Tomada USB: como instalar a sua em casa para carregar o celular sem precisar de adaptador
A tomada USB faz parte da gama de apetrechos que servem para facilitar o nosso dia a dia que têm surgido, cada vez mais, no ramo da eletrônica. A diferença deste tipo em relação aos modelos comuns é que ela vem com a entrada direta para o cabo USB. Assim, você não precisa de um adaptador para fazer a conexão e ligar o cabo à energia. Para quem tem o costume de andar apenas com o cabo na bolsa, essa tomada pode fazer uma grande diferença no dia a dia. Você pode carregar smartphones e diferentes aparelhos eletrônicos, basta instalar várias dessas pela casa. Para te ajudar nesse trabalho, o Casa de Verdade separou um passo a passo de como instalar tomada USB. Dá uma conferida:
A instalação da tomada USB é bem mais simples do que parece
Não há segredo para instalar a tomada USB: o processo é exatamente o mesmo que deve ser seguido com as tomadas comuns. Se você já sabe como fazer, não vai encontrar dificuldade nenhuma, portanto, basta seguir as instruções abaixo:
Comece desligando a chave geral: Para garantir a sua segurança e evitar acidentes elétricos, você deve desligar a chave geral ou os disjuntores da casa. Lidar com energia elétrica pode ser perigoso – por isso, não se esqueça de tomar os devidos cuidados.
Remova a tomada antiga: Pensando em facilitar a instalação para você, o ideal é que você substitua uma tomada comum pelo modelo de tomada USB. Para isso, comece retirando a placa com a ajuda de uma chave de fenda. Além disso, também é importante tratar as pontas dos fios que serão encontrados ali dentro: o ideal é desencapar 6mm de fio para conectar na tomada USB nova.
Respeite as instruções que vêm com a tomada: Para identificar os fios certos e os locais onde eles devem ser conectados, você deve seguir as instruções do fabricante, que vêm junto da embalagem. Existe uma norma da ABNT que define as cores para cada fiação: azul claro para o neutro; verde ou verde com amarelo para terra; vermelho, preto ou marrom para fase. No entanto, apesar de existir essa norma, nem todos os fabricantes a seguem. Por isso, o mais seguro é seguir as instruções do seu produto.
Ligue os fios à tomada: Você também deve seguir as orientações do seu produto específico para ligar os fios aos locais certos. Geralmente, o fio terra entra no pino do meio e o neutro e a fase entram nos pinos das laterais. Mesmo assim, não se esqueça de verificar nas instruções.
Encaixe a nova tomada: O trabalho está chegando ao fim! Você só precisa encaixar o suporte no buraco e parafusar. Depois, encaixe e prenda a placa responsável pelo acabamento e prontinho: é só ligar a chave geral novamente e fazer um teste para garantir que esteja funcionando.
Quais são as vantagens da tomada USB?
Existem vários aspectos positivos nesse modelo de tomada e o principal deles, com certeza, é a rapidez na hora de recarregar os aparelhos. Por estar ligada diretamente na rede de energia elétrica, essa recarga vai acontecer muito mais rápido do que a feita em computadores – a outra opção de carregamento via USB. Além disso, usar a tomada USB acaba sendo mais barato do que utilizar a normal com o adaptador, pois há um menor consumo de energia. E para quem precisa carregar vários aparelhos ao mesmo tempo, essas tomadas também são grandes aliadas. Enquanto os adaptadores vêm com apenas uma entrada USB, a maioria dessas tomadas vêm com no mínimo duas, aumentando a possibilidade de carregamento dos diferentes aparelhos.