Como escolher o papel de parede para quarto de bebê
A decoração do quarto do bebê é mais um item da lista de pendências dos pais antes da chegada do filho. É um ambiente que precisa ser pensado e projetado para ser um harmonioso, aconchegante e confortável para a família. E o papel de parede para quarto de bebê é ideal para deixar este espaço lindo e cheio de estilo.
Além do berço, trocador de fraldas, poltrona de amamentação e demais móveis e objetos que compõem o cômodo, a escolha da cor da parede faz toda diferença no resultado. O papel de parede para quarto de bebê tem feito sucesso por conta da infinidade de estampas e texturas, principalmente quando se trata de decoração infantil.
Vantagem do papel de parede para quarto de bebê
O uso de tinta na decoração do quarto infantil, sem dúvidas, é a opção mais barata. Para quem quer economizar, essa é a melhor alternativa, porém, muito mais trabalhosa, caso os próprios pais estejam dispostos a colocar a mão na massa.
Outra desvantagem é que a pintura tradicional nas paredes não traz a possibilidade de estampas divertidas para a decoração do quarto infantil.
Já o papel de parede é a escolha perfeita para deixar o quarto lúdico sem muito esforço. Por mais que o custo seja mais alto que a tinta, o papel de parede consegue transformar um ambiente que já está previamente decorado, por exemplo, deixando o espaço personalizado para a chegada do bebê.
Outra vantagem do papel de parede infantil é a variedade de opções de estampas e combinações que podem ser criadas no ambiente e que fazem o maior sucesso no universo das crianças, pois vão desde papel de parede com tema animal, até papel de parede com tema floral ou de folhagem.
Como criar uma decoração harmônica utilizando o papel de parede?
Antes de pensar no papel de parede para quarto do bebê é preciso analisar os itens escolhidos para decorá-lo. Se os móveis, nichos, berço e outros detalhes já são coloridos, o ideal é que se escolha um revestimento sem muita informação para não pesar o ambiente — afinal, o espaço precisa transmitir tranquilidade e aconchego para a criança.
Neste caso, um papel de parede infantil com tema listrado em tons pastéis ou papel de parede infantil com tema geométrico em cores mais sóbrias são uma boa pedida para dar aquele toque de estilo e deixar o quarto harmonioso.
É bom ter em mente que não é necessário colocar o papel de parede em todo quarto; é possível escolher uma parede principal e aplicar um papel estampado ali, criando um destaque no ambiente.
Dependendo do revestimento escolhido, dá até para criar uma sensação de profundidade, fazendo com o que espaço pareça maior. É importante analisar a disposição dos móveis e janelas para não cair na cilada de tirar o protagonismo do papel de parede.
Um papel de parede adesivo infantil também pode ser aplicado apenas na metade da parede. Se o quarto do bebê tiver um barrado, melhor ainda, pois a divisão fica aparente, facilitando a instalação.
Sem dúvidas, a criatividade é quem manda nessas horas. Vale até mesmo pintar a parte de baixo com uma cor marcante e completar com um papel liso ou com estampas simples na parte de cima, ou vice-versa. Tudo vai depender das referências e efeito que se quer criar no cantinho do bebê.
Menino e menina: monte um quarto com uma decoração criativa
O papel de parede infantil para quartos de menino ou menina não segue mais o tradicionalismo do azul ou rosa, apesar de muitos pais ainda optarem por essas cores especificamente. É válido criar outras novas combinações de cores ainda mais criativas e interessantes para ambos os gêneros.
É possível ter equilíbrio entre o papel de parede infantil vermelho e laranja, cores consideradas harmoniosas ou análogas.
O mesmo vale para o papel de parede infantil verde combinado com o azul, ou o papel de parede infantil amarelo com tons de azul, cinza ou verde.
No caso do papel de parede infantil bege, branco ou cinza, que são bem neutros e se adaptam em qualquer ambiente, é possível fazer inúmeras combinações com outras cores e estilos.
O papel de parede infantil rosa e o papel de parede infantil lilás, principalmente em tons pastéis, remetem a um estilo um pouco mais clássico se combinados com cores neutras, móveis mais robustos e objetos ornamentais que transmitem mais elegância e sofisticação.
E se esse for o estilo da família ou dos demais ambientes da casa, não há o menor problema dos pais transferirem seus gostos pessoais para o cantinho do bebê.
Mas se a ideia é fugir do tradicional e inovar, é importante buscar referências de temáticas compatíveis com a personalidade e estilo da família.
E para os papais que já têm um filho e estão à espera de outro de sexo diferente, para dividir o quarto, a dica é escolher temas que abrangem o universo infantil como um todo, sem separar pelo gênero e conseguir ter um ambiente agradável, único e cheio de personalidade para ambos os filhos.
Sejam pais de primeira viagem ou aqueles que já têm mais experiência no assunto, se a ideia é criar um ambiente personalizado para a chegada do mais novo membro da família, a variedade de modelos de papel de parede para quarto de bebê da Leroy Merlin, sem dúvidas, vai contribuir e muito para uma transformação rápida e cheia de estilo.
Confira as ofertas da Leroy Merlin e escolha o papel de parede que combine com a decoração desse quarto especial!