Revestimento de parede interna: como escolher o seu?

Publicidade

Aprenda a escolher o revestimento de parede interna certo e entenda as diferenças entre os produtos!

As paredes são importantes itens de decoração, ajudando a criar sensações e a transformar ambientes. Por isso, o revestimento de parede interna está tão em alta, substituindo a tradicional pintura e, ainda, trazendo benefícios em termos de funcionalidade.

Afinal, como existem vários tipos de revestimentos para parede, é possível escolher aquele que ajude com alguma situação pontual do imóvel. Como um revestimento cerâmico para reduzir os impactos da umidade ou um papel de parede para tornar o ambiente mais acolhedor.

Parece muito complicado? A Leroy Merlin trouxe tudo o que você precisa saber sobre o assunto e acertar na escolha do revestimento das suas paredes internas. Confira!

Tipos de revestimento de parede interna

Ao começar a pesquisar sobre o tema, você deve ter se deparado com inúmeros tipos de revestimentos de parede, não é mesmo?

Existem vários materiais, com finalidades e características diferentes. Para lhe ajudar, separamos os principais, facilitando a sua escolha. 

  • Revestimentos cerâmicos: são os famosos azulejos e outras peças cerâmicas. Eles podem ser encontrados em diferentes tamanhos, formatos, cores e estampas. São excelentes para espaços com umidade e áreas de alto tráfego, porque são mais duráveis;
  • Porcelanato: assim como as cerâmicas, também funcionam muito bem em áreas que lidam com a umidade. Podem ser encontrados em tamanhos variados, inclusive versões de grandes formatos, e até mesmo imitando materiais nobres de forma fidedigna, como mármores raros e madeiras;
  • Cimentícios: têm uma aparência mais rústica e industrial, sendo muito usados em ambientes nos quais se deseja um revestimento mais durável;
revestimento de parede interna brick natural terracota
  • Revestimento 3D: são aqueles que criam um efeito tridimensional na parede, adicionando um toque moderno e impactante, sendo perfeitos para destacar paredes nas salas de estar, jantar, corredores, hall de entrada e outros ambientes;
  • Pastilhas: são pequenas peças de vidro, cerâmica, porcelanato ou pedra, ideais para criar mosaicos e detalhes decorativos, sendo encontradas em grande variedade de cores e tamanhos. Podem ser usadas em cozinhas, banheiros e outros espaços que sofram com a umidade;
  • Papel de Parede: é possível encontrá-lo em grande variedade de materiais, desde os tradicionais, até os laváveis. Também têm variedade de cores, estampas e padronagens, sendo mais fácil de aplicar que os demais;
  • Painel de Madeira: pode ser usado em toda a parede ou para criar painéis decorativos e até para “camuflar” portas, por exemplo. A madeira deixa qualquer ambiente mais acolhedor, além de ser fácil de combinar com vários estilos;
revestimento de parede interna: painel de madeira mdf
  • Adesivos Decorativos: são opções fáceis de aplicar e remover, que podem ser encontrados em inúmeros desenhos, formatos e estilos, perfeitos para alterações rápidas e pontuais nas suas paredes internas.

Como escolher o revestimento de parede interna ideal?

Com tantas opções de revestimentos para parede interna, parece complicado acertar na escolha?

Além das dicas que separamos abaixo, comece pensando nas características do seu ambiente para optar por seus pisos e revestimentos.

revestimento de parede interna tnt

Ele sofre com a umidade? Precisa ser limpo com frequência? Está exposto à gordura, vapores ou outras condições que exijam uma durabilidade maior?

Por exemplo, na hora de escolher os revestimentos para o banheiro, é melhor preferir aqueles que funcionem bem com a umidade, como os revestimentos cerâmicos, pastilhas ou porcelanatos. 

Já o revestimento para cozinha deve ser fácil de limpar e não absorver sujeira com facilidade. Assim, novamente, os cerâmicos e porcelanatos, de preferência com textura lisa, funcionam melhor.

Veja mais dicas que separamos.

Estilo e estética

É muito importante que as cores, o estilo e as estampas do revestimento estejam em sintonia com a decoração do ambiente.

Pense em qual sensação você deseja transmitir para aquele espaço. O revestimento de madeira para parede interna, por exemplo, é uma tendência. Como a madeira adiciona aconchego, essa é uma ótima ideia para salas, quartos e outros ambientes de descanso.

revestimento de parede interna tijolo marrom

Já se você tem um espaço com uma estética mais rústica, por exemplo, pode investir no revestimento de pedra para a parede interna. Não tem como instalar pedras naturais? Não tem problema, porque existem várias opções que recriam esse material, como porcelanatos e papéis de parede.

revestimento de parede interna: papel de parede tnt

Se o espaço é pequeno e sem tanta luz natural, prefira revestimentos em tons claros e neutros, que ajudam a ampliar. Agora se ele tem um pé direito muito alto e é bem grande, por exemplo, use tons escuros ou terrosos, para favorecer o aconchego.

Analise tudo o que está presente no espaço, como o estilo dos móveis, o material e as cores deles, os estofados, as cores das demais paredes e assim por diante, visando criar sintonia.

Durabilidade e manutenção

É muito importante que o revestimento escolhido seja durável às características do ambiente no qual ele será instalado.

Se o espaço sofre com umidade e vapor de água, como nos banheiros, não adianta instalar um papel de parede que não pode ser molhado ou um revestimento de madeira, por exemplo, porque você terá dor de cabeça.

revestimento de parede interna: pastilha bege, rosa e branca

Prefira aqueles indicados para as condições de cada ambiente. E, claro, verifique o quão simples é fazer a limpeza, o tempo que o revestimento dura e quando deve ser trocado, visando manter a beleza do espaço por mais tempo.

Em geral, os revestimentos cerâmicos, cimentícios e porcelanato são os mais duráveis, enquanto os adesivos decorativos podem exigir trocas mais frequentes. Por isso, são ótimos para aquela repaginada rápida no visual de um espaço ou para serem usados em imóveis alugados, por exemplo.

Orçamento

Cada tipo de revestimento para parede interna tem um valor diferente pelo m². Entenda essas características e escolha aquele que faça sentido para o seu ambiente e o seu bolso.

Lembre-se de incluir nesse cálculo os materiais de instalação e a mão-de-obra. Por exemplo, para instalar cerâmicas, você precisará de rejunte, argamassa e pedreiro. Já para o papel de parede, será preciso cola e o instalador.

revestimento de parede interna acetinado borda reta

Não avalie apenas o custo final, mas foque no custo-benefício, pensando no longo prazo. 

De que adianta uma solução barata agora se, em poucos meses ou anos, você terá que fazer a troca e gastar novamente? 

Muitas vezes vale a pena pagar um pouco mais caro, mas garantir uma durabilidade maior, por exemplo ou garantir outros benefícios, como uma economia de energia ao instalar um revestimento que deixe o ambiente mais fresco, como as cerâmicas e porcelanatos.

Passos para a instalação do revestimento de parede interna

Cada revestimento pode ter seus passos próprios. Por exemplo, o revestimento decorativo e o papel de parede têm processos distintos de instalação. 

Abaixo, separamos passos gerais que são comuns a todos os revestimentos de paredes internas. Confira.

  1. Preparação da superfície: a parede deverá ser limpa e as rachaduras ou buracos precisam ser preenchidos com massa corrida;
  2. Medição e Corte: meça a parede com exatidão antes de comprar o revestimento, pensando nos pontos onde ele será instalado ou se a instalação será em toda a parede. Marque as linhas de referência e corte os revestimentos conforme necessário;
  3. Aplicação de argamassa ou cola: se você for instalar revestimentos cerâmicos, pastilhas e porcelanatos, precisará aplicar uma argamassa específica para cada um desses tipos. No caso do papel de parede, será preciso usar uma cola (exceto para os papéis autocolantes e adesivos);
  4. Colocação das peças: comece a colocar as peças de revestimento do centro da parede para as bordas;
  5. Nivelamento e espaçamento: use um nível ou espaçadores para garantir que as peças estão niveladas e com espaçamento adequado entre elas;
  6. Corte e encaixe: se for preciso, corte as peças para se ajustarem a cantos ou bordas;
  7. Limpeza: limpe o excesso de argamassa ou cola;
  8. Secagem: deixe o revestimento secar completamente de acordo com as instruções do fabricante;
  9. Acabamento: no caso dos revestimentos cerâmicos, porcelanatos e pastilhas, será preciso aplicar o rejunte;
  10. Limpeza final: remova quaisquer resíduos de rejunte e limpe a superfície. Aguarde a secagem total.

Viu só, quantas opções incríveis de revestimento de parede interna existem? Agora que ficou mais fácil transformar as paredes da sua casa, é só escolher o tipo que deseja e garantir o seu revestimento na Leroy Merlin, com preços e condições imperdíveis.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo