Pastilhas para banheiro: as 10 perguntas mais frequentes sobre o revestimento
Revestir o banheiro com pastilhas é uma solução muito comum e prática para quem quer dar uma cara nova ao ambiente. No entanto, muita gente tem dúvida sobre a aplicação do produto, além de não saber se o modelo escolhido é mesmo o mais indicado para a área desejada. Será que pode molhar? Pode usar pastilhas autoadesivas? Pensando nessas questões e para te ajudar a fazer a melhor escolha, respondemos a seguir as principais perguntas sobre pastilha para banheiro. Confira!
1 – Quais são os tipos de pastilhas disponíveis?
Existem diferentes tipos de pastilhas para revestir e decorar a sua casa. Elas podem ser de vidro, pedra, cerâmica, metalizada ou de plástico, em uma variedade de cores que combinam com todos os estilos. Além disso, você também pode escolher a versão brilhante ou acetinada, dependendo da intensidade de brilho que desejar.
2 – Quais são as pastilhas mais usadas no banheiro?
As pastilhas de vidro são as opções mais usadas no revestimento do banheiro, disponíveis em cores lisas, mesclas ou multicoloridas. No entanto, você também pode escolher outros materiais para compor a decoração do seu ambiente. O mais importante, nesse caso, é checar se a pastilha escolhida é impermeável ou se tem alta resistência à umidade.
3 – Quais são os materiais necessários para instalar as pastilhas?
A instalação é simples e você mesmo pode fazer em casa. Para isso, você vai precisar de rejunte acrílico, uma espátula de metal, uma espátula dentada e uma espátula pequena de plástico, além de luvas, pano seco e esponja para remover e limpar os excessos de produto. Vale ressaltar que, em alguns casos, o material de instalação pode variar. Não se esqueça de sempre conferir na embalagem!
4 – Como instalar as pastilhas no banheiro?
Com a espátula de metal, misture o rejunte acrílico dentro da embalagem. Em seguida, aplique o rejunte com a espátula de metal na base que receberá a pastilha e, com a espátula dentada, espalhe bem o produto. Posicione a pastilha no local, assentando bem, e aguarde 5 minutos para rejuntar. Após o tempo de pausa, aplique o rejunte na pastilha com a espátula plástica e remova o excesso. Essa aplicação deve ser feita na diagonal, para que o procedimento não fique falhado.
Com uma esponja úmida, remova o restante do rejunte com movimentos circulares e faça a limpeza com um pano seco. Após 10 minutos, finalize com uma esponja levemente úmida e, na sequência, use novamente o pano seco para tirar os resquícios.
5 – Quais são os cuidados necessários antes da instalar as pastilhas?
A vantagem das pastilhas é que elas podem ser instaladas tanto nas paredes quanto no chão do banheiro. Portanto, para que a instalação fique perfeita, é importante que o local esteja nivelado, limpo e seco. Se for aplicar pastilha no piso do box, escolha a versão antiderrapante para evitar acidentes.
6 – O que são pastilhas autoadesivas?
As pastilhas autoadesivas têm o mesmo formato do produto tradicional, porém elas possuem uma camada de adesivo na parte traseira, dispensando o uso de argamassa e rejunte na hora da aplicação.
7 – Como instalar pastilhas autoadesivas no banheiro?
Se a instalação da pastilha com rejunte já é simples, as pastilhas adesivas são ainda mais fáceis. Basta retirar o adesivo que fica na parte de trás do produto e colar na área desejada. Esse tipo de pastilha adere em diferentes superfícies, como vidro, madeira, gesso e até mesmo azulejos.
8 – Precisa de algum material extra para aplicar pastilhas autoadesivas?
Sim! Para aplicar as pastilhas autoadesivas, você vai precisar de estilete ou tesoura, lápis e uma trena. Se for aplicar a pastilha em uma superfície porosa ou áspera, não se esqueça de passar um primer antes e espere o produto secar completamente para fazer a instalação. Se a superfície estiver com algum desnível, aplique também um pouco de massa corrida. Além disso, vale rejuntar as pastilhas de vidro após a colocação para impermeabilizar.
9 – As pastilhas adesivas podem molhar?
Não! Isso não significa que você não possa usar a pastilha autoadesiva no seu banheiro, mas nada de colocá-la em contato direto com água, na área do box, pois ela pode descolar com facilidade. Nesses casos, o ideal é investir na pastilha tradicional, para facilitar a manutenção.
10 – Como limpar as pastilhas autoadesivas?
Para limpar as pastilhas autoadesivas, você só precisa de um pano macio e detergente neutro. Não precisa usar nenhum tipo de produto abrasivo, pois pode danificar o material. É importante reforçar ainda que o adesivo da pastilha é de alta qualidade, por isso certifique-se bem onde será ela será colocada para não ter dificuldade na remoção.