Aprenda como fazer mesa de canto alemão na sua casa e transforme completamente o espaço
Que tal aprender como fazer mesa de canto alemão? Você pode não conhecer esse nome, mas com certeza já viu um canto alemão por aí. Trata-se daqueles espaços com mesas montadas junto a sofás, cadeiras ou bancos acolchoados, muito comuns em bares e restaurantes, para caber a galera toda. Mas o uso dele não fica restrito apenas a ambientes comerciais, não!
O canto alemão está vindo com tudo para ganhar as residências e transformar a sua sala de jantar ou cozinha em um espaço aconchegante e perfeito para receber a família e os amigos. Confira as dicas!
Onde posso ter um canto alemão?
O canto alemão recebe esse nome porque é originário dos pubs da Alemanha. Mas preste atenção, porque agora você pode colocá-lo na sua sala, cozinha, área externa ou espaço gourmet!
Em apartamentos pequenos, ele é ótimo para melhorar a área de circulação e para integrar ambientes, fazendo com que sua mesa de refeição, por exemplo, não sirva apenas para comer, mas também como um local de conversa, dando um toque mais informal.
Como fazer mesa de canto alemão
Primeiro passo: escolha bem a mesa
O passo mais importante na hora de saber como fazer mesa de canto alemão, provavelmente, é a mesa. Isso porque ela vai determinar o tamanho do sofá e como as cadeiras serão remanejadas. Como queremos um ambiente bonito, mas, principalmente, funcional, a mesa tem que cumprir bem o papel de atender a todos que se sentarem próximos a ela.
Você pode optar por uma mesa de formato redondo, quadrado ou retangular. Mas, antes, meça bem as dimensões do espaço e decida se você prefere montar o canto em L ou linear. Se você já tiver uma mesa em casa, tente reaproveitá-la e apenas aumentar o número de assentos com sofá e cadeiras.
Segundo passo: escolha os assentos
A escolha dos assentos que farão parte do processo de como fazer mesa de canto alemão pode ser um dos momentos mais divertidos da decoração. Você pode escolher um assento convencional, como as cadeiras que usamos nas salas, ou utilizar um ou mais bancos e preenchê-los com almofadas para ficar mais confortável.
Se o canto alemão for montado aproveitando uma quina, o mais aconselhável é que você utilize bancos que acompanhem o formato da parede, assim você otimiza o espaço disponível. Caso queira investir em móveis planejados, por que não pensar em adicionar tampos removíveis e gavetas no banco? Assim, você ganha mais espaço para armazenamento de utensílios!
Para adicionar mais assentos, invista em cadeiras, banquetas ou puffs. O design fica de acordo com a sua preferência, pode se jogar e usar a criatividade! Se, ainda assim, você ficar na dúvida, tente ir pelo lado mais usual e escolha um modelo semelhante à sua mesa.
](https://www.leroymerlin.com.br/inspire-se-salas/sala-de-jantar-pequena-decorada “Inspire-se em fotos de sala de jantar pequena decorada”)
Terceiro passo: o restante da decoração
É comum o canto alemão ser associado a decorações rústicas de fazendas e chácaras, principalmente porque costuma-se usar muito bancos e mesas de madeira maciça. Mas vale lembrar que ele é muito bem-vindo em apartamentos e casas com estilos contemporâneos também.
Aproveite para decorar seu canto alemão da maneira que quiser e implantar toda a sua personalidade nos estilos, cores, estampas, além de complementar com mantas, quadros decorativos ou com uma iluminação bem legal. Um bom conselho é apostar na iluminação focada na área da mesa, para dar destaque – para isso, invista em pendentes que tenham um design semelhante e deixe o seu canto alemão ainda mais incrível!