Veja o passo a passo de como colar tecido na parede e faça o acabamento perfeito
Uma forte tendência é o uso de tecidos na decoração de casa. E o melhor: existem várias formas de incorporá-los ao seu cantinho. Talvez você já tenha visto estantes, armários e gavetas revestidos com esse material, mas que tal usá-lo como papel de parede? Aprenda como colar tecido na parede de forma rápida e simples!
Delicado e elegante, esse material existe em grande variedade de cores, estampas e texturas. Você só precisa escolher o modelo certo e colocar a mão na massa! Vamos te ensinar o passo a passo detalhado para aprender como colar tecido na parede, confira.
Você vai precisar de:
1 – Lixa2 – Trena3 – Tecido suficiente para cobrir a parede4 – Estilete ou tesoura5 – Cola permanente6 – Rolo de pintura7 – [Fita crepe](https://www.leroymerlin.com.br/fitas-crepe”Confira aqui nossas opções de fita crepe”) (para delimitar o espaço ocupado pelo tecido)8 – Espátula
Como colar tecido na parede
Prepare bem a parede
Para que o trabalho fique bem feito, o mais importante é garantir que a parede esteja devidamente limpa, seca e nivelada. Somente assim (com o meio bem preparado), o tecido consegue aderir à superfície e ganhar um acabamento caprichado. Por isso, o ideal é começar usando uma lixa para retirar os desníveis, sujeiras e imperfeições. Lembre-se de passar a lixa de forma circular, alcançando todos os cantinhos. Não tem erro!
Depois, use um pano seco ou escova para remover os resíduos gerados durante o polimento. Não se esqueça também de verificar se a parede está livre de umidade e infiltrações. Caso haja algum vazamento, não adianta tentar esconder o problema com o tecido. É preciso tratar a infiltração para só depois aplicar o revestimento.
Coloque a mão na massa
Agora que você já preparou o local de instalação, chegou a hora de adaptar o tamanho do tecido. Você precisará da trena para medir a parede e anotar as medidas certinho. Use o estilete para cortar o tecido no tamanho correto e, se quiser revestir apenas uma parte da parede, use a fita crepe para delimitar a região.
Para que o tecido fique bem fixo na parede, você deve caprichar no uso da cola: preencha todos os cantinhos, sem falta. Com o rolo de pintura, é possível espalhar o produto de forma mais abrangente, mas tome cuidado para não exagerar e deixar escorrer. Espere cerca de 15 minutos para que a superfície fique mais pegajosa e, depois, pressione o tecido contra a parede.
Comece a aplicação pelo canto superior e vá alisando o revestimento com a mão. Se necessário, você também pode usar uma espátula para pressionar e alisar o tecido. Isso evita o surgimento de bolhas e garante um melhor acabamento.
Obs.: alguns tecidos autoadesivos dispensam o uso da cola, o que facilita o processo de como colar tecido na parede. Você só precisará preparar a parede e, depois, pressionar o revestimento contra a superfície.
Prontinho! Agora você tem um canto super descolado e personalizado, feito por você mesmo.