Liquidificador silencioso: qual opção oferece menos ruídos?
Confira as 6 principais dicas para escolher o liquidificador silencioso e encontre o modelo certo para suas necessidades!
Com uma rotina agitada, a maioria das pessoas busca por um eletroportátil que tenha eficiência e conforto. E, entre os mais importantes de qualquer cozinha, está o liquidificador. Porém, muitas vezes, o ruído excessivo desse equipamento se torna uma fonte de incômodo. Por isso, o liquidificador silencioso é tão importante.
Este liquidificador não agrega apenas sofisticação ao seu espaço, ele traz mais conforto, permitindo que você prepare seus pratos e bebidas favoritos sem ter que lidar com barulhos irritantes, proporcionando uma experiência gastronômica ainda mais agradável.
Não tem ideia de qual liquidificador é mais silencioso e nem como escolher corretamente esse equipamento? Confira as dicas e informações que a Leroy Merlin separou!
Por que escolher um liquidificador silencioso?
Um liquidificador silencioso traz mais praticidade e tranquilidade na hora de preparar suas receitas favoritas.
Por exemplo, com ele, você pode preparar sua vitamina, suco ou smoothie para seu café da manhã sem acordar os outros moradores da casa ou incomodar os vizinhos.
Também é muito mais prático na hora de receber visitas em casa, pois você conseguirá cozinhar sem ter um barulho incomodando e atrapalhando suas conversas com os convidados.
Além de trazer mais conforto e conveniência para diferentes momentos, o liquidificador silencioso adiciona um toque de sofisticação e funcionalidade à sua cozinha.
Afinal, muitos desses são eletroportáteis modernos e com funções variadas, trazendo facilidade e velocidade a sua rotina.
Como escolher o liquidificador silencioso?
Na hora de escolher seu liquidificador e garantir que ele seja, de fato, silencioso, existem alguns pontos que você deve verificar. Confira os mais importantes.
Avalie a tecnologia
Para um liquidificador ser silencioso e potente, existem várias tecnologias que podem ser usadas pelas fabricantes.
A principal é a tecnologia anti-vibratória e com abafador de ruídos, além de uso de materiais isolantes e sistemas avançados de amortecimento. Juntos, esses recursos ajudam a reduzir de maneira significativa o ruído, sem sacrificar a potência.
Escolha um liquidificador de alta ou baixa rotação
Os termos liquidificador de alta rotação e liquidificador de baixa rotação estão relacionados às velocidades com as quais as lâminas giram e processam os alimentos.
Um liquidificador de alta rotação gira em velocidade mais elevada, triturando e misturando os ingredientes de maneira mais eficaz, sendo ideais para tarefas que exigem uma mistura suave e rápida e também para ingredientes mais duros, como gelo e vegetais crus.
Já o liquidificador de baixa rotação opera com velocidades mais lentas, ideal para preparos delicados, misturar ingredientes secos ou criar misturas mais densas, como maionese. Também é o mais indicado quando se deseja evitar a formação de bolhas de ar ou danificar a textura dos ingredientes mais delicados.
Em geral, os liquidificadores de baixa rotação são mais silenciosos, já que as lâminas giram em menor velocidade, reduzindo a turbulência do ar e a vibração, que contribuem para o barulho excessivo.
Mas é possível encontrar liquidificadores de alta rotação com tecnologia anti-ruído.
Considere a potência
Na hora de buscar um liquidificador silencioso, muitas pessoas optam por modelos com potência menor, pensando que, dessa forma, o motor trabalhará sem tanto barulho.
Contudo, essa não é uma boa ideia, já que você poderá comprar um aparelho que não consiga cumprir as funções às quais você precisa.
Assim, entenda quais usos você fará do liquidificador e busque por modelos capazes de realizar essas tarefas, como triturar, misturar, processar, etc., analisando as tecnologias anti-ruído que os modelos oferecem.
Dessa forma, você conseguirá garantir um liquidificador potente e silencioso.
Avalie o material do jarro
O material do jarro é capaz de influenciar tanto na eficiência como no nível de ruído do liquidificador.
Se você está em busca de um liquidificador com copo de vidro que seja silencioso, prefira os modelos de vidro temperado. Outra boa alternativa é o liquidificador com copo de plástico de alta qualidade.
Ambos os materiais são resistentes e mais densos, conseguindo absorver e reduzir as vibrações e reverberações que causam ruído.
Não se esqueça de analisar o design. As tampas herméticas ou com um bom sistema de vedação, por exemplo, minimizam a saída de ruídos.
Prefira opções com variedade de velocidades
Com uma boa variedade de velocidades e programas pré-definidos, o liquidificador permite que você adapte o aparelho para diferentes preparos, reduzindo os ruídos indesejados.
Assim, para tarefas que não exigem tanta potência, você pode usar velocidades menores, que fazem menos barulhos.
Para tarefas mais complexas, como triturar gelo, é possível escolher a velocidade ou programa certo, que será mais eficiente e rápido, com o menor ruído possível.
Verifique o design das lâminas
As lâminas do seu liquidificador devem ser potentes e eficientes, de material resistente e com boa capacidade de corte, garantindo que irão triturar todos os tipos de alimentos (até os mais duros) de forma rápida e eficiente.
Além disso, o design das lâminas também deve ser avaliado, já que ele influencia na circulação do líquido no interior do jarro. Então, prefira aqueles modelos com design que reduz a turbulência, pois eles serão mais silenciosos.
E, claro, além de todos esses pontos, analise a quantidade de decibéis emitida pelo aparelho (que costuma ser informado pelo fabricante).
Os modelos convencionais de liquidificadores costumam emitir acima de 90 dB. Então, para encontrar versões silenciosas, prefira aquelas com ruídos entre 60 a 80 dB.
As dicas tradicionais para escolher os eletroportáteis continuam valendo. Como encontrar aquele que se enquadre na voltagem da sua casa.
É por isso que existem modelos de liquidificador 110V e liquidificador 220V. Em ambas as voltagens é possível encontrar liquidificadores com tecnologia anti-ruído.
Dicas para manter seu liquidificador silencioso em ótimo estado
Para garantir que seu liquidificador continuará funcionando de modo silencioso e eficiente, algumas dicas de cuidado e manutenção são essenciais. Confira as principais que separamos:
- Faça uma limpeza cuidadosa após cada uso, lavando todas as peças que tiveram contato com os alimentos. Use água morna e sabão neutro para limpar as lâminas, o jarro e a tampa. Evite deixar as peças elétricas em imersão na água para proteger os componentes eletrônicos;
- Respeite a capacidade do seu liquidificador e evite sobrecarregar o copo com ingredientes em excesso. Porque isso pode fazer com que o motor tenha de trabalhar além da conta, causando o desgaste prematuro;
- Corte os ingredientes maiores em pedaços menores antes de colocá-los no liquidificador, reduzindo o esforço necessário para triturá-los, prolongando a vida útil do motor e das lâminas;
- Use as velocidades apropriadas de acordo com cada preparação. As velocidades mais baixas são indicadas para misturas delicadas e as mais altas para ingredientes mais duros;
- Limpe a base do liquidificador e o motor, usando pano úmido para limpar as sujeiras e resíduos que podem se acumular neste local. Aproveite e limpe também o painel de controle;
- Armazene o liquidificador em um local limpo e seco quando não estiver sendo usado.
Agora que você já sabe o que considerar na hora de comprar um liquidificador silencioso, que tal colocar nossas dicas em prática e garantir mais conforto e qualidade na sua cozinha?
Na Leroy Merlin, você encontra uma ampla variedade de liquidificadores silenciosos, das melhores marcas e com preços imperdíveis. Confira e encontre o seu!
Leia mais:
- Como escolher o melhor liquidificador?
- Melhor marca de liquidificador: como escolher
- Liquidificador potente: qual é o ideal para você?
- Como escolher liquidificador profissional