Modelos de sofá: conheça os tipos e saiba como escolher

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Um dos móveis mais importantes de qualquer sala, sem dúvida, é o sofá. Justamente por isso, a escolha deve ser feita com cuidado, avaliando os diferentes modelos de sofá e pensando no estilo do ambiente e nas características dos moradores.

Se você está com dúvidas para escolher entre os diferentes tipos de sofá, continue a leitura deste artigo e veja as dicas mais importantes para uma sala de estar confortável, moderna e cheia de personalidade!

Melhores modelos de sofá

  • Sofá chesterfield
  • Sofá-cama
  • Sofá com baú
  • Sofá com chaise
  • Sofá de canto/em L
  • Sofá divã
  • Sofá namoradeira
  • Sofá com pé palito
  • Sofá retrátil e reclinável
  • Sofá retrô
  • Sofá rústico
  • Sofá simples
  • Um sofá de qualidade é um dos principais móveis para sala. Além de confortável, esse item deve ser compatível com as características do ambiente e com as necessidades dos moradores. Por isso, entender os detalhes e usos de cada modelo de sofá é tão importante.

    O sofá chesterfield é confortável e muito elegante, capaz de ser o destaque de qualquer ambiente. Ele foi criado no século XIX, na Inglaterra, e é um ícone da decoração, com um design único, cheio de curvas e detalhes em capitonê característicos.




    O sofá-cama é um modelo multifuncional, que pode tanto ser usado na sala de estar quanto nos quartos. Ele é excelente para quem deseja receber visitas, mas não tem um quarto de hóspedes. Há inúmeros modelos de sofá-cama, variando em tamanho e estilo.




    Precisa de um móvel que, além de bonito e confortável, seja funcional? O sofá com baú é uma excelente opção. O grande diferencial é que ele conta com uma área de armazenamento, ajudando a deixar sua casa mais organizada. Geralmente é encontrado em modelos de sofá retrátil.




    Se, por outro lado, você está em busca de um sofá moderno e confortável, a melhor opção é o sofá com chaise. Ele conta com um pufe adicional para acomodar as pernas, oferecendo lugares extras para as visitas e muito mais conforto para você e sua família.

    Quem precisa otimizar o espaço disponível no ambiente, tem muito a ganhar com o sofá de canto/em L. Ele tem um design cheio de estilo e aproveita os cantos dos ambientes, aumentando a área de circulação. Por isso, o sofá em L é perfeito para cômodos pequenos.




    Uma opção confortável e com muito estilo é o sofá divã. Embora ele tenha ficado famoso pelo uso em consultórios de Psicologia, também pode ser usado na decoração de salas e quartos, aliando conforto, beleza e funcionalidade. Sua principal característica é o encosto de um lado só, para que a pessoa se deite.




    Está em busca de um móvel charmoso, com ar vintage e que seja bastante versátil? Considere o sofá namoradeira. Ele pode ser encontrado em opções de 1 a 6 lugares e tem um design bem característico. Os modelos menores podem ser usados em diversos ambientes, como varandas, quartos, escritórios e halls de entrada — e os maiores podem ser o destaque da sua sala de estar.




    Um modelo que está muito em alta é o sofá com pé palito. Ele tem um ar levemente retrô, trazendo o charme da madeira e combinando perfeitamente com diversos estilos de decoração — desde as mais contemporâneas até as vintages.

    Os diferentes modelos de sofá retrátil são ideais para quem busca conforto. Se você quer ainda mais personalização, o sofá retrátil e reclinável é o ideal. Afinal, com ele, você conseguirá ajustar a reclinação do encosto, aumentar o espaço do assento e garantir o aconchego perfeito para seus filmes, séries e diversões em casa.

    Quer criar um ambiente bastante charmoso e aconchegante? O sofá retrô é o móvel ideal para isso. Ele é um sofá novo, porém que recria o design dos móveis de décadas passadas e é perfeito para decorações românticas.




    Outra opção diferente e muito interessante é o sofá rústico. Ele combina perfeitamente com decorações rústicas e, geralmente, conta com detalhes em madeira, além de tecidos como o linho.




    Quem tem um ambiente mais clean e minimalista, pode optar pelo sofá simples. É aquele modelo com um design com linhas retas, em cores neutras e capaz de combinar com qualquer tipo de decoração.




    Como escolher sofá

    Além de considerar os modelos, na hora de escolher o melhor sofá é preciso analisar pontos referentes ao tamanho do móvel, que pode variar de 2 a 8 lugares, e ao material do qual ele é feito, garantindo que corresponda à sua rotina.

    Para os móveis que ficarão em áreas abertas, como as varandas, ou para quem deseja uma proteção extra, um bom tecido é o Acquablock. Se você não tem como impermeabilizar sofá, contar com esse tecido inteligente é uma ótima ideia. Isso porque ele protege contra a ação do sol e é repelente de água.

    Já quem está em busca de uma opção mais sofisticada para áreas internas, pode investir na camurça. Versátil, esse tecido pode ser usado em diferentes ambientes. Além disso, devido à sua técnica de produção, é um tecido durável e confortável. E se você se preocupa em como limpar sofá, a boa notícia é que a camurça é muito fácil de manter limpa.




    Mas se você deseja um sofá que impressione e seja o destaque do espaço, a dica é o sofá de couro. Além de bonito, esse material tem uma série de vantagens, como a facilidade de limpeza (sendo ótimo para quem tem crianças em casa) e a alta durabilidade — desde que você hidrate o couro de tempos em tempos.

    Outra opção bem charmosa é o sofá de linho. Ele é moderno, resistente, com inúmeras opções de cores e tramas, agradável para a pele e antialérgico.

    O suede também é um tecido muito procurado para estofar sofás. Ele é um tecido sintético com acabamento semelhante ao da camurça, que apresenta boa durabilidade, boa resistência a manchas e aos danos causados pela umidade, facilidade de limpeza e muito conforto.

    E para quem deseja um estofado que impressione, a dica é o sofá de veludo. Ele é perfeito para ambientes mais frios, sendo um tecido confortável, aconchegante e quentinho. Além de tudo, é belíssimo e um ícone da decoração. Mas deve ser usado com cuidado por quem tem animais de estimação ou crianças — e também é um tecido mais delicado.

    Além do tecido, o material do qual o produto é feito é importante. O sofá de madeira é bastante tradicional — e a madeira poderá ser usada apenas na estrutura ou aparecer nos acabamentos, como detalhes dos braços e dos pés. A principal vantagem é que a madeira é fácil de combinar e ainda adiciona um toque extra de aconchego.

    Já o sofá de metal traz um toque mais moderno, além de ser bastante durável, combinando perfeitamente com decorações clean, minimalistas e contemporâneas.

    Após ler sobre todos esses modelos de sofá, está mais fácil escolher o ideal para sua casa? Aproveite e compartilhe essas dicas com seus amigos nas redes sociais!

    Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo