Dicas

Tudo sobre revestimento externo: tipos e como escolher o ideal

Tudo sobre revestimento externo: tipos e como escolher o ideal

Sobre o revestimento externo, responda rápido: você prefere uma fachada com tijolinho aparente, em um estilo mais italiano, ou uma que brinque com vidro, aço e pastilhas?

Se a sua resposta for a primeira, existe um indício de que o rústico passeia pelas suas ideias. Agora, se for a segunda, o contemporâneo é o que bate mais forte. No entanto, seja qual for, saiba que não adianta sair à procura de misturas inusitadas. Confira as dicas e escolha o melhor revestimento para o seu caso!

Revestimento externo: como escolher

Além do seu gosto pessoal, é preciso também planejar, pesquisar e levar em conta as características da casa antes de escolher cores, texturas e mesmo materiais como madeira e pedras para o revestimento externo.

Vale lembrar que, quando se fala nisso, estão incluídos pisos e paredes, que são de fundamental importância para o visual geral do imóvel. Por isso, é preciso pensar na harmonia dos dois, incluindo formas, cores e detalhes de acabamento.

Pisos

Começando por baixo, o piso demanda uma atenção especial, porque envolve desde a questão de segurança (por exemplo, se são antiderrapantes ou não, principalmente para varandas, arredores de piscina e quintal), de estética (se o imóvel for pequeno, por exemplo, tons escuros tendem a diminuir o espaço) e de funcionalidade (se é trabalhoso mantê-lo impecável, etc).

Áreas externas

Para áreas externas, a cerâmica e os deques de madeira ainda são os mais pedidos, além dos porcelanatos. Dependendo do seu estilo, é possível investir em ladrilho hidráulico, cimento queimado ou cimentícios, que, com tecnologia agregada, ganharam efeitos de tonalidades e versões tanto para paredes quanto para pisos, inclusive antiderrapantes.

Paredes

Entre os revestimentos para paredes, a madeira, o tijolinho aparente, as pedras canjiquinha e o mármore (se você tem uma verba mais robusta) estão no hall dos mais modernos. Mas uma febre do passado tem voltado com tudo nos últimos anos: uso de revestimento externo com aparência de pastilha de vidro.

Esse tipo de revestimento pode ser utilizado para criar mosaicos nos mais variados tons, mas fique atento, pois, para a área externa, o produto deve ser específico. Converse com um assessor de vendas da Leroy Merlin para sanar suas dúvidas!

Entre as alternativas mais acessíveis, estão tintas (com inúmeras combinações de tons) e texturas (cujos efeitos, atualmente, passam do jeans ao linho e do cimento à simulação de tons de madeira).

Lembre-se sempre: o bom senso, o orçamento e a praticidade na manutenção são o tripé que deve guiar as suas escolhas. Tudo para fazer da sua casa o lugar mais aconchegante do mundo e um cartão de visitas elegante e de bom gosto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo