Plantas para jardim externo, vertical e de inverno: conheça tipos duradouros e resistentes ao sol

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Plantas para jardim externo, vertical e de inverno: conheça tipos duradouros e resistentes ao sol

Se a decoração da sua casa estiver precisando daquele toque especial, que tal investir em plantas? Além de trazerem frescor e um clima natural ao ambiente, elas ainda deixam o cômodo super moderno se você adotar as tendências de jardim externo, vertical e de inverno. Confira as nossas dicas e saiba quais tipos de espécies são mais indicadas para cada estilo.

Plantas para jardim externo, vertical e de inverno: conheça tipos duradouros e resistentes ao sol

Prossiga com a leitura para saber mais sobre o assunto, mas antes de continuar inspire-se assistindo este vídeo tour do canal Leroy Merlin Brasil com os meninos do Folha Paisagismo passeando pela seção de jardinagem e mostrando as melhores plantas para aparamento, fertilizantes, adubos, vasos adequados e muito mais. Confira!

Plantas para jardim externo precisam ser resistentes ao sol

Em um ambiente externo as plantas vão estar expostas a um alto grau de luminosidade, então, além de pensar em qual é mais bonita, também é necessário avaliar se ela vai resistir ficando sob o sol. Entre as opções que aguentam uma exposição contínua a altas temperaturas, sem ter o seu desenvolvimento prejudicado, você encontra a agave, agave dragão, babosa, dasilírio, hera, cica e buxinho. Há espécies, inclusive, que são conhecidas por se adaptarem bem a climas desérticos (e, portanto, muito quentes), como as suculentas e os cactos. Além dessa dupla estar em alta na decoração, ela ainda traz a grande vantagem de ter uma manutenção simples: até quem não tem muito tempo para se dedicar à técnica de jardinagem pode apostar nessas plantas sem medo – água uma vez por semana vai ser o suficiente para manter o seu jardim lindo.

Plantas para jardim externo, vertical e de inverno: conheça tipos duradouros e resistentes ao sol

Jardins verticais são compostos por plantas menores

Geralmente instalados em paredes e muros das casas a partir de painéis, os jardins verticais apresentam algumas dificuldades a mais do que um jardim tradicional por conta de sua estrutura. Isso acaba limitando a quantidade de espécies que vai compor esse modelo de jardim. Por isso, na hora de escolher as plantas, evite as que possuem grandes raízes: já que não há espaço para crescer, elas podem desregular o padrão de arrumação dos vasos do jardim ou até mesmo prejudicar o suporte que ajuda a dispor cada espécie no seu lugar. Além do tamanho das plantas, preste atenção no peso que elas apresentam: o valor do peso que a estrutura vai suportar precisa ser previamente calculado para que não cause problemas futuros na sua casa. As plantas também devem ser perenes, ou seja, precisam possuir um ciclo de vida longo. Assim, a montagem do jardim vertical não precisa ser modificada com frequência. Para atender a tudo isso que falamos, nossa dica é investir em espécies como barba-de-serpente, jibóia, asplênio e lambari. Se a intenção é cobrir todo o painel criando uma verdadeira parede verde, pode ser interessante adquirir plantas cheias e com muitos ramos. É o caso das samambaias, rabo-de-burro, chifre-de-veado, ripsális e colar-de-pérolas, que apresentam folhas que saem da base. Se você pretende combinar o verde com outras tonalidades, como o vermelho, a dica é optar pela guzmania, vriésia ou a russélia – elas criam um mix lindo.

Para criar um jardim de inverno, aposte em plantas que se mantêm sem muita luz

Os jardins de inverno são mais do que elegantes. Dependendo do tamanho em relação ao resto da casa, eles podem equilibrar a temperatura ou até melhorar a qualidade do ar, o que é extremamente benéfico para a nossa saúde. Esses espaços ficam incríveis integrando um canto da sala de estar, do corredor ou do hall de entrada. Apesar disso, a área que é destinada para abrigá-lo costuma ser pequena e é preciso prestar atenção nisso no momento de definir as espécies de plantas. As mais recomendadas são as que se ajustam a locais que apresentam um nível reduzido de iluminação e ventilação – sim, elas existem! Mesmo nos jardins de inverno a céu aberto, a dica se mantém: isso porque as sombras projetadas nas paredes também podem impedir a planta de receber luz solar, pelo menos durante alguma parte do dia. Algumas espécies perfeitas para esse caso são pau d’água, singônio, pleomele, antúrio, babosa de pau, lírio da paz, begônia, zamioculca e rosa de pedra. Como os detalhes fazem toda a diferença no paisagismo, use a sua criatividade para misturar diferentes vasos, pedras, prateleiras e até para adicionar novos elementos, como cascatas.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo