A madeira perde o brilho e arranha. O mármore risca, o cimento trinca e a cerâmica desbota. Em casa, para cada tipo de piso há uma manutenção adequada e o que vai determinar o tempo de vida útil desses materiais é a forma como você os trata. Primeiro, fique atento ao tipo de limpeza que cada material exige. Para as pedras, o ideal é que ela seja feita com água e detergente neutro. Se a sujeira for grande, indica-se o uso de limoneno – um solvente natural – ou de produtos à base de hipocloritos de sódio e cálcio.
Em relação às madeiras, veja qual tipo existe em sua casa, se a resinada (que requer removedores a seco, detergentes ou limpadores próprios dos fabricantes) ou a crua (para as quais produtos à base de hipocloritos de sódio e cálcio resolvem).
Para os cimentos, apenas água e sabão neutro são necessários, assim como as cerâmicas, que pedem também vassoura para remover a poeira. Se depois desses cuidados os riscos, desgastes e outras imperfeições que aparecem com o tempo de uso persistirem, então é o momento de lançar mão de medidas mais efetivas. No caso das pedras, a sugestão é polir novamente.
Com isso, os riscos vão embora. Mas fique atento porque é necessário alternar lixas diferentes, ou seja, grossas, números 30 e 50, e finas, de 800 a 10.000. Segundo especialistas, o brilho natural é mais evidente com a diminuição da rugosidade das pedras. Já as madeiras, dependendo do dano, precisam ser restauradas, eliminando a superfície danificada por abrasão, além da remoção e da reaplicação dos rejuntes.
Por fim, a reaplicação da resina assegura a proteção. Lembre-se de que o procedimento exige um isolamento do ambiente por 48 horas, além de produtos específicos para cada tipo de piso: taco, parque, assoalho, bambu… Para os concretos e cerâmicas, o mais importante é ficar atento às trincas (comuns em cimentícios) e ao rejunte, nas cerâmicas.
No primeiro caso, só quando o número de trincas é relevante vale removê-lo por inteiro e o refar. As cerâmicas, por sua vez, caso quebrem ou se o rejunte se desgastar demais, precisam ser trocadas. Importante! Quando for comprar os lotes para a obra já preveja essa renovação para o futuro e compre mais do que precisa, porque devido a mudança de lote pode existir diferença de tonalidade da cor ou as peças saírem de linha.
Com esses cuidados, você terá sempre o piso em ordem e como se tivesse sido aplicado recentemente.