Cores para varanda: 10 opções perfeitas para se inspirar

As cores conseguem transformar qualquer cômodo da casa: podem torná-lo mais leve, alegre, acolhedor e calmo. Muitas vezes, contudo, a pintura da parede na área externa fica de lado, porque há muita dúvida entre as melhores cores para varanda. 

Se você é uma dessas pessoas que já escolheu as cores para a sala e para o quarto de casal, mas pulou a área externa, não se preocupe. Separamos as melhores opções para deixar sua varanda mais aconchegante!

Acompanhe!

5 dicas para acertar na escolha das cores para varanda

Antes de mostrar as melhores tonalidades de tinta, trouxemos 5 dicas para não errar na escolha. Afinal, alguns cuidados extras precisam ser tomados para pintar áreas externas, já que ficam mais expostas aos efeitos do tempo.

1. Saiba o tipo de tinta: área externa ou interna

    A primeira dica é conferir se a tinta é adequada para área externa, já que existem diferentes tipos de tinta por ambiente. Algumas funcionam apenas em varandas cobertas, mas outras podem ser expostas até a chuva e sol forte.

    Antes da compra, confira se a escolhida é resistente às ações do tempo. Além disso, observe se o produto é antimofo, como a tinta acrílica Coral, disponível em mais de trinta tons.

    2. Pense onde aplicará as cores na varanda

      Um dos jeitos mais comuns de levar cor para a varanda é pintando as paredes, mas esse não é o único. Você pode apostar em objetos decorativos ou pintar algum móvel antigo, para dar aquela renovada na peça e criar um ponto de destaque.

      Antes de comprar a tinta, tenha em mente se irá pintar parede, móvel, objeto de cerâmica ou blocos de cimento. Isso por que, para pintar móveis de madeira, por exemplo, você pode usar uma tinta spray para facilitar o processo.

      Mulher pintando um pedaço de madeira com tinta spray.

      3. Aposte na facilidade de limpeza

        Outro ponto a se considerar é a facilidade de limpeza do produto. Além de possuírem ação antimofo, algumas marcas de tinta são impermeáveis, o que deixa o processo de limpar muito mais tranquilo.

        4. Confira se o local permite pintura

          Confira se a sua propriedade permite pintura ou pequenos reparos. Em alguns casos, a área externa não pode ter a estrutura modificada, em outros, apenas a pintura é permitida. Então, é bom conferir com a pessoa responsável pela administração do condomínio.

          5. Saiba a quantidade de material necessária

            Antes da compra, não se esqueça de conferir o tamanho da sua varanda, para saber quantos galões de tinta são necessários. Você pode utilizar nossa calculadora online de tinta, para ter uma ideia melhor.

            10 inspirações de cores para pintar a varanda

            Pintar a varanda é uma das formas mais fáceis de dar uma cara completamente nova para o ambiente. Além do impacto imediato, costuma ser uma reforma econômica e fácil de realizar. Basta uma tarde, tinta e acessórios e pronto! 

            Não existem regras na hora de escolher uma paleta de cores, mas alguns tons podem valorizar determinados ambientes e transmitir a vibração que você deseja.

            Portanto, confira cores para área externa que farão toda a diferença e conheça cada uma com mais detalhes!

            1. Verde: para uma varanda fresca e relaxante;
            2. Rosa: para um toque delicado na decoração;
            3. Amarelo: para uma varanda mais alegre;
            4. Cinza: para décor moderna e minimalista;
            5. Branco: para varanda zen;
            6. Madeira: para um ambiente rústico e aconchegante;
            7. Bege ou neutro: para varandas pequenas;
            8. Terracota: para varandas estilo desert;
            9. Tons pastéis: para quem ama tendências de décor;
            10. Tons escuros: para um efeito elegante.

            1. Verde: para uma varanda fresca e relaxante

            Se quer se sentir como em uma montanha ou em um campo, aposte no verde. Além de transmitir tranquilidade, essa cor deixa a área externa em perfeita harmonia com a natureza. Aproveite para combinar decorações de outras tonalidades, como plantas e cadeiras, para um toque final!

            Veja como o ofurô, as plantinhas e o deck de madeira criaram essa varanda linda e relaxante.

            Área externa com paredes verdes, uma churrasqueira a gás, um ofurô e plantas.

            2. Rosa suave: para um toque delicado na decoração

            O rosa voltou com tudo na decoração, desde que virou tendência com o millennial pink. Nas varandas e áreas externas não poderia ser diferente, já que tons róseos suaves podem dar mais personalidade e charme ao ambiente.

            O mais bacana dessa cor é sua versatilidade: combina tanto com um estilo mais rústico, quanto moderno. Além disso, é a composição com as outras peças e revestimentos que dará o tom final!

            Varanda de parede rosa com móveis de madeira e vaso de plantas.

            Você também pode apostar em objetos, ou pintar móveis de rosa, se não quiser toda parede da varanda nessa cor.

            Varanda com objetos e móveis rosados, além de uma churrasqueira embutida na parede.

            Em espaços pequenos, esse tom é perfeito para criar um ponto de cor, sem pesar o ambiente ou deixá-lo ainda menor.

            3. Amarelo: para uma varanda mais alegre

            Tem cor que representa mais otimismo do que a tinta amarela? Justamente por isso, é um tom perfeito para pintar a varanda da sua casa!

            As energias alegres dessa tonalidade vibrante irão contagiar todas as visitas e moradores, mesmo quando não tiver sol. Além disso, com algumas almofadas florais e cestas de fibra natural, é possível recriar o estilo de decoração Boheme.

            Sofá decorado com almofadas coloridas encostado em uma parede amarela.

            4. Cinza: para decorações modernas e minimalistas

            Um dos tons mais atemporais e versáteis de cores para varanda é o cinza. Você pode manter o visual por muito tempo, sem se cansar da parede, e ainda criar composições com itens de destaque com outras tonalidades.

            Varanda de parede cinza com móveis de pallet decorado com almofadas de cores sóbreas, além de um jardim vertical de treliça.

            Para uma varanda industrial, por exemplo, você pode unir a cor cinza com algumas cadeiras de aço e uma churrasqueira com acabamento de cimento queimado.

            Varanda com churrasqueira e cadeiras coloridas.

            5. Branco: para varanda zen

            Enquanto as cores fortes podem alegrar um cômodo, as mais suaves transmitem tranquilidade. Então, se você deseja uma varanda que demonstre introspecção e descanso, aposte no clássico branco.

            Além da sensação de paz, essa cor deixa o ambiente mais iluminado e amplo e apenas algumas camadas de tinta branca podem deixar o ambiente com aspecto de limpo e renovado.

            Alguns pontos de cor podem vir nos objetos, como essa combinação de almofadas azuis e cinzas. Outra forma de dar mais vida a um espaço externo é, claro, adicionando muitas plantinhas!

            Varanda de parede branca com detalhes com móveis de pallet decorado com almofadas azuis, além de um jardim vertical de treliça e vasos de plantas.

            Você também pode pintar as laterais da varanda da cor branca, mas criar uma parede de destaque, como esse estiloso mosaico de tijolinhos!

            Varanda com uma parede central de tijolos à vista e as laterais brancas. Além disso, existem móveis de madeira e almofadas amarelas.

            6. Madeira: para um ambiente rústico e aconchegante

            Caso não queira pintar sua varanda, uma alternativa é colocar um revestimento de madeira. Já se encontram no mercado opções de revestimentos cerâmicos que imitam perfeitamente a estampa de madeira, com o benefício de serem resistentes a chuvas, tempestades e ventos fortes.

            Varanda com uma parede central com papel de parede com textura de parede, além de móveis brancos e almofadas coloridas.

            7. Bege ou neutro: para varandas pequenas

            Se você possui uma varanda pequena e quer criar a sensação de um ambiente maior, opte por tons mais claros, como o bege — que está em alta na decoração e cai muito bem nas áreas externas.

            Varanda de parede bege com um banco de madeira e outros elementos trançados.

            8. Terracota: para espaços no estilo desert

            Outra tendência é o estilo desert, que pede por uma parede terracota. Para criar esse efeito de referência às áreas mais áridas, utilize a tinta fosca acrílica terra vermelha. 

            Além disso, capriche em elementos naturais, como plantas, vasos de cerâmica e objetos de madeira.

            Varanda de parede terracota vazada e itens decorativos na mesma tonalidade amarronzada.

            9. Tons pastéis: para quem ama tendências

            Os tons pastéis, também conhecidos como candy colors, podem ser protagonistas nas paredes e se destacam na lista de cores para varanda. 

            Alguns tons populares são rosa, verde, amarelo e azul bebê, que podem ser utilizados apenas nos objetos, móveis e até em revestimentos.

            Varanda com churrasqueira embutida decorada com itens em tons pastéis (amarelo, azul e rosa).

            10. Tons escuros: para um efeito elegante

            Se você quer criar um efeito dramático ou impactante, pintar a parede de tons escuros é uma ótima escolha. Para pontos de cor, basta incrementar decorações que contrastem com a superfície de destaque.

            Para uma varanda gourmet sofisticada, por exemplo, aposte na cor preta. Você pode até pintar sobre tijolinhos e criar um efeito trabalhado e cheio de personalidade.

            Varanda de parede na cor preta e revestimentos brancos com desenhos. Além disso, também é possível identificar móveis de madeira clara.

            Agora que você conhece as melhores cores de varanda para se inspirar, que tal aproveitar os preços da Leroy Merlin? Para mais informações, confira nosso Catálogo de Cores completo!

            Artigos relacionados

            Botão Voltar ao topo