Este vídeo foi produzido pelo colaborador, com seus próprios recursos, em uma iniciativa de compartilhar seus conhecimentos e te ajudar a fazer a compra certa.
As lâmpadas tubulares são cilíndricas e com um comprimento maior que as lâmpadas comuns. Isso faz com que sejam ideais para uso em áreas amplas e funcionais como cozinhas, garagens e estabelecimentos comerciais.
Por conta de seu tamanho, a luz emitida por elas abrange uma área maior que outras lâmpadas e deixa a iluminação do ambiente mais uniforme. Por isso, você não precisa instalar muitos pontos de luz no ambiente, o que te trará praticidade, economia de espaço e um ótimo custo-benefício.
Faça a escolha certa
Existem dois tipos de lâmpadas tubulares: as fluorescentes e as de LED.
• As lâmpadas tubulares fluorescentes são lâmpadas mais antigas, com uma duração média de 8.000 horas e que necessitam de um reator eletrônico para funcionarem.
• Já as lâmpadas tubulares de LED são soluções mais novas, com uma duração média de 25.000 horas e que dispensam o reator para sua instalação e funcionamento.
O primeiro ponto a ser observado na escolha das lâmpadas tubulares, tanto das fluorescentes como das de LED, é a voltagem.
• As fluorescentes são 12v. Isso significa que esse tipo de lâmpada exige o uso de um reator para o seu funcionamento. Existe um reator específico para cada potência.
• No caso das de LED existem modelos de 110v, 220v ou Bivolt.
Depois, é importante que você considere o comprimento da sua lâmpada tubular, sabendo que:
• As lâmpadas de 60cm são mais indicadas para ambientes menores, como cozinhas ou áreas de serviço.
• Já as lâmpadas de 1,2m já são recomendadas para ambientes maiores, como garagens e salas comerciais.
Saiba que ambos os comprimentos podem ser usados em projetos decorativos como, por exemplo, em sancas de gesso e iluminação ao redor de móveis.
As lâmpadas tubulares possuem, também, diferentes potências.
• As lâmpadas tubulares fluorescentes possuem as potências 20w, 28w, 32w, 36w e 40w.
• Já as lâmpadas tubulares de LED possuem as potências 9w, 10w, 18w e 20w disponíveis.
A potência dita o quanto de energia a lâmpada consumirá quando estiver funcionando e não está diretamente ligada ao quanto uma lâmpada ilumina, esse dado é medido por Lúmens, por exemplo: uma lâmpada tubular fluorescente, em média, oferece 2100 lúmens de luminosidade e um consumo de energia de 40w. Já a de LED que oferece os mesmos 2100 lúmens, consumindo apenas 18w de energia.
Existem, também, lâmpadas de cor branca e amarela. As de cor branca são recomendadas para ambientes em que precisamos de mais atenção com os olhos, como no escritório ou cozinha, enquanto as amarelas são mais utilizadas em locais que a iluminação pode ser mais aconchegante, como no quarto e na sala.
Você pode precisar de…
Para instalar uma lâmpada tubular, é necessário o uso do soquete adequado a cada tipo de lâmpada, podendo ser um soquete g13 ou g5, fita isolante e um alicate para cortar e desencapar os fios.