Aprenda a fazer uma escrivaninha para deixar seu canto de estudo mais bonito
Embora escrivaninhas sejam ideais em qualquer residência, muitas vezes elas são deixadas de lado por uma simples questão de falta de espaço. Se esse é o seu caso, saiba que é possível criar o seu próprio canto de estudos de acordo com as medidas que você tem na sua casa e a área disponível. No canal do YouTube Casa de Verdade, Karla Amadori ensina a fazer uma escrivaninha suspensa ao melhor estilo DIY – o famoso “Faça Você Mesmo” – com materiais bem baratos e simples.
Você vai precisar de:
1. 2 peças de compensado naval em formato de trapézio de 15mm de espessura;
2. 3 peças de compensado naval em formato retangular de 15mm de espessura;
3. 24 parafusos para madeira de 3,5 x 30mm;
4. Parafusos para madeira de até 15mm para instalar as mãos francesas;
5. Parafusos e buchas para concreto pra instalar na parede;
6. Parafusadeira;
7. Lixa para madeira;
8. Tinta esmalte para madeira na cor que preferir;
9. Fita crepe;
11. Primer para madeira;
12. Verniz de madeira para dar acabamento (opcional);
13. Rolo para verniz.
Hora da bricolagem
Para começar a montagem, fixe uma das laterais na parte de cima da placa de madeira que será usada como base. É importante lembrar de proteger a sua superfície antes de começar o processo. Em seguida, faça três furos com uma broca mais fina que os seus parafusos, depois passe o escariador para fazer o detalhe da cabeça da peça, e só então parafuse nos pontos selecionados. Tenha atenção na hora apertar os parafusos em linha reta, pois eles podem acabar furando a madeira.
Repita o mesmo processo na outra lateral. Como essas laterais serão encaixadas por fora, é importante que elas tenham a mesma altura do fundo. O ideal é que você peça a ajuda de um amigo ou familiar durante a bricolagem. Isso porque uma segunda pessoa poderá ajudá-lo a ter mais firmeza no momento da fixação.
O próximo passo é instalar a base de escrivaninha. O processo de fixação é o mesmo, com a diferença que agora serão utilizados cinco parafusos na parte de cima e outros cinco na parte de baixo.
Pintura requer criatividade
Após terminar a montagem é hora de dar a sua cara à sua escrivaninha. Selecione a cor que mais lhe agradar e pinte o compensado naval com um rolinho. A tinta selecionada por Karla foi esmalte a base d’água da cor cinza. Além disso, a designer de interiores optou por pintar somente o interior do móvel, deixando a sua parte externa na cor natural da madeira. Também é possível fazer desenhos ou qualquer outra alternativa divertida. O mais importante é usar a criatividade!
Quando terminar, basta fixar na parede. É interessante utilizar mãos francesas para manter a estrutura bem firme. Foram utilizados dois parafusos na parte interna para mantê-la presa à parede, mas o ideal é avaliar caso a caso se ela está bem ajustada ou não. O ideal é que ela seja instalada a 76 cm do chão. Mas atenção: essa escrivaninha não deve ser utilizada em paredes de drywall devido ao peso.