Como escolher lixas manuais?
Para escolher a lixa manual ideal, você deve saber em que material você vai usá-la – se madeira, metal ou gesso – e se é para um trabalho mais pesado ou mais leve. Além disso, as lixas são ideias para remover resíduos, preparar superfícies, nivelar, dar acabamento, entre outros.
A lixa d’água é utilizada para metais, ideal para lixamento úmido em superfícies metálicas. Ela deve ser molhada antes de usar, pois assim tem melhor rendimento e o acabamento não fica empastado. Já a lixa ferro é usada para lixar superfícies metálicas e ferrosas para fazer o acabamento e nivelamento – sem precisar molhar.
Principal diferença entre as lixas
Todas os tipos de lixas têm variação de grãos. As lixas com numeração menor são para trabalhos mais rústicos, e as com numeração maior para acabamento.
A lixa de madeira pode ser usada para tirar o verniz de um móvel, por exemplo. Já as lixas para drywall são conhecidas como lixas para parede ou lixas massa.
A maioria das lixas podem ser compradas tanto por unidade quanto em pack ou rolo. Isso irá depender do tamanho da área a ser lixada ou do volume de trabalho.
Dicas para o seu acabamento
Existem produtos que podem substituir as lixas, como por exemplo as esponjas e mantas abrasivas. As esponjas são ideais para lixamento em cantos e contornos. Já as mantas são mais flexíveis e se moldam facilmente as superfícies a serem lixadas.
Na hora do acabamento, caso você deseje uma superfície melhor nivelada, o ideal é usar um taco lixador, que permite um melhor acabamento. Agora, se você for usar apenas a lixa manual, o ideal é dobrá-la para evitar o desgaste dos grãos.