Porque a resistência do chuveiro queimou de novo? Entenda os cuidados a serem tomados para o problema não voltar a acontecer
Os modelos a gás e solar estão se tornando mais populares, mas não tem jeito: os chuveiros elétricos e eletrônicos são os mais usados no país. Os dois funcionam através de um mecanismo muito básico – a resistência. Trocar, como a gente te mostrou por aqui, é bem fácil; mas é sempre melhor prevenir, não é? Conversamos com o assistente de vendas Misael da Silva, da Leroy Merlin da Barra da Tijuca, e descobrimos as principais causas para um chuveiro que queima o tempo todo. Confira:
Preste atenção na pressão d’água
A pressão d’água é uma grande vilã na hora de preservar a resistência do seu chuveiro. Quando ajustada, porém, ela pode não só te ajudar com isso, mas também te proporcionar banhos mais confortáveis. A ideia é simples: “Casas e apartamentos de cobertura precisam de chuveiros pressurizados. A proximidade desses dois com a caixa d’água não permite que seja gerada a pressão da queda, então é necessário um aparelho especial”, diz Misael. Com a pressão correta, o seu chuveiro poderá esquentar um fluxo de água uniforme, mantendo a sua resistência intacta.
Chuveiro elétrico x eletrônico: uma diferença básica
Ao contrário da crença popular, o chuveiro eletrônico não tem muitas diferenças em relação ao elétrico. Manuseado por uma haste, ele tem um controle de temperatura mais sutil e por isso é o preferido de muita gente. Na versão elétrica mesmo o melhor chuveiro elétrico apresenta apenas quatro possibilidades de regulagem de temperatura: também chamado de multitemperaturas, esse modelo muito comum nas casas brasileiras exige um cuidado simples, porém importante “O multitemperaturas você só pode mudar a temperatura com ele desligado, para diminuir a probabilidade de queimar a resistência”, ensina Misael. Agora falando sobre qualquer um desses dois, não se esqueça: cuidado na hora do gasto de energia! Está em dúvida sobre qual escolher? Confira algumas dicas aqui.
Tome cuidado na hora de usar o chuveiro
É comum que a água se acumule dentro do chuveiro após um banho e esse fator pode ser importante na hora da queima da sua resistência. De acordo com o especialista, “essa água acumulada no bojo do chuveiro acontece bastante no inverno, mas também pode acontecer no verão. Se você liga o chuveiro no modo quente, acontece o choque térmico com o encontro da água fria que estava lá e da água quente, o que queima um dos polos da resistência.” A solução? Ligar o chuveiro preferencialmente no morno e depois partir para o quente caso necessário.