Saiba como comprar placas fotovoltaicas
Você já ouviu falar sobre a placa fotovoltaica? Ela é uma excelente saída para quem está procurando maneiras de diminuir o consumo de energia elétrica e, ao fim do mês, dar aquela ajuda no preço da conta de luz. Para isso, muitas pessoas procuram pelas placas solares que ajudam a aquecer a água de toda a casa sem precisar recorrer à energia elétrica, mas você sabia que as fotovoltaicas oferecem ainda mais benefícios? Estas, diferente das convencionais, captam energia solar e transformam em energia elétrica que pode ser usada na alimentação da iluminação e dos eletrodomésticos. Não é demais? Abaixo, nós tiramos todas as dúvidas sobre o produto e explicamos como comprar placa fotovoltaica para a sua casa.
Número de módulos e eficiência: saiba o que você precisa ficar de olho para escolher a sua placa fotovoltaica
A principal diferença da placa fotovoltaica para as convencionais é que elas são formadas por placas de silício, responsáveis por captar a luminosidade solar e transformar em corrente elétrica. E é importante guardar essa informação para a hora de escolher o seu modelo! Isso porque as placas são divididas em números de módulos, que podem ser 5, 8 ou 14 placas de silício. Para escolher, você deve ter em mente o consumo da sua casa em kw/h por mês: um kit com 5 módulos consegue produzir 1,64 kw/mês, enquanto a de 8 módulos produz 3,64 kw/h e a de 14 móidulos produz 4,62 kw/mês, por exemplo. Quanto a sua eficiência, é importante lembrar que quanto mais uma placa consegue capturar e gerar energia e menor ela for, maior será a sua eficiência.
Quanto custa um projeto de energia solar?
O preço da placa fotovoltaica é calculado de acordo com o número de módulos de cada modelo: quanto maior, mais custoso será. Outro ponto que deve ser levado em consideração é o tamanho do teto a ser revestido no seu projeto para saber, ao certo, quantas placas serão necessárias. Um kit com 5 módulos, por exemplo, está na faixa de 8 mil reais, enquanto um de 14 módulos pode chegar a 20 mil reais. Embora o preço de compra e instalação pareça elevado, é preciso levar em consideração que, a longo prazo, você terá uma economia significativa na energia elétrica da sua casa, além de ajudar o meio ambiente.
A instalação da placa fotovoltaica deve ser feita com o auxílio de profissionais
Para fazer a instalação do seu sistema de captação de energia solar, você deve contar com uma mão de obra especializada. Afinal, queremos que o resultado seja o melhor possível, né? Além disso, você vai precisar de uma autorização da concessionária de energia da sua cidade para colocar o sistema em ação. O primeiro passo é contratar um engenheiro para que ele faça a avaliação quanto à inclinação e incidência de luminosidade solar. É ele quem vai ser responsável por indicar o modelo mais adequado para a sua residência. Com o projeto em mãos, o encaminhe até a concessionária para conseguir a autorização e para fazer o abatimento do valor dos créditos de energia gerado.