40 tipos de ferramentas: nomes e para que servem
Aprenda sobre os nomes e as funções dos principais tipos de ferramentas elétricas e manuais
Você sempre sonhou em ter à mão um guia completo com todos os tipos de ferramentas, que além do nome e da imagem, desse pistas sobre a funcionalidade de cada uma?
Atendendo aos pedidos dos nossos clientes, fizemos um guia completo, com todos os nomes de ferramentas, incluindo manuais e elétricas, bem como suas principais funções. Aqui você vai encontrar o melhor equipamento para executar desde as tarefas mais simples, como pendurar um quadro, até as mais complexas, como consertar um vazamento de água no cano da pia.
Então, se você quer equipar sua casa com os principais tipos de ferramentas, essenciais para reparos do dia a dia ou para projetos mais completos de bricolagem, separamos uma lista completa com 40 nomes de ferramentas e para o que cada uma serve.
• Leia mais: Conheça as 10 melhores marcas de ferramentas
Tipos de ferramentas
Existem vários tipos de ferramentas, cada qual com suas funções específicas. Veja quais são as mais essenciais e que não podem faltar na sua casa:
Ferramentas elétricas
As ferramentas elétricas funcionam a partir de energia elétrica ou por meio de baterias potentes. Para manusear corretamente as ferramentas elétricas é fundamental o uso de EPIs adequados, como óculos, luvas e protetor auricular. Anote aí as principais:
1. Furadeira
As furadeiras são uma das ferramentas elétricas mais comuns. Ideais para furar diferentes superfícies e materiais, por meio de suas diferentes opções de brocas adaptáveis, bem como realizar pequenas manutenções ou instalações.
O incrível é que com os avanços na tecnologia, as versões modernas dessas ferramentas se tornaram ainda mais potentes, leves e fáceis de usar, bem como de transportar. Diversas furadeiras que antes exigiam um cabo de alimentação, agora funcionam de forma eficiente com baterias. Inclusive, algumas são duas em uma: furadeira e parafusadeira.
2. Parafusadeira
As parafusadeiras são imprescindíveis na montagem ou desmontagem de móveis. Isso porque sua principal função é auxiliar na colocação ou retirada de parafusos. Como essas tarefas são muito repetitivas e desconfortáveis, com o uso de uma parafusadeira você economiza muito tempo, além de ganhar em praticidade e conforto.
Sem contar que as parafusadeiras permitem parafusar e/ou desparafusar as superfícies sem que haja qualquer tipo de desgaste ou estrago no material. Ou seja, é uma ferramenta indispensável para se ter em casa.
3. Serra tico-tico
As serras tico-tico são usadas para fazer cortes precisos – sejam retos, curvos, chanfros, rasgos e quaisquer outros tipos de cortes personalizados – em superfícies como madeiras, plásticos, MDF e até metais.
Elas são fáceis de usar, ergonômicas e muito versáteis, sendo uma opção de ferramenta de corte leve e que facilita a execução de trabalhos profissionais e domésticos com segurança e precisão. Podem ser usadas em diferentes tipos de projetos.
Confira nosso vídeo explicando como usar serra tico-tico:
4. Serras circulares
Por outro lado, as serras elétricas circulares são tipos de ferramentas que realizam cortes retos, rápidos e precisos em superfícies de madeira. Porém, dependendo do disco de serra circular, é possível fazer cortes também em materiais como acrílico e metais.
Portanto, é uma ferramenta muito usada por marceneiros, serralheiros e carpinteiros, tanto na construção civil, como na indústria de móveis. Mas também faz parte da casa de bricoleiros que amam usar a madeira na decoração.
5. Serras de bancada
Já as serras elétricas de bancada são uma das mais seguras, fáceis de manusear e garantem cortes com uma precisão perfeita. Isso porque seu formato e estrutura são rígidos e robustos, o que permite cortar materiais duros e resistentes, como madeira maciça e estratificada, sem perder a eficácia em sua atuação.
Por serem manipuladas em bancadas, em superfícies retas, esse tipo de ferramenta confere maior estabilidade, firmeza e segurança, já que não oscila com tanta frequência e intensidade.
Além disso, é capaz de perfurar placas de fibra dura, plástico, dentre outras superfícies de diferentes espessuras e texturas, sendo uma versão de ferramenta mais completa que a serra elétrica circular.
6. Serras sabre
As serras elétricas sabre são ferramentas muito úteis e multifuncionais para cortar diferentes tipos de materiais e superfícies em locais de difícil acesso. Elas podem efetuar cortes em chapas metálicas, canos ou placas de PVC, madeira e gesso (como chapas de drywall).
7. Lixadeiras
Outra ferramenta elétrica portátil e de grande valia para se ter em casa são as lixadeiras elétricas. Seu pequeno tamanho permite que os amantes da carpintaria lixem madeiras de forma prática e rápida, dispensando o uso manual de lixas. Isto é, elas fazem o desbaste em superfícies amadeiradas com maestria e facilidade.
Versões modernas de lixadeiras apresentam sacos para capturar o pó direto da ferramenta, o que diminui a bagunça no local de uso e facilita a limpeza.
8. Chaves de Impacto
A chave de impacto elétrica é um tipo de ferramenta muito utilizada em oficinas mecânicas, mas também em muitos outros locais. Elas são, inclusive, excelentes itens elétricos para se ter em casa.
Isso porque essa ferramenta serve para apertar e desapertar parafusos de pressão, bastando o uso desta para exercer uma grande força a partir do seu poder de torque. Isso facilita bastante e agiliza muitos serviços em casa, como tirar aquele parafuso que não sai manualmente de jeito nenhum.
9. Esmerilhadeiras
As esmerilhadeiras são ferramentas elétricas indicadas para o uso de cortes, desbastes e polimentos de materiais bem rígidos, tais como superfícies metálicas, madeiras duras e até mesmo PVC e vidros, realizando cortes bem rápidos e precisos.
Elas vêm equipadas com discos de desbaste muito resistentes, capazes de cortar ou apenas lixar os materiais de forma potente. Cada disco é destinado a um tipo específico de superfície.
10. Ferros de solda elétricos
Os ferros de solda elétricos são usados na soldagem de peças ou fios elétricos e eletrônicos. Ou seja, são ferramentas portáteis de soldagem para fundir ou prender duas peças de metal, criar um novo conjunto e outros reparos.
Essas ferramentas funcionam, basicamente, por meio de um rápido aquecimento e da manutenção da temperatura pelo aparelho, o que possibilita maior facilidade e produtividade durante a utilização.
Assim, trata-se de um tipo de ferramenta elétrica de soldagem bastante versátil e de funcionamento bastante simples e seguro.
11. Marteletes elétricos
Os marteletes, ou martelos demolidores, elétricos são ferramentas usadas para perfurar paredes de concreto maciço. Assim, elas permitem furos mais rápidos, com menor esforço e com mais eficiência.
12. Micro retífica elétrica
A micro retífica elétrica, ou retificadeira, é uma ferramenta multifuncional muito utilizada pelos bricoleiros para polir, desbastar (reduzir a espessura), limpar, furar, cortar e lixar diferentes materiais como madeira, plástico e ferro.
Ela vem com vários acessórios extras que auxiliam na criação de novos produtos, visando a decoração, bem como no reparo das demais superfícies.
13. Moto esmeril
Para quem gosta de bricolar e realizar reparos dentro de casa, a moto esmeril é uma ferramenta perfeita para afiar e amolar outras ferramentas, arredondar cantos, tirar rebarbas e excesso de tinta, entre outras funções.
Esse produto é composto por uma pedra muito rígida que, conectada ao motor, produz uma alta rotação, o que permite girar de forma intensa e realizar tais tarefas de forma elétrica, fazendo movimentos manuais.
14. Multicortadoras oscilantes
A multicortadora oscilante é uma ferramentas, como o próprio nome já diz, de corte de diversos materiais, desde plásticos, madeiras, elementos de alvenaria ou tubulações de cobre.
É um equipamento muito útil para compor seu kit de ferramentas, uma vez que executa cortes rápidos e precisos na superfície desejada. Além de serem compactas, elas são fabricadas por uma estrutura rígida de plástico e vêm com lâminas afiadas, que funcionam por meio de energia elétrica, vibrando em alta velocidade.
15. Misturadores de tinta elétricos
Os misturadores de tinta elétricos são equipamentos extremamente úteis para misturar, agitar, diluir e homogeneizar soluções líquidas, como tintas, argamassas e outros produtos por meio de suas hastes giratórias. Tudo isso sem sujar as mãos e entregando um resultado homogêneo e consistente.
Além disso, é possível utilizar essa ferramenta para misturar substâncias sólidas, pois são resistentes e potentes, permitindo quebrar pequenos elementos, tais quais pedras e pedaços de concreto.
16. Pistolas de pintura elétrica
A pistola de pintura elétrica é uma ferramenta prática que auxilia no processo de tintura de paredes e móveis. Ao contrário da pintura com rolos ou pincéis, a pistola de pintura elétrica tem o poder de dar um acabamento perfeito, uma vez que produz um jato concentrado de tinta com maior rapidez, eficiência e homogeneidade, sem marcar a superfície e exigindo menos esforço de quem a estiver usando.
17. Plainas
As plainas elétricas são excelentes para conferir um acabamento de qualidade em móveis, esquadrias e outros objetos de madeira.
Semelhantes às lixadeiras, basicamente elas servem para desbastar e, assim, tornar a superfície de madeira mais lisa e nivelada.
18. Politriz
Assim como as plainas, a politriz é uma ferramenta elétrica que tem a função de dar um acabamento diferenciado de forma perfeita e restaurar peças arranhadas. Porém, elas são indicadas para restaurar pisos, azulejos, bancadas de granito, bem como em móveis, facilitando o trabalho das lixadeiras.
Atua dando polimento em movimentos rápidos e circulares. Também é conhecida como polideira ou polidora.
19. Tupia
A tupia é uma ferramenta completa, usada na fase de acabamentos para fazer molduras e ranhuras, bordas arredondadas, enfeites, furos e encaixes, além de possibilitar o nivelamento de arestas.
Ferramentas manuais
Confira agora os diversos tipos de ferramentas manuais e veja para que serve cada uma:
20. Chave de fenda
A chave de fenda, como muitos sabem, é uma ferramenta manual indispensável para parafusar e desparafusar parafusos que têm um risco na sua base (encaixe reto), já que ela possui a ponta achatada.
Existem vários tamanhos delas, sendo uma ferramenta muito versátil e de fácil manuseio. Fato é que ela pode ser utilizada em consertos, pequenos reparos, na montagem de móveis e outros objetos, para a fixação de utensílios diversos na parede ou em qualquer momento em que o parafuso for necessário.
O ideal é que você adquira vários tamanhos de chave de fenda para completar seu kit de ferramentas e sempre ter uma chave de fenda ideal nas mãos.
21. Chave phillips
Do mesmo modo que a chave de fenda, a chave phillips é usada para parafusar e desparafusar parafusos.
A única diferença está em sua anatomia, uma vez que esse modelo é formado por um cabo, normalmente de plástico, e uma haste metálica com uma ponta mais fina na sua extremidade, parecida com uma estrela em forma de cone. Isso faz com que sejam ideais para uso em parafusos com a cabeça do mesmo tipo – com formato de “X” cravado na cabeça.
A sua principal função é afrouxar ou desatarraxar os parafusos. Para isso, você vai precisar encaixar a ponta da chave phillips na cabeça do parafuso, girar no sentido horário para prender ou no sentido anti-horário para soltar.
22. Martelo
Os martelos se apresentam em diferentes tipos e formatos: martelo de unha (bater e arrancar pregos), martelo bola (bater metal ou aplicar rebites) e martelo de borracha (para superfícies delicadas).
Em sua maioria, os martelos possuem a cabeça de aço e o cabo de madeira. Alguns modelos, contudo, têm o cabo também de aço que, muitas vezes, é revestido por borracha para evitar que ele escorregue e para amortecer o impacto.
É uma ferramenta manual indispensável, muito prática e multifuncional.
23. Alicate
Os alicates são imprescindíveis e muito versáteis, já que podem ser utilizados em diferentes tarefas, como aumentar a pressão para segurar uma peça, dobrar, cortar ou ainda colocar e remover objetos.
Eles são uma daquelas ferramentas que todo mundo tem, mas poucas pessoas parecem usar. Mas, quando você precisar de um alicate, ele realmente será de extrema utilidade.
Os alicates, assim como as chaves de fenda, também vêm em diferentes formas e tamanhos. Alguns alicates têm pontas finas para se alojar em pequenos espaços, enquanto outros alicates têm pontas grandes e grossas para arrancar e torcer objetos grandes.
Assim, existem diferentes tipos de alicate: alicate chato de cabeça curta ou longa, alicate de corte, alicate de rack para grandes ou pequenos espaçamentos, alicate de eletricista, blindado contra a corrente elétrica, e alicate de bico angulado. O ideal é que você invista em pelo menos dois alicates de corte, um grande e um pequeno.
24. Chave allen
A chave allen possui formato angular e é utilizada principalmente na montagem de móveis. Também conhecida como “chave hexagonal”, devido ao formato de sua extremidade, ela permite apertar ou soltar parafusos com sextavados internos.
É uma chave que também vem em vários tamanhos e diâmetro, sendo o ideal comprar um jogo de chaves allen.
25. Chave biela
A chave biela também é uma ferramenta manual usada para afrouxar ou apertar porcas, e existem modelos nos mais diferentes diâmetros. Por isso, o indicado é adquirir um jogo de chaves bielas que se adeque a todos os tamanhos de porcas.
26. Chaves combinadas
As chaves combinadas são ferramentas de fácil manuseio e muito práticas para afrouxar ou apertar parafusos e porcas com formatos sextavados ou quadrados.
O seu formato acompanha diferenças em suas extremidades, sendo uma composta pela boca estrela e outra pela boca fixa. Essa característica permite o uso da mesma peça para diferentes trabalhos e faz dela uma das queridinhas dos consumidores.
27. Chave de boca
A chave de boca ou chave fixa também é indicada para trabalhos que exijam apertar ou soltar porcas e parafusos com cabeça sextavada.
Para conseguir um encaixe perfeito e obter o resultado esperado, é imprescindível comprar a chave de boca do tamanho exato das porcas com as quais você irá trabalhar.
28. Chave de grifo
Por outro lado, a chave de grifo foi criada para ser usada nas instalações hidráulicas para realizar a troca de canos e reparar o encanamento em geral. Também serve para desemperrar torneiras ou registros, sendo uma ferramenta extremamente útil em caso de vazamento de água.
29. Chave estrela
Ainda no universo das chaves, encontramos a chave estrela, que é recomendada para apertos de porcas sextavadas ou decagonais (peças com dez ângulos).
Elas também estão disponíveis em diversos diâmetros para afrouxar ou apertar diferentes tamanhos de parafusos e porcas. Portanto, adquira um jogo de chaves estrelas para deixar seu jogo completo.
30. Chave inglesa
A chave inglesa possui boca regulável e é uma ferramenta ideal para facilitar a aplicação do torque para girar parafusos e porcas.
Como é autorregulável, é uma peça muito versátil e fácil de usar, bastando regulá-la ao tamanho da porca ou parafuso de cabeça sextavada ou quadrada.
31. Chave torx
Se você gosta de criar ou montar móveis, uma ferramenta que certamente vai ser útil é a chave torx. Além de muito presente no universo da marcenaria, o equipamento é bastante utilizado também no conserto de carros, de bicicletas e de outros objetos como computadores.
O formato diferente da chave torx, com cabeça de seis pontas que formam uma “estrela”, permite que seja mais resistente à pressão e possibilita apertar e soltar parafusos e porcas em seis “fases”.
32. Cortadores de tubos
Os cortadores de tubos são ferramentas manuais responsáveis por realizar cortes em tubos de PVC em ângulo reto, de forma rápida e precisa. Ele funciona como uma espécie de tesoura, possibilitando uma pegada confortável e garantindo um corte alinhado.
Eles são alternativas mais seguras e eficientes às serras metálicas, uma vez que são ágeis, silenciosos e garantem um acabamento impecável.
33. Desempenadeiras
As desempenadeiras são ferramentas manuais usadas na fase de preparação das superfícies, seja de parede ou no contrapiso.
Ela possui um formato retangular retilíneo e pode ser encontrada em metal, plástico ou madeira
A principal função dessa ferramenta é nivelar ou alisar uma superfície após a aplicação da argamassa. Mas, também, ajuda no assentamento de cerâmicas e azulejos, bem como auxilia na hora de espalhar outros materiais de forma uniforme.
34. Espátulas e raspadores
As espátulas e os raspadores servem para raspar em geral, especialmente na reparação de pinturas, bem como aplicar diferentes produtos nas superfícies de forma fácil e rápida. Seu formato plano confere um acabamento reto e homogêneo.
35. Estiletes e lâminas
Os estiletes e lâminas são indispensáveis para fazer pequenos reparos em casa e realizar trabalhos manuais, como artesanato.
Versáteis, essas ferramentas possuem diversos modelos e tamanhos que permitem cortar desde papel até vidro, azulejo e outros materiais mais duros.
36. Formões
Os formões são tipos de ferramentas manuais simples, encontradas em diferentes formatos e tamanhos, indicadas para entalhar, moldar ou cortar materiais de madeira com a ajuda de um martelo.
Eles são formados por uma lâmina de aço e um cabo de madeira, e devem ser armazenados em locais frescos, não úmidos, para a sua perfeita conservação. Mantenha sempre a lâmina do seu formão afiada para o seu bom funcionamento.
37. Marretas
As marretas são usadas para demolir paredes e lajes para a construção de novas estruturas.
A extremidade dessa ferramenta manual é composta por aço, que geralmente varia de um a oito quilos. Seu cabo é longo e, geralmente, feito de madeira, o que facilita o manuseio.
No mais, também é muito útil para quem gosta de acampar, já que ajuda a fixar as estacas usadas na montagem das barracas.
38. Pé de cabra
As ferramentas manuais chamadas de pés de cabra são fabricadas em metal e funcionam como uma alavanca para retirar pregos, em sua extremidade com pontas.
Na outra extremidade, atua como uma espátula, ideal para abrir caixas e soltar madeiras.
39. Ponteiros manuais
O ponteiro manual é uma ferramenta com formato semelhante a um prego, usada para perfurar concreto e outros materiais resistentes, com uma precisão especial.
O ponteiro geralmente fica posicionado sobre o local a ser quebrado, com a ponta para baixo, e sua parte de cima é golpeada com uma marreta. E, assim, o trabalho de perfuração é executado de forma simples e rápida.
40. Serras e serrotes
As serras e serrotes são tipos de ferramentas muito conhecidas por suas habilidades de cortes, tanto em madeira, como em aço, ferro, alumínio, entre outros materiais.
A serra possui um arco em sua estrutura e é usada para cortes manuais simples, como em tubos de PVC, por exemplo. Já os serrotes possuem uma lâmina reta que acompanha uma alça localizada em uma de suas extremidades e que é utilizada para segurar a ferramenta.
Não importa o tipo de serra ou serrote, o único ponto a considerar é que quanto mais dentes eles tiverem, mais fino será o corte por ela executado.
41. Trenas manuais e digitais
As trenas manuais e digitais são ferramentas de medição extremamente úteis para medir objetos e espaços em geral. As trenas manuais podem ser encontradas em diferentes formas: régua rígida, em rolo, régua dobrável e na forma digital a laser.
E, especialmente, a trena digital é um instrumento utilizado para aferir distâncias, largura, altura, área e volume. Ela é diferente de uma trena comum principalmente pela sua facilidade de uso, uma vez que basta apontá-la na área a ser medida que o laser faz o seu trabalho e garante a medida exata.
Leia mais:
Tipos de chave: conheça a função de cada uma
Conheça as 10 melhores marcas de ferramentas
Como escolher a melhor serra tico-tico
Conheça os tipos de brocas para furadeira