Prateleira suspensa com corda: passo a passo de como fazer uma para sua sala, quarto ou cozinha
As prateleiras são aliadas perfeitas para a organização da casa. Elas podem acomodar livros, vasos decorativos, porta-retratos, bichinhos de pelúcia e qualquer outro enfeite que a imaginação permitir. O mais incrível é que você pode colocá-las em todos os ambientes da casa, truque para deixar tudo bem organizado. E, para te ensinar a criar uma peça estilosa que anda em alta nas decorações, a designer Karla Amadori mostrou o passo a passo de como montar uma prateleira suspensa com corda. Confira:
Você vai precisar de:
2 tábuas de madeira medindo 50×15 cm
Fita crepe
Pincel fino
Tinta para madeira
Fita métrica
Lápis
Alicate
4 bolinhas de madeira
2 cordas (com 1,5 m cada)
Tesoura
Isqueiro
Colocando a mão na massa:
1 – Pegue uma tábua de madeira e revista os lados com fita crepe, deixando apenas as bordas à mostra – faça isso nas duas faces da tábua. Assim, a fita cria uma espécie de moldura na madeira, deixando-a bem protegida.
2 – Agora, você vai utilizar o pincel e a tinta para pintar todas as bordas da tábua. Você pode escolher a tinta que melhor combine com você, mas, para criar um contraste legal com a madeira, indicamos cores fortes, como o verde fluorescente, azul e vermelho.
3 – Faça os mesmos procedimentos com a outra tábua de madeira: proteja os lados com fita crepe e pinte as bordas com o auxílio do pincel e da tinta.
4 – Após deixar a tinta secar, coloque as duas tábuas de madeira exatamente uma em cima da outra – de forma que fiquem bem alinhadas. Agora você vai precisar da ajuda da fita métrica e do lápis para fazer 4 marcações nos cantos das tábuas – sempre com a mesma distância! Para que as marcações fiquem precisas, utilize a fita métrica para medir 4 cm em relação à borda da madeira e marque com o lápis.
5 – Pegue a furadeira e perfure as tábuas exatamente nos locais da marcação, criando 4 furos iguais (cada um em um canto das tábuas). Nesse caso, é importante escolher o tipo de broca certo para criar furos bem precisos!
6 – Agora você também precisa criar um furo nas bolinhas de madeira. Faça isso de forma segura: utilize o alicate para segurar a bolinha e pressione a furadeira bem no centro, para criar um furo preciso. Realize esse procedimento nas 4 bolinhas.
7 – Após realizar todas essas etapas, você pode partir para a montagem! Passe o primeiro pedaço de corda no buraco das duas prateleiras e faça um nó embaixo de cada tábua (confira a foto abaixo). É importante deixar uma extensão de 30 cm de corda entre uma tábua e outra – esta será a distância entre as duas prateleiras. Já na parte de cima, deixe um pedaço de corda de 45 cm para pendurar as prateleiras.
8 – Pegue a outra ponta da mesma corda e coloque no outro furo da tábua, como ilustrado na foto abaixo.
9 – Na hora de passar a corda pelos furinhos da parte da frente da tábua, insira uma bolinha de madeira antes de fazer o nó. Não se esqueça de garantir que haja 30 cm de corda entre as duas tábuas.
10 – Após realizar o último nó embaixo, corte as sobras da corda com a tesoura e queime as pontinhas com o isqueiro para que elas não desfiem.
12 – Repita as etapas 7, 8, 9 e 10 no outro lado das tábuas – atentando às medidas para que as prateleiras fiquem com o mesmo nível.
Prontinho: agora é aproveitar essa prateleira exclusiva e cheia de estilo!