6 dicas para manter a organização no quarto das crianças
Manter o quarto das crianças arrumado é um verdadeiro desafio. Brinquedos pelo chão, roupas debaixo da cama, sapatos no caminho e os materiais escolares desarrumados são algumas das marcas dos quartos infantis. É, crianças podem ser pequenas na estatura, mas sabem muito bem como provocar uma bela desorganização!
Adotando algumas medidas simples é possível manter o cantinho dos pequenos sempre em ordem. Confira nossas dicas e faça desse sonho uma realidade na sua casa!
1. Comece dando o bom exemplo
A educação para a organização começa desde cedo, até porque as crianças aprendem mais com exemplos do que com palavras. Procure ser organizado, mantenha suas próprias coisas em ordem e faça com que seus filhos se espelhem em você. Afinal de contas, é um tanto quanto difícil estipular regras de organização quando se é um bagunceiro!
2. Transforme caixas organizadoras em aliadas
Para arrumar os brinquedos e evitar que eles fiquem espalhados pelo quarto, use e abuse de caixas organizadoras. Nesse caso, prefira as versões maiores e transparentes, pois elas armazenam mais objetos ao mesmo tempo que facilitam sua localização e não comprometem a estética do ambiente. Existem vários modelos disponíveis no mercado.
3. Guarde os sapatos em locais apropriados
Evite deixar pares e mais pares de sapato espalhados pelo chão ou amontoados de qualquer maneira dentro do armário. Para impedir que isso aconteça, o ideal é providenciar sapateiras ou organizadores de closet. Nada mais de tropeçar em um pé de chinelo aqui ou chutar outro pé de tênis acolá!
4. Abuse dos nichos e das prateleiras
Se você quiser organizar o quarto e decorá-lo simultaneamente, aposte em prateleiras e nichos infantis. Esses elementos são funcionais e ajudam na otimização do espaço, facilitando o armazenamento de pelúcias, brinquedos, livros e muito mais. Lembre-se de que os itens que as crianças usam com frequência devem ficar mais acessíveis, enquanto os objetos menos utilizados podem ficar em lugares altos.
5. Elimine ao máximo os excessos
Muitos quartos infantis são bagunçados porque estão sobrecarregados com coisas inúteis, como brinquedos quebrados ou roupas que a criança não usa mais. Por isso, separe o que precisa ser consertado, doe o que estiver em bom estado, jogue fora o que não presta mais, recicle o que for reaproveitável e guarde os itens sobressalentes em outros ambientes, deixando apenas o essencial no quarto.
6. Engaje as crianças na organização
Procure incluir as crianças na arrumação da casa, mas respeitando, claro, a faixa etária dos pequenos. Crianças menores podem juntar os brinquedos depois de brincar, enquanto as maiores, além de organizarem os brinquedos, podem arrumar a própria cama, cuidar dos materiais escolares, levar os copos que usaram para a pia, dentre outras tarefas adequadas para sua idade.
Leia mais: