Falar sobre os últimos dois anos da Leroy Merlin Brasil é uma tarefa reflexiva, complexa e muito cuidadosa. Nossa principal missão é dar a todos a possibilidade de melhorar o seu lar, e ao passar por uma crise sanitária global, pudemos perceber a dimensão da nossa responsabilidade. O lar de paz, aconchego e descanso da família, deu lugar ao novo. Se tornou escola, escritório, salão de beleza, hospital,restaurante e principalmente, um lugar de proteção. Nunca tivemos uma responsabilidade tão grande sobre o cuidado com a vida das pessoas. Posso afirmar que os resultados alcançados e os desafios superados nesses dois anos, foram frutos dos muitos esforços e sobretudo da paixão de mais de 10000 colaboradores para seguir concretizando a vocação de nosso negócio.
Em 2019, por meio da nossa estratégia global We Make it Positive, começamos a difundir o conceito de nos tornarmos úteis para nós mesmos, para os outros e para o mundo, compartilhando valor econômico, humano e ambiental com o ecossistema que pertencemos, trilhando um caminho de crescimento mais responsável, conectado à Agenda 2030 das Nações Unidas. O planeta vem de forma explícita nos mostrar sinais latentes dos impactos que nós, seus habitantes, temos causado. Pela primeira vez, somos forçados a considerar o risco real de desestabilizá-lo por completo. Passamos da fase de crise climática e precisamos olhar para a urgência planetária em que estamos envolvidos. É a nossa hora de agir.
É a hora de revisitar o negócio que estamos inseridos e reduzir drasticamente nossas emissões, desenvolver a nossa cadeia de valor sustentável, trazer impactos sociais positivos, estabelecer compromissos com metas e estratégias definidas e assim nos tornar atores da mudança que queremos. Ser melhores e mais úteis em tudo o que fazemos, nas relações que mantemos e na experiência completa que entregamos aos nossos clientes.
Nosso negócio cria riqueza para a sociedade em que estamos inseridos, seja por meio dos empregos gerados, pelos nossos impostos pagos ou pelos serviços que prestamos. Desde 2019, viemos acompanhando as mudanças ocorridas na sociedade, sempre atentos aos pilares de inovação, transformação digital, satisfação dos nossos colaboradores, foco nos clientes e na qualidade dos nossos produtos, visão que compartilhamos com o ADEO, grupo de empresas ao qual pertencemos. Com o enfrentamento da pandemia do Covid-19, tivemos que repaginar nossos processos, redobrar e adaptar nossos cuidados sanitários no escritório, centros de distribuição e lojas pensando em nossos clientes, nossos colaboradores e suas famílias, para continuarmos o nosso trabalho essencial, mantendo assim nossas 43 lojas abertas ao longo do ano. Neste período de 2020, abrimos 2 novas lojas, e dedicamos esforços para construir iniciativas voltadas a proteger nosso time de colaboradores e clientes, reconhecer o esforço de quem está na linha de frente e oferecer condições adequadas de trabalho a quem está em home office.
Acredito que nossa jornada só é acertada e pensada com cuidado porque somos efetivamente movidos por um propósito – que, mais que como posicionamento, serve como norteador para fazermos mais e melhor pela sociedade em que estamos inseridos.Temos um modelo humano baseado no desenvolvimento educacional dos nossos colaboradores é um dos grandes caminhos para alavancar o futuro dos nossos profissionais no mercado. Só nos dois últimos anos investimos mais de R$19 milhões em cursos de graduação, pós-graduação, MBA in Company, idiomas, formações técnicas e comportamentais, tornando nossos colaboradores mais capacitados, influenciando o desenvolvimento profissional, a renda e a realidade social das famílias. Sabemos que ainda estamos distantes de corroborar com a elevação do nível educacional no nosso país, que hoje registra 11 milhões de analfabetos acima de 15 anos e apenas 21% da população entre 25 e 34 anos com ensino superior, mas sabemos por onde começar e não vamos parar. Nossos colaboradores têm a Leroy Merlin como uma forma de lar, e é assim que edificamos nossas crenças. Somos todos e todas, donos do nosso negócio e do nosso futuro.
No que se refere ao processo construtivo, nossas operações e edifícios possuem a certificação AQUA – HQE, para obtermos maior conforto para nossos colaboradores e clientes, um melhor desempenho ambiental, reduzindo em até 29% de consumo de energia e 13% de consumo de água nas unidades certificadas, com o sistema de captação e tratamento de água da chuvas, por exemplo. Pensando em nossos colaboradores e em seu constante crescimento e desenvolvimento na sociedade, compartilhamos com eles aproximadamente 98 milhões do nosso Prêmio de Progresso e 39 milhões em Participação nos Lucros e Resultados nos últimos dois anos.
Nosso amadurecimento, se traduz em uma agenda ambiental, social e de governança que inclui a gestão ambiental das lojas e operações, renovações de portfólio de produtos e serviços, relações responsáveis e cuidadosas com a cadeia de fornecimento e um olhar atento às mudanças do clima.
Temos imensa responsabilidade com o que fazemos, precisamos estar atentos ao como fazer melhor e mais daqui pra frente. Para a próxima década, nossos esforços estarão focados no desenvolvimento e criação de riqueza através de fornecedores locais, lembrando que somos um país multicultural e temos unidades em diferentes regiões; queremos trabalhar com ecossistemas circulares, desde as nossas embalagens aos nossos produtos positivos- com critérios de uso responsável na extração de recurso e produção, segurança, funcionalidade e durabilidade –; trabalhar com uma logística mais eficiente e limpa na escolha da operação dos transportes é uma necessidade imediata para atingir o compromisso firmada de reduzir até 30% dos nossa emissões até 2030. Reforço que devemos todos os nossos resultados e o propósito que construímos à paixão da nossa equipe, que atua com profundo respeito pelos valores da companhia e pelos compromissos assumidos nacional e internacionalmente. Por isso, eu agradeço profundamente a todos os nossos colaboradores que não mediram esforços para tornar a Leroy Merlin Brasil, nosso Lar.
Este relatório traz conquistas, desafios superados e indicadores que são inteiramente fruto do empenho de todas e todos na construção de um negócio responsável, justo, próspero e que gera impacto positivo para nós, para o outro e para o planeta.
Contamos com mais de 10000 colaboradores e colaboradoras, 1700 fornecedores e 211 milhões de brasileiros para tornar real nossas ambições: promover uma vida digna para todos, dentro dos limites do planeta e ajudar a construir um mundo mais sustentável e mais justo.
Boa leitura!