Como escolher cooktop
Os cooktops são uma espécie de fogão, instalado sobre a bancada e sem o forno embutido na mesma peça. Por serem discretos e com um design mais clean, podem ser usados na decoração da sua cozinha. Além disso, por serem instalados na bancada, economizam espaço, são práticos e bem fáceis de limpar.
A primeira coisa que você deve considerar na hora de escolher o seu cooktop é o tipo de alimentação do produto: gás, elétrico e indução.
- Os cooktops com alimentação à gás necessitam de um botijão de gás ou de gás encanado no local da instalação. Seu funcionamento é o que mais parece com os fogões convencionais.
- Já os cooktops elétricos não necessitam de gás disponível no local de instalação, mas sim de uma tomada. Eles são ainda mais discretos e seguros, pois com eles você não precisará lidar com o fogo. Neste tipo de cooktop você tem a opção de controlar a temperatura dos queimadores na hora de cozinhar, porém o mesmo demora um pouco mais para esfriar.
Depois de escolher o tipo de alimentação do seu cooktop, escolha a tensão elétrica de acordo com a que você possuir em casa. Existem cooktops de 127V (o antigo 110V), de 220V e o Bivolt.
Também é importante você escolher o número de queimadores de acordo com a sua frequência de uso da cozinha. Existem cooktops de um queimador apenas, para quem cozinha pouco e até 6 queimadores, para quem tem o hábito de cozinhar bastante. Escolha também o tipo de queimador do cooktop, que pode ser: boca estendida ou chama lisa.
Por último, escolha o tipo de acabamento do seu cooktop de acordo com o seu gosto e estilo: existem modelos de vidrocerâmica e modelos de aço.
Você pode precisar de
Para instalar os cooktops é necessário a ajuda de um profissional especializado para que você não perca a garantia do produto. Além disso, é bom que você instale o produto em uma bancada que aguente altas temperaturas, como o mármore por exemplo.
No cooktop a gás você também irá precisar do kit de equipamentos para a alimentação, como as mangueiras de gás, as abraçadeiras, etc.