A cama para cachorro é um refúgio onde seu pet pode ficar para descansar e dormir, por isso deve ser adequada para garantir conforto e bem-estar ao animal.
Embora existam inúmeras opções disponíveis, é preciso seguir algumas orientações antes de escolher a caminha de cachorro ideal. Além da funcionalidade do acessório, você deve levar em conta outros fatores que também são importantes.
Tipos de cama para cachorro
Dentre os acessórios para pets, a cama é um dos mais procurados, devido à praticidade e ao conforto que proporciona. No entanto, antes de escolher a mais adequada, é preciso conhecer os tipos de camas para cachorro.
A caminha de cachorro no estilo almofada, ou “almofadona”, é indicada para cachorros que se esticam ou espreguiçam muito durante o sono. Com enchimento macio, é também uma boa alternativa de cama para cachorro grande.
Já a cama convencional é conhecida por adequar-se à maioria dos pets. Funcionando também como um mini sofá, este modelo de caminha para cachorro é versátil, está disponível em vários formatos e é interessante para proteger cachorros menores do frio.
Se o seu cachorro costuma passar bastante tempo dentro de casa, o colchonete ou o colchão são boas pedidas. Confortáveis, eles também têm a função de manter o animal refrescado ou aquecido, conforme o material, já que ajudam a manter a temperatura ideal.
Como todo cachorro é um membro da família, vale considerar também um enxoval com outros produtos para cachorro. Você pode adquirir, por exemplo, um conjunto de cama e cobertor, para uma dose extra de conforto.
Como escolher caminha de cachorro
Modelos e opções de cama não faltam, por isso vale investir em uma alternativa que confira praticidade e garanta conforto. Primeiramente, é importante saber o tamanho de cama ideal para seu cachorro, que deve ter espaço suficiente para ele esticar-se, considerando o tamanho do animal adulto.
A área disponível para receber a cama também influencia na escolha. A dica é que o acessório seja proporcional ao espaço: em cômodos pequenos, invista em opções menores, em ambientes maiores, opte por camas mais espaçosas.
Para camas que ficarão apenas na área interna da casa, escolha estofados ou materiais mais leves, aconchegantes e fáceis de limpar. Mas, caso a cama fique na área externa, é importante selecionar opções resistentes a intempéries e aconchegantes.
Fique atento também às características da raça, como hábitos e comportamentos, e leve em consideração se seu cachorro costuma sentir mais ou menos frio. Em alguns casos, é imprescindível investir em acessórios para cachorro, como cobertores e roupas, que protegem do frio e oferecem mais conforto.
Como a caminha para cachorro vai fazer parte da decoração da casa, escolha também de acordo com a cor e o estilo que melhor harmonizam com o ambiente. Para cômodos modernos, por exemplo, há opções coloridas e estampadas, mas é possível investir numa cama com cores marcantes e lisas.
Em casas minimalistas ou clássicas, camas em tons neutros são uma boa opção, como as camas para cachorro em branco, preto e marrom, que conferem sobriedade e leveza no ambiente.
Como limpar caminha de cachorro
A limpeza e a lavagem adequadas da cama de cachorro são primordiais para que a peça dure por mais tempo. Além disso, permite que seu cão mantenha-se saudável e longe de pulgas, carrapatos e alergias.
Antes de limpar, considere o tipo de material, as especificidades e os cuidados na manutenção do acessório. Há modelos, por exemplo, cujo enchimento pode ser lavado, mas a maioria permite a lavagem apenas do forro.
De maneira geral, o recomendado é separar a espuma da cama e lavá-las separadamente, à mão ou na máquina de lavar, conforme especificações. Utilize sempre água morna e detergente neutro e deixe secar bem, antes do seu pet voltar a usá-la.
Gostou do conteúdo? Confira todas as caminhas de cachorro na Leroy Merlin e deixe a vida do seu melhor amigo ainda mais feliz e confortável!