprenda tudo desde a altura certa até o material ideal
Trocar os pés da sua mesa, cama ou eletrodomésticos não precisa ser feito só em caso de quebra ou desgaste extremo. Fazer isso periodicamente pode te ajudar a conservar os seus objetos ou até mesmo dar uma recauchutada em camas ou mesas. Para tirar algumas dúvidas a respeito disso, nós conversamos com o assistente de vendas Jorge Fernando Dias, da Leroy Merlin da Barra da Tijuca – confiram as dicas:
Para móveis mais pesados, dê prioridade para materiais mais resistentes
Você não quer que sua cama caia do nada, certo? Para evitar que isso aconteça, procure pelos pés mais resistentes que encontrar na loja. “Camas boxes, em geral, usam pés de alumínio para aguentar o peso”, diz Jorge. Já com os eletrodomésticos a coisa é um pouco diferente: “Para máquina de lavar e geladeira, geralmente, os indicados são os de plástico”, fala o assistente de vendas. Quando já tiver dado prioridade a isso, está na hora de dar uma atenção ao estilo. Para o quarto, por exemplo, é possível comprar pés curvos, que dão um ar vintage ao ambiente e que, se combinados com as cabeceiras que já te ensinamos a fazer por aqui, ficam incríveis!
Personalize sua mesa com pés especiais
De acordo com o assessor de vendas, “Cavaletes andam sendo bastante procurados na loja como pés para mesa. Os de eucalipto, que são mais resistentes, também saem muito”. Se combinados com vidro, madeira ou até mesmo uma porta, os cavaletes de madeira dão origem a mesas ou escrivaninhas de estudo super estilosas. Outra aplicação descolada é a mesinha com pés palito que a Karla Amadori já te ensinou a fazer por aqui, lembra?
Aposte nos modelos reguláveis
Os modelos reguláveis existem para quase todos os tipos de móveis e eletrodomésticos – para camas, por exemplo, existem versões que vão de 10 a 12cm. Isso faz com que você possa ajustar tudo de acordo com as suas necessidades. Os pés maiores são excelentes para pessoas altas ou idosas, que podem ter mais conforto ao sentar em uma cama mais elevada. Além disso, os modelos com rodinhas também fazem bastante sucesso, já que permitem a mobilidade do móvel de um cômodo para o outro.