Lixas e Lixadeiras: Conheça a Função de Cada Uma e Como Escolher a Ideal

Publicidade

Dá prazer quando a gente consegue fazer sozinho algumas tarefas de casa – pintar as paredes ou polir móveis são exemplos de bricolagem acessível, fácil até mesmo para iniciantes. Mas, mesmo para as atividades mais simples, você vai precisar de alguns apetrechos e um exemplo de componente essencial para o seu kit de ferramentas básico é a lixa. Multiuso, esse produto é barato e pode vir a calhar nas horas mais inesperadas. Dependendo do que você for fazer, até mesmo o investimento em uma lixadeira pode ser interessante. Quer sanar suas dúvidas a respeito de lixas e lixadeiras? Lucas Salles te ajuda nesse vídeo do canal Casa de Verdade:

Lixas e lixadeiras: aprenda a finalidade de cada uma e como escolher a ideal

Preste atenção nos tipos de lixa e numerações

A lixa não é um instrumento universal: cada atividade exige um modelo diferente. As principais são as lixadeiras Orbital para madeira e outros modelos para metal, parede e a d’água. A maior parte dos nomes é intuitivo, mas alguns precisam de esclarecimentos: a lixa d’água, por exemplo, é utilizada em metais finos e maleáveis, além da lataria de carros. Já a lixa para parede é uma das mais conhecidas, sempre utilizada após o reboco para que a superfície fique preparada para a pintura.A numeração da lixa é outro fator essencial a se considerar. Quanto menor o número, mais grossa ela, ou seja, maior a capacidade de desbaste. Já as lixas com numerações altas são super finas, o que as torna ótimas para lustrar ou polir.

Lixas e lixadeiras: aprenda a finalidade de cada uma e como escolher a ideal

Considere a opção de levar uma lixadeira para casa

Fãs de bricolagem, marcenaria e outras atividades podem se beneficiar muito do investimento em uma lixadeira. Você pode encontrar vários modelos desse equipamento, como a tradicional lixadeira para madeira, por exemplo. Relativamente simples, ela não pode ser utilizada em outros materiais – por ser aberta dos lados, poeira e resíduos podem causar entupimento. Para lixar superfícies mais duras como a parede, você vai precisar de um modelo completamente fechado, que não apresente esse risco. Para utilizar a sua, basta encaixar a lixa no aparelho e começar o trabalho. Graças ao mecanismo da lixadeira – que gira e vibra ao mesmo tempo – o processo é rápido e não exige esforço. Você pode também encontrar nas lojas a politriz, utilizada para polir superfícies de carro. Já os profissionais experientes se beneficiam da lixadeira angular, potente o suficiente para desbastar até mesmo pedras.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo