Persianas: confira o passo a passo para instalar o modelo vertical sem ajuda profissional
Não é preciso muito para aprender a instalar persianas. Com as ferramentas certas e alguma ajuda online você já é capaz de dar conta do recado. Pode separar uma trena ou fita métrica, lápis, furadeira, chave de fenda, escada e um nível (este último é opcional). Aqui está a nossa parte: um tutorial “faça você mesmo” em cinco passos descomplicados para cumprir a missão sem ajuda profissional.
Como instalar a persiana vertical
1. Marque o local de instalação do trilho
Escolha o ponto que você deseja que a parte inferior das persianas alcance (abaixo da janela/porta ou próximo ao centro da mesma, por exemplo) e, a partir deste ponto, meça a altura da persiana até a parte superior. Faça uma marca a lápis (ela será utilizada para posicionar o trilho).
2. Monte os grampos de fixação nos suportes
Os grampos de fixação e suportes estão inclusos no kit de instalação das persianas. Primeiro vai ser preciso montá-los com os parafusos do kit – os grampos de fixação prendem o trilho, enquanto os suportes vão na parede. Neste primeiro momento, não aparafuse totalmente os grampos nos suportes. Deixe para fazer isso quando os suportes já estiverem na parede.
3. Meça, fure e instale o trilho
Para marcar o local onde os suportes devem ser instalados, pode ser que você precise de um ajudante. Enquanto um posiciona o trilho sobre a marcação na parede feita no passo 1, o outro deve nivelar o trilho. Com isso feito, meça 10 cm de cada lado (da extremidade para o meio) e marque os pontos a serem furados para receber os suportes. Caso a persiana possua suportes adicionais, marque também o posicionamento deles – que devem ficar entre os dois principais. Faça os furos, coloque as buchas e prenda os suportes à parede com os parafusos do kit de instalação. Termine de aparafusar os grampos de fixação nos suportes e, aí, encaixe o trilho.
4. Prenda as lâminas
Para instalar as lâminas, o primeiro passo é “abrir” a persiana puxando a corda e deixando espaços uniformes entre as hastes. Em seguida, você deve girar as hastes em 90º, de modo que consiga ver as fendas de encaixe. E, então, prender as lâminas uma a uma. Caso as lâminas sejam curvadas, é importante prestar atenção para que todas fiquem viradas na mesma direção na hora da montagem.
Dica extra: nunca manuseie as persianas verticais fechadas (ou seja, sem girar as lâminas para a posição que permite a entrada de luz). Esse hábito é uma das maiores causas dos problemas com persianas, já que danifica o trilho e estraga o produto.
5. Adicione o bandô
Bandô é o acabamento da persiana que esconde o trilho e, normalmente, vem desmontado junto ao kit de instalação da persiana. Sua função é estética e a montagem é simples: basta encaixar os cantos de cada extremidade da parte da frente do bandô e, então, prender as peças laterais. Depois, é só colocar no lugar, encaixando o bandô nos clipes ao longo do trilho.