Como fazerConstrução e ReformaDicasVídeos

Saiba como colocar tijolo de vidro em parede pronta

A parede de tijolo de vidro, também conhecida como parede de blocos de vidro, é uma aliada da decoração sustentável, já que permite a entrada de luz natural no ambiente — com isso, você acaba reduzindo o consumo de energia elétrica.

E saiba que é possível usar esse elemento mesmo em ambientes já construídos. Pensando nisso, fizemos um passo a passo de como colocar tijolo de vidro em uma parede pronta, sem que, para tanto, você precise destruir a sua casa inteira.

Antes de investir em uma parede de tijolo de vidro, é importante conhecer algumas das vantagens do produto.

Segundo a arquiteta Géssica Lourenço, do escritório Casafera, os blocos de vidro são um ótimo artifício para separar ambientes, além de iluminar o espaço. “A luminosidade que se obtém através do bloco de vidro é superior a 70%, o que, na maioria dos casos, resulta em uma economia na conta de energia elétrica”, explica.

Além disso, Géssica destaca que ele apresenta boa resistência térmica, tanto no inverno quanto no verão. Uma vantagem obtida graças à camada de ar criada na fundição de cada peça, que as transformam em duas partes.

descrição_da_imagem

Quer aprender como fazer parede de tijolo de vidro e saber quais as outras vantagens de ter uma em casa? Acompanhe o passo a passo e mãos à obra!

O que é um tijolo de vidro?

Diferentemente dos tijolos, o tijolo de vidro é um bloco feito a partir da mistura de sobras de vidro, um tipo de areia especial (sílica), carbonato de sódio e calcário. Além disso, é importante saber que as medidas encontradas são padronizadas, sendo 19 cm x 19 cm x 8 cm.

“Geralmente, consideramos a junta padrão de 1 cm. Isso significa que, na etapa de projeto, se consideram 20 cm de vão nos espaços que se pretende utilizar o bloco de vidro”, explica a arquiteta do @casafera.

Quais as vantagens de se usar tijolo de vidro?

Além do fator estético, os tijolos de vidro apresentam vantagens como difusão de luminosidade entre os ambientes da casa e economia na conta de luz, divisão de espaços compartilhados, resistência a mudanças de temperatura e isolamento acústico.

Além disso, eles também podem ser aplicados tanto interna quanto externamente, oferecem facilidade para limpar e são atemporais e versáteis, ou seja, conseguem combinar com vários tipos de decoração.

Como colocar tijolo de vidro em parede pronta? Confira o passo a passo!

Convidamos a especialista Paloma Cipriano, do canal Casa de Verdade, para fazer um passo a passo em vídeo de como colocar tijolo de vidro em parede pronta.

1° passo: Confira a planta da casa e veja se não existe nenhuma passagem de fiação elétrica ou hidráulica antes de começar a quebrar a parede.2° passo: Durante o assentamento dos blocos de vidro, use uma argamassa específica para que não haja nenhuma rachadura no material.3° passo: Faça as marcações na parede, definindo o local exato de colocação dos tijolinhos de vidro, incluindo os espaços que deixará entre eles.4° passo: Use uma serra mármore para cortar a parede. O equipamento assegurará que o corte fique bastante alinhado.5° passo: Faça os acabamentos com uma talhadeira.6° passo: Caso precise, use a argamassa para fazer uma base na parede para receber os blocos de vidro.7° passo: Assente os blocos de vidro. Aqui, sim, você precisará de uma argamassa especial para vidro, para evitar que o material sofra rachaduras.8° passo: Finalize passando um pano úmido ou flanela seca nos tijolos de vidro.

Tipos de tijolos de vidro

Entre os tipos de blocos de vidro, existem alguns modelos com acabamentos diferenciados.

Tijolos de vidro comum

Os tijolos de vidro são blocos de vidro com formato de um tijolo tradicional. São mais elegantes e funcionam muito bem em banheiros, como divisória entre o box e o restante do ambiente, por exemplo.

Parede de tijolo de vidro: banheiro com divisória de tijolos de vidro

Blocos de vidro ventilados

Os modelos de blocos de vidro ventilados permitem uma ótima circulação de ar graças às suas aberturas. São utilizados comumente em cozinhas e lavanderias, que se beneficiam bastante com a entrada de luminosidade na medida certa.

Parede de tijolo de vidro: elemento vazado cobogó capela

Blocos de vidro com acabamento

Os blocos de vidro com acabamento têm diferentes formatos. Eles são versáteis e de fácil manuseio, além de serem ideais para compor aquele espaço especial da sua casa.

O bloco de vidro com estampa macramê resgata os pontos de uma das mais antigas técnicas de tecelagem manual.

Já os blocos de vidro com acabamento metalizado são originais e, por não serem completamente transparentes, podem até ser utilizados como divisória do banheiro.

Ainda nos modelos de bloco de vidro com acabamento, o bloco de vidro bolha incolor imita o efeito de gotinhas de água, dando a sensação de frescor dentro de casa.

Parede de tijolo de vidro: quadro com divisória de blocos de vidro bolha

Bloco de vidro com furos

O charmoso bloco de vidro com furos permite a utilização do bloco de vidro como jarro de plantas ou mesmo com água colorida, dando um toque descontraído e original na decoração.

Parede de tijolo de vidro: bloco de vidro liso com planta dentro

Bloco de vidro de canto

Com seu formato curvado, o bloco de vidro de canto permite que você consiga construir duas paredes inteiras com bloco de vidro ou fazer um anteparo — em L, por exemplo — para uma área mais reservada.

Os tijolos de vidro viraram protagonistas da decoração, já que são elementos decorativos sustentáveis e aumentam em até 70% a entrada de luminosidade no ambiente. Além disso, os blocos de vidro funcionam muito bem para dividir ambientes, sendo que cada tipo de bloco pode cumprir uma função diferente na decoração.

E o produto é bastante versátil, podendo ser usado nos mais diversos cômodos, como lavanderia, cozinha, sala e banheiro.

Então, agora que você sabe tudo sobre parede de tijolo de vidro, aproveite as ofertas imperdíveis da Leroy Merlin e compre seu bloco de vidro hoje mesmo!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo