Tecnologia e Segurança

Assistentes de voz: o que são e como funcionam

Imaginar uma casa totalmente conectada, com os dispositivos controlados por voz, pode até parecer coisa do futuro para muitas pessoas. Mas isso já faz parte da realidade: com os assistentes de voz, a tecnologia se transforma em praticidade para as mais variadas tarefas do dia a dia.


Assistente de voz alexa, redondo e cinza


O assistente de voz funciona como um assistente virtual que permite executar tarefas facilmente. Um aparelho como esse possibilita que você faça ligações, confira seus compromissos diários, programe alarmes e peça músicas, por exemplo, apenas usando o comando de voz.

Para quem quer uma casa conectada, esses dispositivos são ainda mais úteis, pois atuam como a central de comando de todos os equipamentos inteligentes da casa. Assim, com a sua voz, é possível acionar o ar-condicionado, ligar uma lâmpada ou começar a fazer café sem nem mesmo se mexer.


Mini assistente de voz da intelbras, preto


O que o assistente de voz faz?

Se você tem dúvidas sobre o que o assistente de voz faz, saiba que possibilidades não faltam. Ele é útil desde a realização de tarefas mais básicas, como informar a previsão do tempo ou tocar a música solicitada, até atividades mais práticas, como acionar a televisão ou trancar a fechadura.

O smart speaker, como é chamado o aparelho de assistente de voz, pode ser instalado em qualquer ambiente, conforme a sua necessidade ou preferência. Na prática, é com ele que você vai falar quando quiser que alguma atividade seja feita.

E modelos não faltam: há, por exemplo, o assistente de voz Amazon, chamado Echo Dot.

Ele está disponível em diferentes versões, como o Echo Dot 3 e o Echo Dot 4, também conhecido como Alexa 4ª Geração ou Echo Dot 4ª Geração. Todos funcionam com a assistente virtual Alexa Amazon.


Assistente de voz Alexa, redonda cinza.


O assistente de voz Google é outra opção, também com uma ampla linha de modelos conhecidos como Google Nest.

Há, por exemplo, o Google Nest Mini, o Google Nest Mini 2 e o Google Nest Hub, todos equipados com o assistente virtual Google.


Mini assistente de voz branco


Existe, ainda, o assistente de voz Intelbras, chamado Intelbras Izy Speak. Usando a tecnologia Izy Intelbras, ele permite utilizar o comando de voz para controlar vários equipamentos, incluindo os itens da marca, como a TV Box Intelbras Izy Play.


Assistente de voz Intelbras preto


Além da variedade de funcionalidades, esses itens se diferenciam no design, com opções em vários tamanhos e cores, como o assistente de voz preto, o assistente de voz branco, o assistente de voz azul, o assistente de voz cor carvão e o assistente de voz cor giz.

Como ativar e desativar assistente de voz?

Como ativar e desativar assistente de voz são dúvidas comuns, e as instruções dependem de cada modelo, já que isso pode ser diferente entre a Alexa assistente virtual e o Google Assistente, por exemplo. Assim, é importante seguir as orientações do fabricante.

Porém, de modo geral, o passo a passo para a ativação inclui a ligação à rede de energia, a conexão com a internet e a configuração do dispositivo pelo smartphone. Já para desativar o assistente de voz, muitos aparelhos, como o Alexa Echo Dot, contam com um botão que permite mutar o comando de voz.


Assistente virtual Alexa preto


Opções de assistentes de voz não faltam e, para uma casa inteligente, é essencial contar com aparelhos que permitam a conectividade.

É o caso da lâmpada Wi-Fi, do ar-condicionado Wi-Fi, do roteador, da Smart TV e da fechadura digital Wi-Fi, que funcionam com mais praticidade a partir do comando de voz.


Assistente virtual Alexa com relógio, cinza claro com luz azul


Os assistentes de voz são ideais para quem quer mais facilidade nas tarefas do dia a dia ou, ainda, ter uma casa totalmente inteligente. Aqui na Leroy Merlin, você encontra o menor preço de Amazon Alexa, Google Assistente e Assistente Intelbras para garantir essas vantagens: confira as ofertas e aproveite para escolher o seu!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo