Dicas

Banheiro PcD: medidas ideais para um ambiente acessível

O banheiro PcD com medidas adequadas é uma forma prática de garantir acessibilidade a pessoas com deficiência no dia a dia. Afinal, a acessibilidade é um direito fundamental de todas as pessoas.

Nesse sentido, é importante que os ambientes sejam pensados de forma inclusiva e acessível. Assim, todas as pessoas conseguem ter acesso e usufruir desses espaços sem nenhum tipo de limitação.

Banheiro pcd medidas: banheiro adaptado com barras de apoio de aço cromado Sensea

O banheiro PcD deve ser projetado seguindo medidas e padrões específicos para garantir o conforto, a segurança e a autonomia das pessoas com deficiência. Neste artigo, você vai conhecer as medidas ideais para a construção desse cômodo acessível e inclusivo.

Qual é o termo correto PcD ou PNE?

No Brasil, o termo recomendado para se referir a pessoas com deficiência é PcD (Pessoa com Deficiência). O termo PNE (Pessoa com Necessidades Especiais) não é indicado atualmente.

A sigla PNE se tornou inadequada, pois não reflete com precisão a realidade da pessoa com deficiência. Afinal, nem todas as necessidades são especiais, mas sim uma questão de igualdade e acessibilidade.

Como funciona o banheiro PcD: medidas ideais

O banheiro PcD é um ambiente projetado para atender às necessidades de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O cômodo adaptado serve para garantir a autonomia, segurança e conforto dessas pessoas.

O tamanho desses banheiros, conforme a recomendação mínima da NBR 9050, é de 1,50×1,50 m. É importante considerar as necessidades específicas do local em que será instalado e dimensionar o espaço para garantir a segurança e o conforto da pessoa com deficiência.

Além das medidas mínimas do cômodo, a NBR 9050 também estabelece outras orientações para garantir a acessibilidade e a segurança do ambiente:

  • altura do vaso sanitário: entre 45 e 50 cm, medidos a partir do piso;
  • altura do lavatório: entre 80 e 85 cm, medidos a partir do piso;
  • espaço de transferência da cadeira de rodas para o vaso sanitário: no mínimo 80 cm de largura e 1,30 m de profundidade;
  • barras de apoio: devem ser instaladas ao lado do vaso sanitário, a uma altura de 75 cm em relação ao piso, e também ao lado do lavatório, a uma altura de 80 cm em relação ao piso;
  • porta: deve ter largura mínima de 80 cm, e deve ser do tipo vaivém ou de correr, com maçaneta de fácil acionamento.
  • Banheiro pcd medidas: banheiro com assento sanitário elevado Astra

    Como montar um banheiro PcD?

    Para montar um banheiro PcD com medidas adequadas é importante adquirir os produtos certos. Além disso, é essencial observar a qualidade, a resistência e a durabilidade de cada item para garantir a segurança de quem vai utilizar o cômodo.

    Vaso sanitário PcD

    O vaso sanitário PcD apresenta um design e medidas específicas para atender com conforto e segurança as pessoas com deficiência.

    O vaso sanitário especial branco Celite, por exemplo, é ideal para pessoas que precisam de auxílio na higienização. Assim, pode ser usado em clínicas, hospitais ou residências.

    Banheiro pcd medidas: banheiro adaptado com vaso sanitário especial Celite na cor branca

    Já o assento sanitário PcD é um item que pode ser instalado em bacias sanitárias convencionais. Uma alternativa prática e simples para melhorar a adaptação do ambiente.

    É o caso do assento sanitário elevado com trava Astra, que conta com uma abertura frontal para facilitar a higienização pessoal.

    Banheiro pcd medidas: vaso com assento sanitário elevado com trava Astra

    Barra de apoio e segurança

    A barra de apoio e segurança é um equipamento que deve ser instalado em diversos espaços do banheiro PcD, como ao lado do vaso sanitário e dentro do box.

    A barra de apoio aço cromado Sensea é uma opção de alta resistência e durabilidade, produzida em aço cromado. Marca exclusiva da Leroy Merlin, a Sensea é garantia de um produto de qualidade.

    Banheiro pcd medidas: banheiro adaptado com barra de apoio de aço Cromado Sensea

    Cadeira e banco para banho

    A cadeira e banco para banho são usados para facilitar o banho de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

    Uma cadeira para banho Mebuki, por exemplo, é uma alternativa muito prática. Afinal, dispensa instalação e é leve, facilitando seu transporte conforme necessidade dentro do banheiro PcD.

    Banheiro pcd medidas: banheiro adaptado com cadeira de banho Mebuki

    Espelhos inclináveis

    Os espelhos inclináveis também são ideais para os banheiros PcD. Esses produtos podem ser facilmente ajustados conforme a altura da pessoa que utiliza, sendo uma pessoa em pé ou em cadeira de rodas, por exemplo.

    O espelho para banheiro retangular inclinável Crismetal é uma opção moderna. Além de tornar o ambiente mais acessível, também acrescenta sofisticação à decoração.

    Banheiro pcd medidas: banheiro adaptável com espelho retangular reclinável

    Torneira PcD

    A torneira PcD conta com um design exclusivamente projetado para facilitar a autonomia de pessoas com deficiência.

    A torneira para pia de banheiro e hospitalar bica baixa Deca tem uma alavanca mais larga com acionamento leve e fácil de usar.

    Banheiro pcd medidas: banheiro adaptado com torneira para pia bica baixa Deca

    Cuidados com o banheiro PcD

    Existem vários cuidados necessários com um banheiro PcD para garantir a acessibilidade, segurança e conforto da pessoa com deficiência. A limpeza e organização é um deles, importante para assegurar a higiene e saúde.

    Além disso, deve-se fazer a manutenção regular dos equipamentos como barras de apoio, vaso sanitário e lavatório. Isso contribui para uma maior segurança de quem utiliza o cômodo.

    A sinalização correta do ambiente também é essencial. Lembre-se de sinalizar de forma clara e visível, indicando o acesso e as orientações para o uso correto dos equipamentos.

    Se você precisa montar um banheiro PcD com medidas e produtos adequados, a Leroy Merlin é o lugar ideal. Confira os melhores itens com preços imperdíveis!

    Leia mais

    Como montar um banheiro acessível Como instalar as barras de apoio

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo