Veja como calcular os BTUs do ar-condicionado
Na hora de escolher o melhor ar-condicionado para a sua casa, você certamente terá que fazer o cálculo dos BTUs do ar-condicionado, um termo técnico, que traz uma informação importante sobre o aparelho e a capacidade de deixar o seu lar geladinho.
• Leia também: Os 10 melhores umidificadores de ar para a sua casa
O que é BTU?
Essas três letras significam “British Thermal Unit” ou Unidade Térmica Britânica, medida que determina a potência de refrigeração de cada aparelho de ar-condicionado.
Esse dado garantirá que o seu equipamento refrigere de maneira adequada o local onde será instalado, de acordo com a metragem e outros fatores.
Assim, você evita gastar dinheiro com um ar-condicionado muito potente para o seu espaço, caso ele seja tenha uma metragem menor, ou com um aparelho com desempenho abaixo do necessário.
Afinal, ninguém quer passar calor, mesmo com o ar-condicionado no máximo, certo? Ou frio, caso você tenha um ar-condicionado quente frio.
E muitas vezes isso acontece simplesmente porque a pessoa que comprou o aparelho não fez o cálculo dos BTUs corretamente.
Mas não queremos que você passe por isso…
Veja a seguir como fazer o cálculo de BTUs do ar-condicionado para escolher o aparelho mais apropriado para o seu ambiente!
Antes de prosseguir com a leitura, veja este vídeo especial feito pelo canal Leroy Merlin Brasil com dicas de como escolher ar-condicionado, quais os principais tipos e como calcular os BTUs necessários para seu ambiente:
O que são os BTUs do ar-condicionado
Os BTUs, ou British Thermal Unit, é uma unidade de energia de resfriamento usada para calcular a potência do ar-condicionado. Em outras palavras, essa unidade determina a potência do aparelho, que varia com a metragem do espaço.
Por exemplo, se a potência de um ar-condicionado for exibida em 9000 BTUs, pode-se dizer que sua capacidade de resfriamento é de 2600 Watts (unidade internacional). Ou seja, um Watt é igual a 3415 BTUs e 1 kWh é igual a 3415 BTU/h.
Como calcular BTUs do ar-condicionado?
Para calcular os BTUs do ar-condicionado, que são usados na hora de refrigerar um cômodo, devemos pensar no tamanho do ambiente, já que são necessários entre 600 a 800 BTUs por m². Você pode usar a base de 600 BTUs quando o ambiente não tiver incidência de sol. Já os 800 BTUs devem ser considerados em locais onde há raios de luz diariamente.
Sabendo dessa informação, meça o cômodo em que o ar-condicionado ficará instalado.
A quantidade de pessoas que frequentam o local também influenciará no resultado final. Recomenda-se somar 600 BTUs (ou 800, se houver incidência de sol) a cada usuário adicional do espaço (o primeiro não conta).
Sendo assim, vamos à conta final, usando como exemplo um local sem incidência de sol, de 15 m2 cujo uso é de duas pessoas: (600 x 15) + 600 = 9600. Ou seja, você adquire um aparelho que comporta, aproximadamente, essa capacidade e terá a certeza de um ar-condicionado na medida certa.
10 Tipos de BTUs do ar-condicionado
Agora que você já sabe como calcular essa medida, veja os 10 tipos de BTUs mais procurados de ar-condicionado e modelos de aparelhos:
1) 7.500 BTUs
O ar-condicionado de janela com 7500 BTUs é suficiente para resfriar áreas residenciais com até 12 m2.
O modelo oferecido pela marca Springer Midea utiliza fluido refrigerante ecológico R-410A, atóxico, não inflamável e não agride a camada de Ozônio. Além disso, possui sistema de renovação de ar, permitindo a troca do ar dissipando odores do ambiente, além de emitir um baixo nível de ruído.
2) 9.000 BTUs
Áreas com até 15 m2 funcionam perfeitamente com ar-condicionado de 9000 BTUs. O modelo Split Dual Inverter e Voice, da marca LG, conta com moderna tecnologia.
Esse aparelho possui Google Assistente e Alexa Monitore, que permitem o controle da temperatura, velocidades e da opção de quente ou frio, tanto por meio de controle remoto, quanto por comando de voz.
Ele ainda conta com compressor Dual Inverter, que economiza até 70% de energia quando comparado com modelos convencionais sem a tecnologia. Também possui refrigeração até 40% mais rápida, graças ao controle mais amplo de velocidade do compressor, bem como a garantia de um aparelho super silencioso, devido ao sistema de ventilação de alta precisão.
3) 12.000 BTUs
De preço acessível e apresentando ótimo custo benefício, o ar-condicionado de 12000 BTUs Split Hi Wall Ecoturbo, da marca Electrolux, possui classificação A no consumo de energia, que garante mais economia, além de liberar gás R410a que não agride a camada de ozônio.
Ainda, conta ainda com funções: auto limpeza, turbo, timer digital, painel digital e tripla filtragem (Ultra Filter + Carvão Ativado + Nylon).
Sem contar que a unidade externa, com saída de ar vertical, possui chassi inoxidável que garante um grau de proteção maior contra chuvas e ventos fortes. Além de ser bem estético, com design arrojado e moderno.
4) 18.000 BTUs
O Ar-Condicionado Split 18000 BTUs, da marca Equation, é o que falta na sua casa para fazer dela o melhor lugar do mundo (ou, pelo menos, o mais geladinho). Ele tem a temperatura adequada para o seu lazer, descanso, trabalho e cobre áreas residenciais de até 30 m2.
A Equation é uma marca exclusiva Leroy Merlin e esse ar-condicionado acompanha: garantia de três meses (ou de um ano, se instalado com autorizada), controle remoto com diversas funções e classe A de classificação energética.
Além disso, tem função turbo e baixa emissão de decibéis, ou seja, é mais silencioso. Tudo isso por um valor que cabem no seu bolso.
5) 22.000 BTUs
O ar-condicionado Split, da marca Consul, com 22.000 BTUs garante conforto e tranquilidade para ambientes maiores. Fato é que a linha de condicionadores de ar, da Consul, conquista por vários motivos: possuem máxima refrigeração, proporcionando muito mais conforto em menos tempo, controle remoto, painel digital, além de ser muito silencioso e econômico.
6) 24.000 BTUs
O ar-condicionado Split Hi Wall da marca TCL com 24000 BTUs, é muito eficiente e perfeito para quem busca máximo conforto para o seu lar. O aparelho possui modo de operação frio easy, o que refrigera o ambiente rapidamente, além de ser de fácil montagem, instalação e manutenção.
Sem contar que tem alta eficiência e economia de energia e função que memoriza a posição do direcionamento do ar. Bem como modo de desumidificação silencioso ao apertar o botão mute, assim como muitas outras vantagens.
7) 30.000 BTUs
Para quem busca conforto e um ambiente com climatização de qualidade, o ar-condicionado da marca Philco com 30000 BTUs é excelente. Ele traz bem-estar, economia e sustentabilidade para sua casa ou ambiente de trabalho. Seja aquecendo, refrigerando, desumidificando ou ventilando o ambiente, você sente o conforto que esse aparelho oferece.
Mais uma vantagem do ar-condicionado Philco é a facilidade de limpeza, já que os filtros são removíveis, o que deixa a higienização do aparelho prático e fácil. Além de ser antibacteriano e anti fungo, inibindo a proliferação de bactérias, fungos e ácaros.
8) 48.000 BTUs
O ar-condicionado com 48000 BTUs da marca Philco é muito potente e cobre grandes áreas, chegando a atender cômodos comerciais de até 60 m2. O modelo de teto, da marca Hitachi, com função trifásica é ideal para escritórios e pontos comerciais de pequeno a médio porte.
Ainda, esse modelo elimina a necessidade de duto, pois conta com design que se integra a qualquer ambiente. Com menor impacto ambiental, também não agride a camada de ozônio e possui compressores de alto rendimento.
9) 58.000 BTUs
O ar-condicionado da marca Philco com 58000 BTUs é igualmente potente e cobre amplas áreas – cerca de 70 m2. A versão de teto, da marca Carrier, é o equipamento ideal para quem precisa climatizar grandes ambientes residenciais, salas amplas e conjuntos comerciais com distribuição uniforme no ambiente.
Discreto, esse aparelho tem sua instalação embutida no forro e não interfere na decoração do ambiente. Atóxico, não agride a camada de ozônio e possui bomba de dreno incorporada, a qual evita acúmulo de água na unidade interna e gotejamento.
Ainda, possui painel frontal removível, facilitando a manutenção e acesso aos componentes internos, sem a necessidade de retirar o produto do teto ou forro. Bem como display digital no controle remoto, relógio de fácil leitura e função eco tecnologia, com operação inteligente da unidade interna, proporcionando maior economia de energia.
10) 60.000 BTUs
As versões de ar-condicionado com 60000 BTUs são para áreas grandes, chegando a atender áreas com mais de 70 m2. O modelo de piso ou teto, apresentado pela marca Elgin, tem design elegante e é capaz de refrigerar diversos ambientes de médio a grande porte, proporcionando conforto térmico e deixando o dia a dia muito mais agradável e refrescante.
Toda a linha trabalha com o gás ecológico r-410a e possui tecnologia inverter, a qual possibilita economia de energia de até 40%, com classificação de energia “A” no INMETRO.
Também, possui duplo air swing, função que garante a distribuição de ar mais eficiente, com movimento automático das aletas na posição vertical e horizontal. Ainda, conta com proteção anti corrosão da placa eletrônica, já que sua pintura tem proteção contra umidade, corrosão e poeira, o que aumenta a durabilidade do produto.
Como saber os BTUs do ar-condicionado
Para saber os BTUs do ar-condicionado basta checar na embalagem do produto ou mesmo nas informações disponíveis nos locais e sites de venda.
Não se esqueça de sempre ler o manual de instruções e seguir todas as recomendações conferidas pelo fabricante.
Quantos BTUs por m²?
A princípio, são necessários entre 600 a 800 BTUs por m². Em geral, a potência em BTUs do ar-condicionado deve ser definida principalmente de acordo com o tipo e tamanho da área a ser coberta.
Ou seja, é necessário observar quantos metros quadrados tem o cômodo que você quer instalar, a quantidade de BTUs do ar-condicionado e, ainda, o tipo do ambiente. Isso porque em cômodos comerciais, onde há maior fluxo de pessoas, os BTUs do ar-condicionado devem ser maiores em relação aos ambientes residenciais.
Por exemplo, ambientes residenciais que têm 25 m² são indicados aparelhos com 15000 BTUs, já ambientes comerciais com a mesma metragem devem priorizar ar-condicionado com 20000 BTUs.
Abaixo, vamos trazer a tabela ar-condicionado por m2, que traz exatamente quantos BTUs do ar-condicionado devem ser usados de acordo com a finalidade do cômodo e a quantidade de metros quadrados. Confira:
Tabela BTUs do ar-condicionado (Tabela de ar-condicionado por m2)
Consultar a tabela de ar-condicionado por m2 é fundamental para escolher o aparelho adequado ao tamanho do ambiente.
Cada espaço requer uma potência específica para garantir o conforto térmico sem excesso de consumo. Uma unidade subdimensionada pode não refrigerar o ambiente corretamente, enquanto uma superdimensionada levará a gastos desnecessários de energia.
O cálculo de BTUs do ar-condicionado por m2 assegura um equipamento eficiente, econômico e perfeitamente ajustado às suas necessidades.
Aqui está a tabela ar-condicionado por m2 que exemplifica esses dados acima. Anote aí:
Para quantos m² o ar-condicionado 12.000 BTUs é indicado?
Em ambientes residenciais, o ar-condicionado de 12000 BTUs é indicado para áreas de cerca de 20 m². Já para ambientes comerciais, ele é indicado para uma área em torno de 15m².
Também, vale destacar que os eletrodomésticos com 12000 BTUs de potência funcionam melhor em espaços como quartos, salas, salas de escritórios e home offices.
Para quantos m² o ar-condicionado 9.000 BTUs é indicado?
Os aparelhos de ar-condicionado com 9000 BTUs são indicados para ambientes domésticos de até 15m² e áreas comerciais em torno de 12 m². Também são recomendados para ambientes como salas, quartos, escritórios e home offices.
Fatores que influenciam na potência do ar-condicionado
- Quantidade de aparelhos eletrônicos: esses elementos aquecem o ambiente e, caso tenha muitos no local em que o ar-condicionado for instalado, considere adquirir um modelo mais potente;
- Tipo e quantidade de lâmpadas: as incandescentes produzem mais calor ao ambiente, se comparadas às fluorescentes. Identifique qual é o modelo que possui e se ele aquece o seu cômodo a ponto de sentir calor quando estiver próximo às lâmpadas;
- Janelas e cortinas: as janelas permitem a entrada de calor e a cortina, por sua vez, minimiza o aquecimento;
- Região do Brasil onde mora: dependendo do clima do local, considere adquirir um equipamento um pouco mais potente devido ao intenso calor.
A cada fator externo, adicione mais 600 BTUs à conta final.
Calculadora de BTUs para ar-condicionado
Para simplificar ainda mais sua vida na hora de descobrir a potência ideal, criamos uma calculadora de BTUS do ar-condicionado. Ela leva em conta o tipo de imóvel e até mesmo a região onde você mora.
Ou seja, com ela não tem erro e o cálculo do ar-condicionado se torna muito mais fácil. Clique agora no botão e saiba a potência ideal para o seu ambiente!
Leia mais:
Como Aproveitar a Black Friday Leroy Merlin
Tipos de ar-condicionado: quais são e como escolher?
Top 10 melhores marcas de ar-condicionado