Decoração e Tendência

Tinta para parede: saiba como escolher o tipo para cada ambiente

Responsável por dar vida nova aos ambientes e garantir um acabamento de primeira, a tinta para parede conta com novas versões, cada vez mais específicas para diferentes superfícies e espaços.

Tinta para Parede: sala com parede colorida em verde, branco e ameixa

No entanto, a compra da tinta, diante das inúmeras opções disponíveis, nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, a Leroy Merlin reuniu as características dos principais produtos para que você faça a escolha certa. Preparado para entrar nesse universo? Então, vamos lá!

Tinta para Parede: cozinha pequena na cor azul com armários planejados e balcão

Tipos de tinta para parede

As tintas para parede dão um novo ar na casa, tanto em ambientes internos quanto externos. Para escolher a ideal para cada espaço, é importante considerar o tipo de parede que receberá a pintura, bem como se o ambiente é exposto às intempéries e, ainda, o efeito que se pretende ter com ela na decoração.

Tinta para Parede: quarto decorado com parede na cor cinza

Tinta látex PVA

A tinta látex PVA é a opção mais comum e que pode ser aplicada em superfícies de alvenaria, gesso e drywall. Por não ser resistente contra umidade nem intempéries, ela é indicada para ambientes internos secos (como quarto e sala).

Tinta para Parede: sala com parede na cor gelo e com decoração e móveis em preto e branco

Para ser utilizada, a tinta látex deve ser diluída em água, o que torna seu processo de secagem mais rápido, se comparado a versões diluídas em solventes (como a tinta epóxi).

Outra vantagem decorrente desse processo é o baixo odor que o produto exala. No entanto, o acabamento dessa versão é encontrado apenas na opção fosca, uma vez que a resina não permite variações de brilho.

Tinta acrílica

A tinta acrílica tem características impermeáveis, justamente por ser fabricada com resinas acrílicas. Ela é, portanto, a versão mais indicada para ambientes externos expostos às variações climáticas e para cômodos internos onde a presença de água é comum, como cozinha e banheiro.

Tinta para Parede: área externa com chão em madeira e parede pintada

Diferentemente das tintas látex, as acrílicas têm variados acabamentos: fosco, semibrilho e acetinado. Conheça as vantagens e desvantagens de cada um deles:

Tinta para Parede: tabela de tipos de tinta

Tinta epóxi

Diluídas em solventes, as tintas epóxi têm como principais características a resistência à abrasão e a impermeabilidade. Ela é comumente encontrada nos acabamentos brilhante e acetinado.

Tinta para Parede: banheiro com azulejos superiores claros e inferiores escuros

Diferentemente das tintas látex e acrílica, a epóxi tem uso mais específico, sendo indicada para pintura em caixas d’água ou de pisos e azulejos.

Aplicar o produto não é tarefa tão simples, pois o processo exige conhecimento técnico para que não formem bolhas nem falhas nas camadas de tinta. O ideal, portanto, é optar pela contratação de mão de obra especializada.

Tinta para piso

Já as tintas para piso dão um novo visual para o chão de garagens, calçadas, estacionamentos, quadras e varandas.

Tinta para Parede: quadra de tênis pintada

Por ser resistente, o produto pode ser aplicado em locais de grande circulação e está disponível na versão acrílica, com acabamentos fosco e semibrilho.

Ótima para disfarçar imperfeições, a opção fosca garante um aspecto uniforme às áreas. Enquanto a versão semibrilho ajuda a esconder os pequenos defeitos do chão e apresenta boa resistência para a lavagem.

Esmalte sintético

O esmalte sintético, por sua vez, é indicado para pintura em madeira ou ferro, pois forma uma camada protetora sobre a superfície, tornando-a mais resistente. Dissolvido em solvente, esse produto tem como marca registrada um alto brilho.

Tinta para Parede: Sala com corredor e porta pintada de preto

Existem, no entanto, versões capazes de conferir outros acabamentos — como fosco, acetinado e metalizado. Recomenda-se não utilizar o esmalte sintético em paredes de alvenaria ou gesso, uma vez que elas ficam mais suscetíveis ao descascamento e surgimento de bolhas durante a aplicação.

Tinta por ambiente

Já deu para entender que há opções de tintas para todos os tipos de trabalhos, reformas ou atividades que se pretende fazer e, além desses grupos citados, também é possível encontrar opções específicas de tintas para cada ambiente.

Tinta para Parede: Cozinha planejada com faixa de parede pintada de verde

Tintas para quarto

As tintas para paredes internas mais recomendadas em salas e quartos, principalmente os infantis, são as tintas laváveis, pois é possível eliminar manchas de lápis e de refrigerante, por exemplo, com facilidade.

Tinta para Parede: Ambiente com poltrona, tapete, luminária, mesa e tapete à frente de parede vermelha

Para um trabalho perfeito, é importante considerar utilizar antes da aplicação dela o fundo preparador de parede, indicado principalmente para repinturas ou superfícies descascadas.

Tintas para banheiro

Para locais em constante exposição à umidade, como os banheiros, é recomendado o uso de tinta antimofo, que tem fórmula com ação fungicida e bactericida.

Tinta para Parede: Banheiro com espelho e móvel na cor branca

A tinta para rejunte também pode ser uma aliada ideal para mudar o visual do revestimento do banheiro ou cozinha sem precisar trocá-lo.

Tintas para áreas externas

No caso de ambientes externos, as tintas para telhado garantem proteção contra infiltração, enquanto as tintas para metais, como o alumínio, podem ser aplicadas diretamente na superfície e são recomendadas para portões, janelas e portas. Uma das vantagens é que você não precisa utilizar o selante antes da aplicação.

Tinta para Parede: Telhado e calhas de casa

Dicas e cuidados para antes da pintura

Mesmo com a escolha da tinta ideal, é importante salientar que há cuidados necessários que devem ser tomados antes da aplicação do produto na parede para garantir o efeito e resultado desejados.

E para entender como preparar paredes antes de pintar é só conferir as dicas que a Leroy Merlin elaborou para que essa preparação da parede fique perfeita.

Tinta para Parede: tinta acrílica e acessórios para pintura à frente de parede na cor marsala

Além disso, você ainda pode contar com a Fábrica de Cores, um serviço prestado nas lojas da Leroy Merlin em que você pode soltar a imaginação e criatividade para chegar no tom de tinta para parede externa ou interna que você precisa.

Agora que não há mais dúvida sobre a tinta para parede ideal para o que procura, é só escolher a sua na Leroy Merlin e transformar qualquer ambiente da sua casa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo