7 Dicas para usar o animal print na decoração
O animal print invadiu as vitrines e passarelas e se tornou uma grande tendência na moda, mas a sua influência não para por aí: ela também ganhou o coração dos decoradores e passou a ocupar as casas e apartamentos, sendo encontrada nas salas, quartos, banheiros e lavabos. A expressão se refere ao uso de estampas de animais, tais como onça, leopardo e zebra, e surgiu na década de 1950 inspirado na cultura africana. Versátil, é possível integrá-la em peças de decoração, estofados e até revestimentos de parede. No entanto, algumas pessoas ainda têm um certo medo de usá-la por acreditar que vai ficar exagerado ou ser difícil de combinar. Para ajudar, nós separamos sete dicas de como usar o animal print na decoração e deixar a sua casa puro luxo.
Confira sete formas de usar animal print na decoração
1 – Primeiro: perca o medo de usar (e de ousar!)
A gente adora a estampa de animal print, mas incluí-la na decoração dá um certo receio, né? Afinal, há o risco de ficar pesado demais ou de não combinar com o restante da mobília. Se você tem medo de começar essa mudança, a dica é ir introduzindo aos poucos: não coloque de cara peças muito grandes e robustas com estampas de animais. Comece pelos artigos menores, como as peças de decoração: porta-retratos, quadros, cortinas.
2 – Combine seu animal print com bases neutras
Para que a sua decoração fique sofisticada e leve, sem aquele aspecto bagunçado e de demasiada informação, abrace as cores neutras. Peças de animal print caem super bem em cômodos com móveis e revestimentos brancos, beges ou até mesmo pretos — afinal, quem não adora uma estampa de zebra próxima às paredes escuras? Assim, seu espaço não vai ficar pesado e você ainda cria pontos de destaque com as suas peças.
3 – Capas de almofadas e mantas para sofás são ótimas peças para receber o animal print
Outra forma de integrar o animal print é nas capas de almofadas, com estampas de zebra, onça e outras opções. Elas caem super bem em cima do sofá, da cama ou das cadeiras, criando uma sensação de conforto e maciez que torna o ambiente muito mais aconchegante. Você pode fazer a mesma coisa com as mantas de sofá : em vez de criar estofados com animal print, que podem acabar sendo ousados demais para uma decoração, invista em uma manta na mesma estampa apenas para cobrir parte do sofá. O bom desses modelos é que eles são minimalistas e, caso você enjoe, é só trocar.
**4 – Nos quartos, aposte no uso em roupas de cama **
Pense em um quarto todo branquinho e iluminado, agora adicione uma manta de zebra. Faz toda a diferença, né? Ela deixa o ambiente muito mais chique e passa longe daquela sensação de “informação demais”. O animal print é muito usado em salas de estar, mas ele pode ser facilmente incorporado nos quartos nas estampas de roupas de cama. Se jogar em uma manta com animal print traz todo o aconchego que a gente precisa para descansar!
5 – Já pensou em revestir uma parede com a tendência do animal print?
Você sabia que o animal print também pode ser incorporado em papéis de parede ? No entanto, por eles chamarem bastante atenção, é interessante que sejam reservados para apenas uma parede, sem sobrecarregar o visual. Se o seu cômodo for pequeno, opte pelos modelos com padrões pequenos e, se for espaçoso, pelas versões com padrões maiores. Assim, você não corre o risco de fazer o ambiente parecer menor do que ele realmente é.
6 – Decoração em banheiros e lavabos também pede um toque de luxo
Nada de deixar o animal print apenas para as salas e quartos: eles também podem complementar a decoração dos banheiros e lavabos! Para quebrar a monotonia dos banheiros sempre brancos e com poucas estampas, invista nessa tendência nos jogos de banheiro, itens de organização e até nos revestimentos da parede — só atenção com a impermeabilização. Você vai ver que o seu banheiro ou lavabo vai ficar muito mais luxuoso!
7 – E não podia faltar: os tapetes com estampa de animal print são tendência há muito tempo
Você provavelmente já viu modelos de tapetes com estampas de animais silvestres estendidos sobre a sala. É uma peça que pode ser usada para dar destaque e estilo para sua decoração. Para não errar, o truque é deixar o tapete como protagonista do cômodo, evitando que ele dispute atenção com outros elementos. As estampas mais coloridas, como as de onça, combinam mais com decoração claras, enquanto as pretas e brancas podem ser misturadas tanto em ambientes clean quanto em decorações mais ousadas, com tons de vermelho, por exemplo.