Horta em casa: mais saúde para você e sua família!

Que tal pegar um tempero direto da terra e já colocar na sua comida? Pode ser manjericão, salsinha ou alecrim. Ou quem sabe colher uma cenoura, ou batata e levar à mesa? Tudo fresquinho, feito por você e alimentando quem você ama.
Bom demais, não é?
Tudo isso acontece com quem tem uma horta em casa. Pode ser uma área grande no quintal ou até um espacinho na varanda. Não importa: sempre tem espaço para uma horta na sua casa, garantindo saúde e bem-estar para você e para sua família!
A Leroy Merlin tem vasos excelentes para sua horta, além de uma seleção de adubos e fertilizantes, ferramentas e, como não podia faltar, sementes!
Não perca mais tempo, comece agora sua horta!
Como montar sua horta?
Vamos dar algumas dicas para quem não tem muito espaço e mora em apartamentos e para aqueles que possuem um canteiro ou até mesmo um jardim para o cultivo. É muito simples, fácil e divertido.
Fazer uma horta em casa é uma atividade que pode envolver toda a família.Além disso, proporciona um alimento muito mais rico em nutrientes, colhido na hora e que vai direto para a sua mesa.
A técnica mais comum para começar uma horta é utilizando sementes. É preciso um pouco de terra ou substrato, com a quantidade adequada para o número de vasos que você vai utilizar e alguns utensílios de jardinagem, como uma pá e um regador ou mesmo borrifador de água.
1) Encha os vasos com terra, de preferência aquelas que já venham com adubo orgânico misturado.
2) Com uma caneta ou a ponta dos dedos, faça furinhos no meio da terra para depositar as suas sementes, duas ou três já são suficientes.
3) Cubra com mais terra, sem deixá-la muito prensada, mais fofa. Neste estágio é melhor utilizar um borrifador de água para regar suas sementes. A regra aqui é ser frequente, mas não encharcar muito, deixando sempre a terra úmida.

Horta com mudas
A segunda técnica mais utilizada é a da muda. As mudas podem ser compradas pequenas, ou você mesmo pode retirar mudas da espécie de sua preferência que já tenha em casa. Em qualquer um desses casos, o processo vai ser o mesmo.
1) Escolha vasos biodegradáveis que sejam um pouco maiores e acomodem melhor as plantas.
2) Centralize as mudas no vaso e complete com terra adubada. Utilize uma pá pequena de jardinagem para lhe auxiliar neste processo.
3) A rega deve ser frequente, mas nunca em excesso.

Dicas para a colheita da horta
Nesses dois processos, com as sementes ou mudas, quando a sua planta começar a crescer o suficiente para você acomodá-las no lugar definitivo, as raízes é que vão te dar essa dica.
Lembra que falamos delas anteriormente? Então, quando as paredes dos vasos biodegradáveis se romperem, é sinal de que eles estão estimulando a produção de raízes secundárias e evitando a espiral, que não é saudável para as plantas.

Isso é uma dica de que você já pode providenciar o espaço definitivo para elas, é um indício de que já estão mais fortes para seguir até a fase da colheita.
Se você mora em apartamento, esse é o momento para escolher qualrecipiente você vai deixar suas plantas. Como os vasos biodegradáveis podem ir direto na terra, sem a necessidade de transplante, é interessante você escolher uma pequena jardineira que possa acomodar suas plantinhas.
Horta de temperos
Se você mora em casa, e tem um jardim de verdade, suas possibilidades são infinitas, já que terá bastante espaço. Mas ainda que essa não seja sua realidade, e você mora em apartamento ou um lugar pequeno, existe uma solução muito eficiente e prática: fazer horta de temperos em uma floreira.

O que plantar na horta de temperos?
Ter temperos frescos ao alcance enquanto se cozinha, é uma das coisas mais gratificantes para quem cozinha, e para quem come também!
Para começar, você vai precisar de sementes. Escolha as que você mais gosta. Podemos começar, por exemplo, com manjericão, orégano, salsinha e cebolinha. Que tal?
Outras ideias são: alecrim, tomilho, sálvia, coentro, manjerona e pimentas.
A melhor maneira para obter esses produtos é comprar sementes de temperos. Não custam caro. Você vai precisar também de terra adubada e vasos de semente biodegradáveis, como os modelos do vaso biodegradável Nagmobio.
Como fazer horta de temperos com vaso biodegradável
Passo 1:
Comece colocando a terra em cada vasinho biodegradável e jogando por cima umas 3 ou 4 sementes de cada tempero.
Passo 2:
Todo dia, você vai precisar borrifar água para manter a terra sempre úmida, em condição adequada para que a semente germine e brote.
Passo 3:
Quando o broto chegar a uns 10 centímetros de altura, e as raízes estiverem saindo também pela lateral do vaso biodegradável, você poderá levar a muda para a jardineira onde ficará sua horta. No caso de você ter um jardim, é para onde você transportará a muda.
Foto: vaso 100% Biodegradável da Nagmobio, Grande 860ml contendo 3 unidades

A vantagem de se usar o vaso biodegradável é que você não precisará tirar a muda do vaso, o que pode causar o estresse da planta. Como o vaso se desintegra em contato com a terra, você poderá plantá-lo diretamente na terra.
É só cavar o espaço suficiente para cobri-lo, e pronto.
Outra vantagem dos vasos biodegradáveis é que eles funcionam como adubo para as plantas. Uma vez que ele se desintegre, servirá de nutriente para seus temperos.
Pronto! Agora você já tem uma horta de temperos em casa para chamar de sua.
E se quiser saber um pouco mais sobre como fazer a sua horta, dá uma olhada nesse vídeo bem completo que separamos pra você!
Horta vertical: como fazer?
Muita gente não tem espaço em casa e acaba precisando verticalizar a horta. Não tem problema!
Comece identificando a parede que recebe de quatro a seis horas de sol indireto ou direto suave. Observe o vento para evitar que as plantas desidratem.
Quanto aos materiais, vamos dar duas ótimas dicas para você: o uso do PVC e das garrafas PET!
Horta suspensa com garrafa PET
Essa é uma excelente alternativa para quem tem pouco espaço, mas deseja ter uma bela horta em casa.
A horta suspensa com garrafa PET é a tradução do faça você mesmo em estado puro, a famosa bricolagem. Você reutiliza um material comum, cria um elemento decorativo e produz alimentos frescos.
A lógica é simples. As garrafas viram pequenos vasos pendurados em uma prateleira, suporte de teto ou barra fixa na parede. Faça aberturas laterais para plantar, pequenos furos no fundo, para a água escorrer e use cordas ou arames para suspender.
Parece bem simples, e é mesmo!
1 – Passo a passo, usando garrafa pet

A ideia é usar o plástico para substituir os vasos de plantas e pendurá-los em qualquer cantinho da casa, seja no quintal, na varanda ou na lateral da cozinha.
Para isso, você vai precisar de garrafas pet de dois litros (a quantidade dependerá de quantas mudas você quer no seu novo espaço verde), barbantes ou cordas, terra e as novas plantas. Depois, é só seguir o passo a passo abaixo!
1º passo: com a garrafa pet já vazia e limpa, posicione-a deitada e corte um retângulo na parte superior, abrindo uma espécie de janela, onde as mudas serão posicionadas;
2º passo: crie quatro furos em cada garrafa, dois na parte superior e dois na inferior, sempre paralelos;
3º passo: passe dois fios de barbante ou corda pelos furos e dê nós nas pontas para manter a garrafa segura. Esses barbantes irão segurar a sua hortinha vertical;
4º passo: escolha o local onde sua hortinha ficará posicionada e prenda as pontas dos barbantes. Nessa etapa, vale colocar ganchinhos no teto, por exemplo;
5º passo: por fim, basta colocar a terra e as mudas para sua horta ou jardim vertical ficar pronto.
Se a varanda recebe muito sol, invista em um substrato leve e regas mais frequentes. Se o ambiente é interno, posicione suas garrafas perto da janela.
Na Leroy Merlin, vale procurar cordas resistentes, ganchos de teto, suportes de parede, furadeira, brocas e tinta spray à base de água para personalizar as garrafas!
Horta vertical com PVC
Montar uma horta vertical em casa é o sonho de consumo de quase todo mundo que é amante das plantinhas e tem uma varanda precisando de um toque especial na decoração. E sabe qual é um dos principais materiais que você pode usar para construir, na base do DIY, a sua horta vertical? PVC!
A Paloma Cipriano ensinou um passo a passo incrível feito com canos grandes de PVC, algumas correntes e outros materiais lá no Casa de Verdade. Quer descobrir como é? Dá uma olhada aqui embaixo!
O que você vai precisar para fazer sua horta vertical:
Canos grossos;
Tampões para canos;
Correntes;
Ganchos para correntes;
Roscões e porcas;
Cola multiuso;
Pedaços de geomanta;
Argila expandida;
Terra;
Mudas de plantas da sua preferência;
Serra tico tico;
Furadeira;
Alicate de corte para correntes;
Lixa;
Veja o passo a passo da montagem da horta vertical

1º passo: Comece desenhando com um lápis o formato do jardim em cima dos canos. Você vai precisar fazer uma abertura retangular na parte de cima dele com tamanho suficiente para que as mudas escolhidas sejam plantadas. Utilize uma régua ou um pedaço de madeira: nesse momento, é necessário que a linha fique bem reta;

2º passo: Com o desenho feito, fure as extremidades (o ponto de encontro das linhas nas quatro pontas) para dar passagem para a serra. Percorra o retângulo desenhado com uma serra tico tico, com cuidado para que fique tudo reto e certinho;

3º passo: Na parte de baixo, faça furos com 10cm de distância entre um e outro utilizando a furadeira. Eles vão ser responsáveis por fazer a drenagem da água depois que as plantas estiverem lá;
4º passo: Use uma lixa para nivelar as pontas de PVC que foram cortadas: assim, as pontinhas não vão ficar cortantes ou oferecer risco no manuseio;

5º passo: Com uma cola instantânea, fixe os tampões nas laterais dos canos para que a terra não saia por ali;

6º passo: Faça quatro furos no teto onde a horta vertical ficará pendurada e instale os ganchos para correntes. É importante que os espaços entre cada um deles sejam proporcionais ao tamanho dos canos;

7º passo: Determine a altura que vai ter o seu arranjo de acordo com o espaço disponível no local onde sua horta vertical vai ficar. Depois disso, com o alicate, corte quatro pedaços de corrente do mesmo tamanho para a montagem da estrutura;

8º passo: Corte pedaços de 15 centímetros dos roscões (um pouco a mais do diâmetro do cano) e passe cada um deles nas correntes fazendo duplas na mesma direção. Utilize as porcas para travá-los no lado externo;

9º passo: Com a estrutura montada, chega a hora de plantar: coloque uma camada de geomanta no fundo do cano de PVC, cubra com a argila expandida, o substrato e as mudas que você deseja plantar. Finalize preenchendo o espaço entre elas com terra;

10º passo: Para finalizar, encaixe os canos, já com as mudas plantadas, na estrutura de correntes.
Gostou das dicas?
Então acesse esse conteúdo na íntegra nesse vídeo exclusivo que a Paloma Cipriano preparou para o nosso canal!
Cultivar uma horta é muito mais do que ter ingredientes frescos à mão. É criar um pequeno ritual diário que acalma, ensina e traz beleza para o seu dia a dia. Comece com um projeto pequeno, observe a luz, teste espécies que você gosta de comer e vá ajustando.
Logo sua horta será parte da sua rotina e vai transformar sua relação com as plantas e com a alimentação!