Qual o piso ideal para quem tem cachorro ou gato em casa?
Na hora de reformar a casa ou o apartamento, uma questão comum para quem tem pet é definir o piso ideal para cachorro e gato. É importante buscar uma opção que seja prática para você e que não ofereça riscos ao animalzinho, como escorregões e quedas.
Nesse sentido, dê preferência a pisos antiderrapantes, seguros, resistentes e de fácil manutenção e limpeza, que garantem praticidade, conforto e bem-estar aos moradores e também aos pets.
• Leia também: Como limpar porcelanato?
Piso ideal para quem tem cachorro ou gato
Na hora de escolher o piso para casa, o primeiro ponto é analisar os espaços aos quais o animal terá acesso. Se ele ficará dentro e fora da residência, é importante atentar-se para pisos para área externa e interna.
Um dos melhores tipos de pisos para casas com cachorro e gato é o piso vinílico. Ele é indicado especialmente para áreas internas, é confortável para as patinhas dos animais e, como é fabricado a partir do vinil, pode ser usado um pouco de água na limpeza.
Além disso, essa é uma opção resistente a arranhões, reduz os barulhos que os animais podem fazer durante as brincadeiras e está disponível em versões com texturas, ideais para evitar escorregões. Vale destacar que o vinílico de encaixe é um ótimo piso para casas ou apartamentos alugados, pois é fácil de instalar e pode ser facilmente retirado.
Outra opção para área interna é o piso porcelanato, especialmente o porcelanato acetinado, que é bastante confortável para os animais, resistente a arranhões, disponível e, versões antiderrapantes e não absorve água, sendo resistente a manchas.
Mas, atenção: essas características não valem para o porcelanato de alto brilho e liso, que pode riscar com facilidade e é bastante escorregadio.
Se você procura por um bom piso para áreas externas, a dica é investir nas pedras naturais, que apresentam uma grande resistência e algumas são naturalmente antiderrapantes. Além disso, elas oferecem um excelente conforto térmico, são bonitas e fáceis de limpar, basta usar água e sabão.
Também para área externa, outra opção é o piso com tecnologia ABS, que pode ficar exposto à chuva sem acumular água, é antiderrapante e oferece fácil manutenção e limpeza.
Por fim, que tal utilizar grama natural no seu quintal? Ela não exige cuidados adicionais com a limpeza, é bonita e agradável aos pets. Basta cuidar da manutenção, deixando-a sempre cortada.
Como limpar o piso de casa com pets?
A limpeza da casa é uma preocupação constante, especialmente para quem tem animais de estimação. Por isso, é importante fazer a limpeza profunda pelo menos uma vez na semana e atentar-se a algumas dicas que vão deixar sua casa sempre cheirosa e livre de pelos!
A primeira delas é evitar a vassoura e dar preferência ao aspirador de pó. Isso porque o aspirador é extremamente versátil e pode limpar pisos porcelanato e vinílico, carpete, sofá, tapete e outras superfícies.
Depois de retirar os pelos e a sujeira mais superficial, use um rodo com um pano umedecido. Para deixar a limpeza ainda mais potente, dilua produtos de limpeza específicos para o tipo de piso que a sua casa tem.
Essa etapa de diluir o produto na água é importante principalmente para evitar alergia em cães e gatos aos materiais de limpeza. Se seu animalzinho é mais sensível, prefira limpar com álcool, detergente e sabão neutro, que não deixam um odor forte.
Lembre-se sempre de esperar o cômodo secar totalmente antes de deixar seu pet entrar, para evitar não apenas que a pele dele entre em contato com os produtos, mas também escorregões, quedas e outros tipos de acidentes.
Escolha a cama certa para o seu cachorro
A escolha da cama também deve levar em consideração o piso do ambiente. Isso porque, saber como escolher caminha de cachorro, além de ser proporcional ao espaço – em cômodos pequenos, investir em opções menores e, em ambientes grandes, optar por camas mais espaçosas -, é preciso considerar o material do acessório, em relação ao tipo de piso.
Para camas de cachorro que ficarão na área interna da casa, vale escolher estofados ou materiais leves, aconchegantes e fáceis de limpar. Mas, caso a cama fique na área externa, é importante selecionar opções confortáveis e também resistentes a intempéries.
As caminhas de tecido podem ser utilizadas em quaisquer pisos, já que não oferecem o risco de danificá-los. Já as camas de madeira são recomendadas especialmente para os pisos vinílico, porcelanato acetinado, gramas ou pedras naturais e pisos com tecnologia ABS, que são resistentes a danos e arranhões.
Agora que você já sabe qual o piso ideal para cachorro e gato, pode encontrar as melhores ofertas na Leroy Merlin para transformar a sua casa! Confira e aproveite!