Dicas

Como escolher aquecedor solar

O aquecedor solar para água é uma opção válida para quem pensa em trocar o sistema de do chuveiro a gás para a hora do banho se tornar mais sustentável e econômica. A longo prazo, você pode economizar até 70% no valor das suas contas. Todos os modelos de aquecedor solar são compostos por duas partes principais: o coletor solar, que é instalado no telhado e capta a radiação da luz do sol para aquecer a água e o boiler, que é o reservatório cilíndrico com isolamento térmico que guarda a água a ser aquecida. O colaborador Leroy Merlin Antônio Amancio, que trabalha na seção de aquecedores solares, esclareceu diversas dúvidas sobre o funcionamento e a instalação do produto. Confira!

Como saber qual é o boiler e mais adequado para cada necessidade

Enquanto a compra dos coletores solares só precisa levar em consideração o clima do local, já que, quanto mais frio, mais placas serão necessárias para absorver mais calor, para adquirir os boilers você vai precisar de um pouco mais de cuidado. Como existem várias diferenças entre os tipos e tamanhos para escolher, tomar a decisão errada e acabar adquirindo um produto que não é suficiente para atender às suas necessidades é algo que pode acontecer. A primeira coisa que deve chamar a sua atenção é a capacidade dele: cada morador da casa deve “ter direito” a 100 litros de água no boiler. Por exemplo, uma casa com quatro pessoas fica bem abastecida com um boiler de 400 litros. Existem também os boilers com anticongelamento, ideais para serem usados em regiões muito frias, e os modelos com ânodo, desenvolvidos para serem usados em casas com poços ou minas. Além disso, você também vai encontrar os boilers com alta e baixa pressão de água. A diferença de um para o outro é interna: o boiler de baixa pressão tem peças mais simples e o de alta pressão, peças mais reforçadas, que suportam uma pressão de água maior durante o funcionamento. O que indica a necessidade de cada um deles é a distância entre a caixa d’água e o local onde o boiler vai ser instalado: se esse espaço for de até cinco metros, o de baixa pressão é suficiente, mas para distâncias maiores do que isso, o boiler de alta pressão vai ser necessário.

O aquecedor solar funciona, sim, em dias de pouco sol

A temperatura externa não deve ser uma preocupação nos dias frios para quem optar pelo uso do aquecedor solar. Em casos como esse, a resistência elétrica que faz parte dos mecanismos do boiler é ativada automaticamente, garantindo que a água do chuveiro será aquecida mesmo nos dias que são muito frios. Uma boa alternativa para esses momentos, mesmo para quem não mora em regiões frias, pode ser a instalação de uma quantidade maior de placas de coletores solares. Dessa forma, a captação de radiação solar não será prejudicada quando o inverno chegar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo