Como consertar descarga com defeito: qual a peça que mais costuma quebrar e como fazer o reparo?

Publicidade

Como consertar descarga com defeito: qual a peça que mais costuma quebrar e como fazer o reparo?

Uma descarga quebrada é sinônimo de estresse: o conserto precisa ser realizado o mais rápido possível e nem sempre se acha uma ajuda profissional disponível na hora. Além disso, uma descarga com vazamentos pode desperdiçar até 30 litros d’água por dia, o que é péssimo para o meio ambiente e para o seu bolso. Para você entender um pouco mais a respeito dos mecanismos da descarga e resolver você mesmo esse tipo de incômodo, separamos algumas dicas:

Como consertar descarga com defeito: qual a peça que mais costuma quebrar e como fazer o reparo?

Detecte o modelo de descarga que você tem em casa

Algumas descargas mais modernas funcionam de maneira diferente, mas os modelos mais comuns no Brasil são os de caixas acopladas e embutidas. Essas caixas acopladas têm como principal vantagem não gerar poluição visual no ambiente, já que são colocadas na parede – a única parte visível é o botão a ser apertado para o seu funcionamento. Já as embutidas utilizam um sistema de caixa, que pode funcionar tanto com um botão quanto com uma cordinha. As duas têm a opção de descargas dual, ou seja, com dois modos que liberam mais ou menos água, geralmente mais econômicos.

Entenda como funciona uma descarga antes de achar o problema

O principal componente para o funcionamento das descargas é o sifão, um tubo curvado que faz com que o nível d’água no vaso sanitário permaneça constante. Além disso, outro detalhe importante de saber é que, quando o botão da descarga é apertado, aciona-se um sistema de alavancas, o que faz com que a água passe pelo vaso sanitário com força. Excluindo os modelos dual, nas descargas de caixa acoplada o nível de água liberado é definido pelo tempo que o botão é apertado. Já as embutidas têm uma quantidade de água que se limita ao volume da mesma – o que é mais ecológico e, terminado o processo, a caixa d’água volta a encher.

Como consertar descarga com defeito: qual a peça que mais costuma quebrar e como fazer o reparo?

Esses são os problemas mais comuns encontrados nas descargas

Alguns problemas muito simples podem dar a impressão de que a sua descarga está quebrada. Um dos principais é o acúmulo de minerais nos orifícios da bacia, ou seja, os furinhos na parede do vaso. O problema pode ser facilmente identificado e solucionado: jogue um balde d’água no vaso sanitário. Caso isso produza uma descarga forte, o problema não é com o mecanismo e, sim, com os orifícios na lateral do vaso sanitário e, para resolver, basta limpá-los com um pedaço de madeira. Se o problema persistir, é bastante provável que a válvula esteja quebrada, defeito mais comum nas descargas em geral.

Aprenda a fazer a troca da válvula

A troca da válvula embutida envolve equipamentos que, geralmente, são vendidos em um kit. Para saber como comprar, a solução mais fácil é retirar a sua válvula e levar até uma loja, onde o assistente de vendas pode lhe indicar qual o modelo necessário. Com o kit em mãos, desligue o registro d’água e abra a parte cromada da sua descarga, retire os parafusos e desmonte a sua válvula. Você vai visualizar um conjunto interno, que deve ser substituído pelo novo – mas antes, limpe qualquer sujeira ou incrustação, o que também pode influenciar no funcionamento da sua válvula. Depois da substituição, feche a caixa cromada, religue o registro e faça o teste. Possíveis vazamentos e mau funcionamentos da descarga podem ser fruto de parafusos mal apertados, então certifique-se de que está tudo no lugar. Nos modelos com caixa embutida, o processo é semelhante, mas ela deve ser esvaziada antes do início do conserto.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo