Círculo Cromático: harmonia e estilo na decoração

Você já se imaginou diante de uma parede branca na sua casa pensando que ela merecia uma nova cor, mas não faz ideia de qual escolher? Ou quem sabe tentando arrumar um cômodo da casa, mas sentindo que algo não encaixa? Não sabe a cor do sofá, da parede ou do abajur, mas algo ali ainda não está legal?

A saída para esses dilemas pode estar num “truque”, digamos assim, usado por decoradores e arquitetos: estamos falando do círculo cromático.

Quando falamos de círculo cromático, falamos de cores e como eles se complementam.

Agora vamos te explicar o que é círculo cromático, como usar essa ferramenta de combinação de cores, te contar a origem do disco cromático e o mais importante: como o círculo cromático pode ajudar a sua casa a ficar mais bonita. 

Círculo cromático e Issac Newton

Aula de história, bem rapidinho. Issac Newton é o pai do círculo cromático. Aquele mesmo, da maçã e da gravidade. As experiências desse grande cientista com a luz levaram a criação do círculo cromático. Ele viu como a luz branca era formada de várias cores e as organizou em um círculo.

Como usar o círculo cromático

Você está aqui porque quer saber como esse círculo pode te ajudar na sua casa. E a explicação é bem simples: ele vai te ajudar a ter muito mais equilíbrio e beleza na hora de escolher as cores de um ambiente. Ele serve de referência para que você saiba quais são cores que combinam melhor ou que permitem uma transição mais suave nos cômodos da sua casa. Para você fazer essas escolhas, vamos entender um pouco mais sobre o círculo cromático e as cores.

O que é o círculo cromático?

Podemos dizer que o círculo cromático é uma representação de como as cores são percebidas pelos nossos olhos. O círculo cromático é um círculo dividido geralmente em 12 cores.

A gente brinca com ele lá no jardim da infância e depois ele some da vida de quem não passa pelo design, arte ou arquitetura. 

No círculo cromático estão 3 tipos de cores.  

As cores primárias: vermelho, azul e amarelo

As cores secundárias que surgem da combinação das cores primárias: verde, laranja e violeta.

E as chamadas cores terciárias, que nada mais são que uma mistura de duas cores secundárias: vermelho-alaranjado, vermelho-arroxeado, amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado, azul-esverdeado e azul-arroxeado.

As cores do círculo cromático se organizam de uma maneira especial e a posição que elas estão no círculo faz toda a diferença.

Cores Complementares

Cores complementares são as que estão opostas no círculo, por exemplo, vermelho e verde, amarelo e roxo ou azul e laranja. Elas têm entre si um contraste, fazendo com que cada uma chame mais a atenção. As cores complementares funcionam para uma decoração em que se quer dar mais destaque e personalidade.

Gosta de ambientes modernos e vibrantes? Aposte em cores complementares.

Cores Análogas

Cores análogas são as que estão lado a lado no círculo cromático, como o azul, o azul-esverdeado e o verde. Elas criam uma combinação mais harmônica aos olhos, fazendo uma transição suave entre si.

São ideais para quartos, salas ou qualquer espaço que você queira deixar mais aconchegante.

Prefere um visual mais clean e acolhedor? Vá de cores análogas.

Você pode experimentar um tom suave de azul com um tom mais intenso. Uma combinação interessante é o Azul Extra Jeans:

E junto com ele uma opção de azul mais claro, como o Azul dos Andes:

Cores Triádicas

Cores triádicas são as que estão em uma mesma distância no círculo, formando um triângulo equilátero (aquele de mesmo tamanho). Um exemplo é vermelho, azul e amarelo, que criam uma combinação de três cores harmônicas e vibrantes.

São cores que juntas “combinam” e parecem bem equilibradas, ao mesmo tempo que são vibrantes.  

Quer algo divertido e com personalidade? Experimente as triádicas.

Círculo cromático: cores quentes ou frias? 

Outra coisa muito interessante do círculo cromático é que ele também nos ajuda a entender o “clima” que cada cor traz pro ambiente. Isso tem uma relação forte com o que já observamos normalmente na natureza.

Por exemplo, as “cores quentes” transmitem sensação de calor e estão associadas ao sol e aos períodos mais quentes do dia ou do ano.

Por outro lado, as chamadas “cores frias” estão associadas à umidade e ao frio e trazem sensações de relaxamento e de tranquilidade.

Para simplificar:

Cores quentes: vermelho, amarelo e laranja. São ótimas pra cozinhas, salas de estar e espaços de convivência.

Cores frias: azul, verde e violeta. Trazem calma, introspecção e serenidade. Ideais para quartos, escritórios e banheiros.

Cores que refletem seu estilo

Mais do que um conceito usado por artistas e designers, o círculo cromático pode ser um verdadeiro aliado na hora de transformar a casa. No fim das contas, o mais importante é que sua casa tenha a sua cara. O círculo cromático é só um guia, um ponto de partida para te ajudar a criar combinações que expressem quem você é

Agora que você já sabe o que é o círculo cromático e como usar o círculo cromático na decoração, que tal dar o próximo passo? 

A Leroy Merlin tem a Fábrica de Cores, com tudo que você precisa pra experimentar essas ideias na prática. Esse serviço está disponível nas lojas físicas, onde você pode produzir cerca de 10 mil opções de cores! 

Venha até a Leroy Merlin soltar a imaginação na hora de definir sua tonalidade favorita.

No Leroy Merlin Instalações e Reformas oferecemos instalação profissional de produtos adquiridos em nossas lojas, garantindo que tudo seja feito com segurança e eficiência!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo