Qual a diferença entre filtro de linha, extensão e nobreak?

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Filtro de linha ou extensão elétrico?

Se você chegou até aqui é porque está com dúvidas sobre qual o melhor produto para conectar seus aparelhos com segurança.

A quantidade de aparelhos eletrônicos que a gente tem em casa hoje em dia é tão grande, que é quase impossível ter tomadas suficientes para todas as nossas necessidades.

Para carregar a bateria do celular, então, sempre tem aquela tomada mais disputada da casa, não é mesmo?

Leia mais: Como instalar tomada USB

Além do mais, nem sempre a tomada está ao nosso alcance quando a gente quer carregar a bateria do celular, ligar uma furadeira ou o equipamento do som para dar uma festinha.

Por isso, uma extensão ou um filtro de linha podem perfeitamente estar entre os gêneros de primeira necessidade em uma casa.

Mas na hora de comprar um equipamento desses, já surge a primeira dúvida: qual a diferença entre uma extensão e um filtro de linha, e qual a real função de cada um deles?

É sobre isso que a gente vai falar aqui. Continue lendo e saiba tudo o que você precisa para se equipar em casa.

Qual a diferença entre extensão e filtro de linha?

Extensão e filtro de linha são equipamentos muito parecidos e ambos servem para multiplicar o número de tomadas, possibilitando que você ligue neles vários aparelhos ao mesmo tempo quando não tem tomadas suficientes na parede.

Mas a principal diferença entre eles é que as extensões não protegem seus aparelhos contra uma eventual sobrecarga de energia elétrica, sendo essa também a sua desvantagem.

Já os filtros de linha são equipados com chave disjuntora ou fusíveis, que servem para oferecer proteção aos seus aparelhos. A chave disjuntora é uma espécie de botão on/off e serve para cortar a energia.

Já os fusíveis, servem para reter a sobrecarga de eletricidade.

Em caso de sobrecarga de energia elétrica ou mesmo em caso de curto circuito na rede elétrica, o fluxo de energia é interrompido pelo fusível. Assim, os aparelhos que estiverem ligados ao filtro de linha ficam protegidos e não queimam.

Aparelhos que estiverem ligados ao filtro de linha ficam protegidos e não queimam em caso de sobrecarga de energia e curto circuito.

Por isso, os filtros de linha são mais indicados para ligar aparelhos com alta potência, como forno elétrico, secadora de roupa ou aspirador de pó, por exemplo.

Já as extensões são mais indicadas para interligar aparelhos com baixo consumo de energia.

Outra diferença é que os filtros de linha geralmente têm cabos mais curtos do que as extensões.

O que são filtros de linha

Filtros de linha são aparelhos que possuem fusível ou disjuntor, cuja função é evitar a passagem de altas correntes para os equipamentos que são ligados neles, evitando que o aparelho queime.

Quando ocorre uma grande variação de energia elétrica, o fusível serve para cortar a passagem de corrente elétrica no circuito, evitando assim um curto-circuito. Já o disjuntor interrompe o fluxo de energia.

O que é extensão elétrica ou extensão de tomada?

A extensão elétrica, também chamada de extensão de tomada ou régua, serve para ligar vários aparelhos na energia elétrica, principalmente quando não há tomadas suficientes por perto, na parede, multiplicando a quantidade de tomadas.

A extensão é formada por um conjunto de tomadas e um cabo extensor com um plugue na extremidade, para ligar na tomada da parede.

Como escolher filtros de linha e extensões?

Na hora de comprar filtro de linha e extensão é importante você saber exatamente quais as funções de cada um.

Vamos resumir: se você precisa apenas multiplicar o número de tomadas para ligar vários aparelhos de baixa potência, pode comprar uma extensão, como esse modelo de extensão da Lexman, com fio de 10 metros.

Se você precisa apenas multiplicar o número de tomadas para ligar vários aparelhos de baixa potência, pode comprar uma extensão

Mas se você quer ligar vários aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo, no entanto, quer que eles estejam protegidos contra sobrecarga e curtos-circuitos, compre um filtro de linha, como esse modelo de filtro de linha 4 Tomadas Bivolt Preto.

Se você quer ligar vários aparelhos e mantê-los protegidos contra sobrecarga e curtos-circuitos, compre um filtro de linha

Certifique-se de que, na embalagem do filtro de linha, esteja descrito que ele protege seus equipamentos contra surtos, curto-circuitos ou sobrecargas elétricas.

O que devo saber antes de comprar extensão e filtro de linha

Antes de sair às compras, para não errar na sua escolha, avalie bem alguns aspectos de extensões e filtros de linha, como o tamanho do cabo de energia, a quantidade de tomadas e os tipos de entrada.

Um cabo muito curto pode não chegar onde os aparelhos estão.

E se você comprar um formato diferente de entrada, tera que investir também em adaptadores.

Tamanho do cabo de energia

Existem vários modelos, formatos e tamanhos de filtros de linha e extensões no mercado.

Um dos fatores que você precisa observar diz respeito ao tamanho do cabo. Há filtros de linha, por exemplo, com cabos a partir de 80 cm.

Entre as extensões, há cabos de até 10 metros, como esse modelo de Extensão 4 Tomadas 2P+T Daneva.

Para escolher o modelo mais adequado para você, avalie quais aparelhos vão ser ligados. Se você vai conectar um aparelho fixo, pode ser que 1 metro de cabo resolva.

Já o Filtro de Linha 5 Tomadas 2 USB Lexman, por exemplo, tem cabo de energia de apenas 80 cm, ideal para conectar um aparelho muito próximo da tomada da parede e não deixar fio sobrando pela casa.

Mas se você vai ligar aparelhos em uma área maior da casa ou que precise de deslocamento, como furadeiras, por exemplo, melhor optar por um cabo com pelo menos 3 metros, como esse modelo Filtro de Linha 5 Tomadas 2 USB 5V Lexman.

Quantidade de tomadas

Outro fator a observar é com relação à quantidade de tomadas que você deseja ligar.

Existem desde as mais simples, para apenas um aparelho, como esse Cordão Prolongador Lexman, até as mais completas, com até 12 entradas, como o Filtro de linha metalico 12 tomadas, com cabo de 1,10M.

Antes de ir às compras, dimensione a quantidade de aparelhos que você irá conectar ao filtro de linha.

E… quer uma dica?

Compre sempre um modelo com pelo menos duas tomadas a mais do que você dimensionou, pra deixá-las pronta para uso assim que pintar um novo aparelho em casa.

Tipos de entrada

Outro fator a observar antes de comprar são os tipos de entradas onde você irá conectar os seus aparelhos eletrônicos.

Há modelos com entradas simples paralelas, a 90º, como esse Filtro de Linha 6 Tomadas Bivolt Cinza Lexman, que são ideais para ligar plugues simples.

Mas se você irá ligar fontes maiores, que ocupam mais espaço, há modelos com entradas de tomadas inclinadas em 45º, como esse Filtro De Linha 5 Tomadas Bivolt Fiolux ou esse modelo 5 Tomadas 0,8 Mt Cinza Tomada espaçada para Fonte Lexman.

Há versões que possuem entrada USB, como o Filtro de Linha 5 Tomadas 2 USB Lexman, que dispensa o uso de adaptador de tomada para você ligar o cabo do carregador do seu celular.

Esse modelo de Filtro de Linha Fl Power Usb permite conectar seis aparelhos nas tomadas, além das três entradas USB, ideais para você carregar celulares.

Designs fora do comum

Há modelos com diferentes designs, como o Filtro de Linha 5 Tomadas 10A Bivolt Branco e Verde PowerCube ELG, com capacidade para cinco tomadas.

Sua estrutura compacta e seu formato são as vantagens desse modelo, que possibilita o uso de todas as tomadas sem que nenhum plugue impeça a conexão da tomada ao lado.

Além disso, ele conta com um sistema de proteção para crianças, que bloqueia a entrada das tomadas e impede que qualquer objeto seja inserido individualmente nos orifícios fase e neutro.

Por fim, o modelo possui ainda um disjuntor resetavel de 10A. Isso significa que, em caso de sobrecarga de energia, basta resetá-lo sem precisar substituí-lo.

Já o filtro de linha Torre De Tomada Mini Totem pode ser usado na vertical e tem formato compacto, ocupando pouco espaço.

Ele é indicado para ser usado em bancadas de cozinhas, home theater e até em estações de trabalho.

Após o uso, você pode empurrá-lo para baixo e seu corpo fica totalmente escondido dentro do móvel onde estiver inserido. Para puxá-lo para fora novamente, basta um click em sua tampa.

É seguro usar extensão?

É seguro usar extensão desde que você observe alguns fatores na hora da compra e na hora de utilizá-la.

Procure sempre comprar um produto com certificação do Inmetro, para ter a garantia de que ele cumpre os requisitos de segurança definidos pelas normas técnicas.

Portanto, nem pensar em comprar um produto de procedência duvidosa, porque você certamente estará correndo sérios riscos, que vão de um choque elétrico, um curto circuito e até mesmo um incêndio.

Se você tem um equipamento de três pinos para ligar em uma extensão, o plugue da extensão também deve ser de três pinos para se conectar à tomada.

Equipamentos de dois pinos podem ser ligados em extensões de dois ou três pinos.

Existem dois modelos de extensão: em régua e enroláveis. Os modelos enroláveis devem ter o fio completamente desenrolado antes de utilizá-lo.

O que é um nobreak?

Nobreak são equipamentos que servem para estabilizar e filtrar a voltagem, protegendo, assim, os aparelhos eletrônicos conectados a ele.

Eles possuem baterias internas que servem para manter em funcionamento os aparelhos eletrônicos, em caso de queda de luz.

Não entendeu? Vamos exemplificar…

Sabe aquele trabalho que você levou o dia inteiro para fazer, se esqueceu de salvar e, num dado momento, perdeu tudo porque faltou luz em casa?

É possível que você já tenha vivido uma vez na vida um pesadelo como esse, não é mesmo?

Para tudo na vida existe uma solução e, para esse tipo de problema, existe o nobreak, que significa, literalmente, “sem pausa”.

São ideais para serem usados em equipamentos de informática, áudio e vídeo, hubs, switchs, terminais de rede, entre outros.

Nobreak Save Home Trivolt 6 Tomadas 600 Std – Ragtech: protege e fornece energia ininterrupta aos equipamentos eletrônicos

Como escolher nobreak?

Para escolher o nobreak com a potência ideal (voltampere ou VA) para sua necessidade, você precisa saber quais equipamentos serão ligados nele e qual a corrente elétrica necessária para cada um.

Para isso, consulte o manual ou as especificações de cada aparelho que será conectado ao nobreak. Some as potências (em watts) desses aparelhos e multiplique o valor por 1,52.

O resultado (em voltampere) determina a capacidade do nobreak que você deverá comprar.

Agora defina o tipo de nobreak mais adequado à sua necessidade: offline, linha interativa ou o online. Calma, que a gente explica a seguir.

Nobreak Senoidal 1200va 60hz Ragtech Esay Way 6 Tomadas Black – Trivolt: atende fontes de alimentação de microcomputadores e demais eletroeletrônicos, permitindo que continuem ligados por volta de 10 a 30 minutos

Tipos de nobreak

Existem vários tipos de nobreak, e os mais comuns são:

Nobreak Offline
Nobreak Linha interativa
Nobreak Online

Cada um serve para um uso específico, que pode variar entre servidores de rede, microcomputadores, automação bancária e comercial, entre outros.

O nobreak offline é um dos mais comuns e ideal para residências e escritórios, com equipamentos menores.

Ele aciona a bateria em fração de segundos quando há interrupções, para conter os impactos causados pela variação da energia.

O nobreak de linha interativa, considerados uma evolução do offline, possui um regulador automático de tensão, que ajusta as oscilações na rede elétrica em casos de pequenos variações de tensão.

Isso ajuda a proteger os aparelhos ligados ao nobreak, aumentando a vida útil deles. São modelos ideais para residências e pequenas empresas.

Já o modelo online mantém a alimentação dos aparelhos por meio das baterias, que recebem energia diretamente da tomada.

Ele faz o chaveamento para o uso da bateria no momento em que a energia é cortada. É um equipamento mais caro e indicado principalmente para quem tem um servidor ligado 24 horas por dia ou um equipamento muito sensível.

Nobreak Save Home Trivolt 6 Tomadas 600 Std – Ragtech

Quais as vantagens de ter um nobreak em casa e no escritório?

É muito vantajoso ter um nobreak em casa ou no escritório para proteger seus equipamentos eletrônicos, servidores, microcomputadores, e equipamentos de telecomunicações contra danos causados pela queda ou variação na tensão de energia.

Isso aumenta o tempo de vida útil dos seus equipamentos eletrônicos.

Outra vantagem de ter um nobreak é que, em caso de queda de energia, ele mantém os aparelhos eletrônicos ligados por um tempo, o suficiente para você salvar seus dados com segurança.

O que é um estabilizador?

Você sabia que a energia elétrica que chega à nossa casa nem sempre tem uma voltagem contínua?

É isso que torna tão útil o estabilizador de voltagem.

Ele serve para regular e estabilizar a voltagem de entrada da energia elétrica nos equipamentos ligados a ele, como monitores, aparelhos de som, computadores, impressoras e outros periféricos, evitando assim os picos de voltagem.

Diferentemente do nobreak, no entanto, o estabilizador não acumula energia e não mantém funcionando os aparelhos conectados a ele, quando falta energia.

Como escolher estabilizador?

Para escolher o estabilizador, observe a voltagem do equipamento, 127V ou 241 V. Existem ainda estabilizadores bivolt.

Outro fator que você deve levar em consideração ao escolher seu estabilizador é quanto à potência total que seu equipamento deverá suportar, e isso depende dos aparelhos que você irá ligar nele.

Existem estabilizadores de voltagem com 300 VA, 600 VA, 1200 VA (ou 1,2 KVA). Escolha o valor em VA (voltampere) do estabilizador e multiplique por 0,6.

O resultado será a potência total que seu estabilizador é capaz de suportar. Para não haver sobrecarga, recomenda-se que ele fique 10% abaixo do total.

Quais os tipos de estabilizador?

Para comprar um estabilizador, você deve observar duas informações básicas: a potência e a tensão elétrica.

Existem estabilizadores com diferentes de potência: 300V, 400V, 500V, 1000V e 2000V.

Para fazer a escolha certa, some as potências dos equipamentos que serão ligados e a potência do estabilizador deve ser superior ao resultado da soma.

Verifique as indicações na embalagem do produto.

Quanto à tensão elétrica, verifique a tensão elétrica da sua residência ou escritório para optar por um estabilizador de 220V ou bivolt, como esse Estabilizador de Energia Bivolt Lexman, que atende tanto a 127V quanto a 110V.

Alguns modelos vêm com proteção contra raios.

Conclusão

Agora que você já sabe a diferença entre extensão e filtro de linha e estabilizador e nobreak, pode seguir para a loja comprar o equipamento certo para a sua necessidade e garantir a proteção para eles.

Leia mais:

Como instalar tomada e interruptor
O que é uma casa conectada e por onde começar?

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo