Energia solar: sustentabilidade e economia para sua casa

Quem nunca tomou um susto quando recebeu a conta de luz? Se essa situação já aconteceu com você, saiba que o aumento nas tarifas de energia tem feito muita gente buscar alternativas para economizar com esse tipo de despesa. 

É aí que a energia solar entra como uma solução que, além de reduzir os gastos mensais, ajuda o meio ambiente e ainda valoriza o seu imóvel! Vamos conhecer mais sobre esse tipo de energia e como ela pode beneficiar o seu dia a dia. 

O que é energia solar?

De maneira bem direta, a energia solar é aquela gerada pela conversão da luz do Sol em eletricidade. Ela também é chamada geração fotovoltaica. Existe a energia solar térmica, que utiliza o calor do Sol para aquecer a água, por exemplo. Só que a mais comum é a energia solar fotovoltaica.

A “mágica” acontece por meio de placas solares, que captam a luz do Sol e a transformam em corrente elétrica. Tudo feito de maneira silenciosa e limpa. Se interessou sobre esse assunto? Aqui no blog já publicamos um guia completo sobre essa forma de energia que tem ajudado a mudar o mundo. Vale a pena dar uma olhada.

Energia solar: como funciona

Imagine que as placas solares são como folhas de uma planta: elas absorvem a luz do sol e a transformam em outra coisa. Nas plantas, essa transformação gera alimento. Nas placas solares, a luz do Sol vira eletricidade! 

Os painéis são geralmente instalados no telhado e captam a luz solar, que é convertida em corrente contínua. Esse processo acontece pelo contato dos fótons, pequenas partículas que compõem a luz solar, com materiais específicos, como o silício. Esse contato dos fótons com o silício libera elétrons e cria a corrente elétrica. 

Essa primeira geração de energia elétrica vem na forma de uma corrente contínua. Por isso, é necessário um inversor, equipamento onde ela vai se transformar em corrente alternada, aquela que usamos nas tomadas de casa.  A energia solar ainda pode ser armazenada em baterias para ser usada durante a noite!

Energia solar para residências

Hoje em dia, instalar energia solar em casa já é uma realidade para muitas famílias brasileiras. O investimento inicial pode intimidar algumas pessoas, mas o retorno financeiro acontece com o tempo, normalmente entre 3 e 5 anos.

O retorno do investimento inicial vai depender do número de placas, da energia gerada e o quanto ela será suficiente para a demanda da sua casa. A energia gerada, entra na rede da concessionária de energia e pode gerar créditos! 

Esses créditos podem ser usados durante a noite ou em dias com baixa incidência solar. O crédito também pode ser transferido para outro imóvel cadastrado no mesmo CPF ou CNPJ que esteja na mesma região de atendimento de energia.

Aqui a gente te ajuda a entender um pouco mais sobre o retorno de investimento e saber qual equipamento vale a pena ser colocado na sua casa.

Mais do que economia, há também uma mudança no estilo de vida. Quem adota a energia solar costuma repensar o consumo, se engajar mais com a sustentabilidade e até inspirar vizinhos e amigos. 

E o mais interessante é que esse tipo de sistema pode ser instalado em diferentes tipos de residências: casas térreas, sobrados, sítios, chácaras e até condomínios de apartamentos.

Se você está construindo, já pode prever a instalação das placas solares. Se está reformando, dá para adaptar o telhado e incluir o sistema.

É importante lembrar: o peso dos painéis deve ser compatível com a estrutura da casa!

Vantagens da energia solar

A primeira vantagem é óbvia: economia. Reduzir o valor da conta de luz faz uma boa diferença no orçamento mensal. Mas há outros benefícios que merecem destaque. 

Em tempos de crise energética ou bandeiras tarifárias, quem produz a própria energia sofre menos com aumentos repentinos.

Dá uma olhada nesse post que já fizemos aqui no Blog para entender um pouco mais das vantagens da energia solar!

E, claro, há a questão ambiental. Ao usar uma fonte de energia limpa e renovável, você contribui diretamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Vale lembrar que o sistema de energia solar exige pouca manutenção. Uma limpeza nas placas a cada seis meses e uma verificação técnica anual costumam ser suficientes para manter tudo funcionando por muito tempo.

Investir em energia solar é mais do que adotar uma nova tecnologia. É um passo em direção à autonomia energética e ao cuidado com o planeta! 

Na Leroy Merlin, você encontra desde placas solares individuais até kits completos com placas solares, inversores e controladores de carga. 

Além dos equipamentos, a Leroy Merlin também oferece orientação para você escolher o sistema mais adequado ao seu tipo de residência.

Com o Leroy Merlin Instalações e Reformas você pode fazer uma simulação desse serviço e os melhores profissionais vão entrar em contato com você! 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo