Se tem algo que chama atenção quando entramos em um lugar, é o bom uso das pastilhas. Quando aplicado com bom planejamento e do jeito certo, esse revestimento é capaz de virar o ponto alto de um cômodo.
Ainda assim, muitas pessoas se afastam dessa opção por acharem que a aplicação é complexa, cara ou complicada. Hoje vamos desmistificar essa ideia e falar um pouco sobre como essa instalação pode ser muito mais fácil do que você pensa.
Por que usar revestimento de pastilha?
Existem muitos motivos para que você opte pelo estilo “revestimento pastilha”. A porcelana é um material que está sempre em alta. O motivo disso é simples: sua durabilidade é um fator que chama atenção, enquanto sua versatilidade permite que sejam produzidos modelos de diferentes cores, formatos e tamanhos.
Seja no formato clássico, com as pastilhas quadradas, ou nos mais modernos, as pastilhas contam com opções para todos os gostos. Isso faz com que essa alternativa consiga se adaptar bem aos mais diversos ambientes.
Sabe aquele item que apesar de simples, faz toda a diferença? As pastilhas são o melhor de dois mundos: decorativas e funcionais. Além de dividir espaços e facilitar a manutenção, elas também melhoram qualquer design, o deixando mais confortável e aconchegante.
Pastilhas para banheiro, pastilhas para cozinha, pastilha de porcelana. Esse acessório marca presença em todos os lugares. Sua distinção tem o potencial de evidenciar tudo que seu cômodo tem de melhor, dando a sensação de amplitude e de bem-estar.
Os ambientes com umidade, água ou vapor não ficam de fora. As pastilhas foram projetadas para resistir à ação desses e de muitos outros fatores, tanto em espaços internos quanto nos externos.
Por isso, se você já teve vontade de aplicar pastilhas nas suas paredes e desistiu pela insegurança, não se preocupe. Elas estão mais do que preparadas para atender suas expectativas.
Tem como colocar pastilha em cima do azulejo?
A resposta é sim! Existem algumas opções que permitem que a pastilha seja colocada em cima de um azulejo sem problema algum.
Para isso, você pode contar com argamassa para a reposição ou cola especial, que são extremamente práticas e conseguem cumprir um papel importante no design da sua casa.
Esse é um dos queridinhos dos nossos clientes, justamente por combinar todo o charme e elegância das pastilhas tradicionais com a praticidade da sua aplicação.
Qual a preparação para aplicar pastilhas?
Mas, uma vez que você tenha decidido pelas pastilhas, como começar a aplicação? Listamos alguns pontos que você não pode deixar passar nos tópicos a seguir. Confira:
Materiais necessários para aplicar pastilha
Antes de começar a aplicação, é importante que você tenha em mente e à disposição todos os materiais necessários para isso.
Separamos uma lista com tudo que você vai precisar ter para finalmente aplicar a sua pastilha:
- Argamassa específica para o tipo de pastilha que você escolheu;
- Um recipiente para armazenar a argamassa;
- Uma esponja de limpeza;
- Uma colher de pedreiro;
- Uma espátula;
- Desempenadeira;
- Um gabarito pleno de madeira;
- Um martelo de borracha.
Como calcular a quantidade de peças de pastilha
Talvez você também esteja se perguntando como calcular a quantidade certa de peças de pastilha para a sua casa. É importante garantir o número certo para que não haja sobra ou falta de material.
Antes de tudo, você precisa considerar uma possível variação de tons. Se esse for o caso, é preciso levar em conta uma divisão igualitária entre as cores ou formatos da pastilha. Sendo o primeiro passo definir que estilo você irá seguir.
Agora, pegue a fita métrica: chegou a hora de definir o espaço que será preenchido pelas placas.
Tenha em mente a metragem usada pela marca de pastilhas que você escolheu e use a multiplicação de largura x altura para fazer o cálculo da quantidade de placas, lembrando sempre da medição por metros quadrados e adicionar 10% a mais, no resultado final, para comprar algumas peças a mais e ter uma quantidade reserva.
Como revestir com pastilhas?
- Garanta que a parede em questão tenha um acabamento em massa fina;
- Se sua parede for de drywall, faça uma pesquisa para descobrir se esse material aceitará bem a pastilha;
- Prepare a massa de acordo com as instruções na embalagem;
- Aplique a argamassa na parede, pedaço por pedaço para evitar a secagem;
- Espalhe a massa na parede;
- Coloque a placa na parede de maneira firme e com uma linha pré-estabelecida;
- Bata suavemente na placa com o martelo de borracha, apenas para fortalecer a fixação;
- Espere por 24h antes de tirar a película plástica das placas;
- Faça o rejunte com atenção, cuidado aos detalhes e com o uso de uma esponja;
- Pronto! Agora é só aproveitar a sua nova parede.
Aproveite para conhecer as pastilhas Super NGK, referência no mercado, e dê um novo ar ao seu lar!