Como escolher toldos e coberturas? 4 fatores para considerar

Toldos e coberturas são grandes aliados para proteger contra intempéries e controlar a temperatura nos ambientes, além de deixar a área externa mais charmosa.

Disponíveis em diversos tipos, cores e tamanhos, podem ser colocados em janelas, portas, varandas e entradas. A escolha fica por sua conta!

Neste conteúdo reunimos 4 critérios fundamentais sobre os toldos e coberturas para facilitar na hora de escolher o seu produto ideal. Aproveite!

Saiba como escolher toldos e coberturas

Antes de sair comprando um produto, é importante conhecer alguns fatores para acertar na escolha ideal, como: 

  1. Os tipos de toldos e coberturas existentes no mercado;
  2. As medidas (para entender se são compatíveis com o local que será instalado);
  3. Valor do m² de toldo;
  4. Custo de instalação.

Todos esses fatores contribuirão para a maior durabilidade do produto e serão melhor explicados a seguir.

1. Tipos de toldos e coberturas

No mercado existe uma grande variedade de modelos de toldos, com tamanhos e cores diversas.

Retrátil, rolo, com partes transparentes, produzidos em polipropileno ou policarbonato, ombrelones. São muitas opções para você escolher. Porém, o importante é levar em conta os critérios de proteção que você deseja.

Toldo retrátil ou articulado

O toldo retrátil é um dos mais usados. Eles fecham de forma sanfonada e fazem uma espécie de ‘cortina’ de luz nos ambientes, sendo ideais para proteger ambientes e para compor a decoração.

Alguns modelos de toldo retrátil vêm com abertura automática, com motor rápido e silencioso, facilitando sua abertura e fechamento.

Fachada de um café rústico com um toldo retrátil de cor clara.

Cobertura e toldo de polipropileno

Se você está buscando uma solução sustentável, a dica é apostar em coberturas e toldos de polipropileno feitas de pets reciclados.

Outro benefício é que, por conta da transparência, as coberturas de polipropileno dificultam a propagação de fungos, uma vez que são fontes naturais de calor e fáceis de limpar.

Além disso, sua manutenção é simples e não pesa no bolso.

Área externa com três toldos cortina bege com meio transparente.

Toldo e cobertura de policarbonato

Uma opção para quem busca aproveitamento da luz natural são os toldos e coberturas produzidos em policarbonato — um plástico feito a partir de resinas derivadas de carbono.

A cobertura de policarbonato é conhecida por sua resistência à abrasão, devido à sua alta capacidade a impactos. Mas isso não significa que esse produto seja pesado, ele é mais leve que o vidro, além de ser pouco inflamável.

Outras vantagens dos toldos desse material são:

  • Auxílio na proteção solar, já que é capaz de impedir a passagem dos raios UV (ultravioleta);
  • Capacidade de suportar grandes mudanças de temperatura, sendo uma excelente opção para ficar exposto no sol, na chuva e demais intempéries;
  • Melhor eficiência térmica.

Por fim, não se preocupe na hora de instalar! As chapas das coberturas em policarbonato são de fácil manipulação, podendo ser instaladas sobre estruturas de alumínio, aço ou madeira.

Porta de entrada preta com um toldo de policarbonato preto.

Ombrelone

Está buscando uma opção mais simples? Os ombrelones podem ser a solução, já que protegem do sol e fazem aquela sombra gostosa. Por isso, podem ser usados principalmente em áreas com piscina ou em praias, apesar de também serem utilizados em jardins, varandas e até em projetos de paisagismo.

Área externa om quatro espreguiçadeiras decoradas com almofadas verdes e cobertas por um ombrelone de cor clara.

Os ombrelones estão disponíveis em diversas angulações. Conheça os principais:

  • Ombrelone lateral: projetado para ser usado com um suporte ou base para ficar ao lado dos móveis para jardim;
  • Ombrelone central: um modelo que pode ser usado solto (como um grande guarda-sol) ou encaixado na grama;
  • Ombrelone vertical: que tem uma haste única e é fincado no centro de uma mesa;
  • Ombrelone articulado: que possui uma haste para variar o ângulo de inclinação da cobertura.

Alguns modelos de ombrelones, ainda, vêm com uma alavanca para ajustar a altura da armação com mais facilidade.

Toldo cortina 

Agora se está procurando uma solução para o fechamento vertical da sua varanda, a dica é investir em um toldo cortina, também conhecido como toldo de enrolar ou toldo rolo.

Esse modelo é ideal para fazer o isolamento contra o vento, chuva e sol, já que pode ficar aberto, recolhido ou metade fechado — dependendo da sua necessidade no momento — também sendo discreto e compacto quando não está em uso. 

Esse modelo pode ser acionado com um redutor e manivela, ou de forma automatizada com controle remoto e botoeira, proporcionando praticidade e facilidade na sua rotina.

Além de serem resistentes e de fácil manutenção, os toldos cortina são conhecidos também por sua versatilidade. Existem aqueles que fazem sombra total (blackout), sombra com translucidez ou que são totalmente transparentes, por exemplo.

Varanda com uma área gourmet protegida por um toldo cortina bege com o meio transparente.

2. Medidas do toldo e do local de instalação

Ao escolher o toldo ideal, entender as medidas é fundamental para garantir que a instalação seja bem-sucedida e o produto atenda às suas necessidades. Um toldo mal dimensionado pode comprometer não só a funcionalidade de proteção, mas também a decoração da área externa. 

Para isso, verifique a largura e a altura disponíveis, além da profundidade que você deseja cobrir. Todas essas informações ajudarão a evitar surpresas na hora da instalação.

No mercado, os tamanhos mais comuns de toldos variam entre 2 metros até 5 metros de largura, com profundidades que vão de 1 metro até 3 metros. É comum encontrar modelos sob medida também, especialmente para espaços mais específicos ou personalizados. 

Portanto, ao tirar suas medidas, não se esqueça de considerar os ajustes necessários para uma instalação confortável e segura. 

3. Valor do m² de toldo

Com diversos materiais disponíveis, os toldos podem ser encontrados a partir de R$150,00, o metro quadrado. No entanto, na hora de investir em toldos e coberturas, é importante considerar os critérios de proteção e o ambiente a ser instalado.

De forma geral, os toldos com melhor custo benefício disponíveis são os de polipropileno, que podem ser encontradas com valores menores.

4. Custo de instalação do toldo e cobertura

Além do valor do toldo, no momento de escolher um toldo ou cobertura, também é necessário considerar o valor da instalação, que varia de acordo com o tamanho da área a ser protegida, do modelo e do material escolhidos.

A escolha do toldo e da cobertura ideal vai muito além da estética: conhecer os tipos de toldos que melhor se encaixam no seu projeto e garantir um dimensionamento adequado são passos fundamentais para ter um resultado satisfatório. 

Explore as diversas opções disponíveis na Leroy Merlin e prepare-se para transformar seu espaço com estilo!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo