Veja como usar termômetro digital para carnes

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Se você não usa termômetro para carne quando faz churrasco, sabe que a pergunta mais temida enquanto pilota os espetos é: “a carne está pronta”?

Isso porque, apenas observando a cor do lado de fora, é bem difícil saber se a carne está no ponto certinho. Algumas vezes até rola cortar um pedacinho da carne, mas essa prática acaba fazendo com que a carne perca todo o seu suco.

Além disso, mesmo quem está acostumado a adivinhar o ponto da carne pelo tempo de churrasqueira, costuma errar.

Isso acontece porque a cocção das carnes de churrasco depende de vários fatores: condições meteorológicas, modelo da churrasqueira, quantidade e qualidade do carvão, tipo da carne.

Por isso, a forma mais simples, barata e eficaz de saber qual é o ponto correto da carne é por meio de um termômetro digital para carnes. Esse termômetro basicamente muda a vida de qualquer churrasqueiro!

Com o termômetro para carnes é possível saber o ponto exato de qualquer corte sem precisar ficar vigiando a churrasqueira

Ainda não sabe como funciona e como usar um termômetro para carnes? Não se preocupe, neste post, detalhamos tudo sobre esse produto que ajuda a fazer um churrasco com mais precisão e obter um resultado perfeito sem precisar ficar se debruçando na churrasqueira toda hora para saber se a carne está no ponto. Esta declarado o fim da carne carbonizada ou crua!

Antes de prosseguir com a leitura não deixe de confeir este vídeo tour especial com Beto Nóbrega feito pelo canal Leroy Merlin Brasil mostrando os principais tips de churrasqueiras, onde usá-las e quais os melhores acessórios para fazer o churrasco perfeito!

Tipos de termômetro para carnes (churrasco e forno)

Crucial para acertar de vez o ponto da carne, o termômetro para churrasco atua medindo a temperatura interna do alimento. É isso que determina quando a carne estará no ponto certo, a partir do seu gosto.

A versão digital desse aparelho é o único instrumento eficaz para saber 100% se a carne está pronta. Outros termômetros, que não são digitais, não fornecem a temperatura instantaneamente e não são tão confiáveis assim. Os digitais fornecem a temperatura com precisão de um décimo.

Há vários tipos de termômetros, em todos os formatos, tamanhos e funcionalidade, conheça cada um deles:

• Termômetro de inserção
• Termômetro analógico
• Termômetro digital
• Termômetro digital Wireless
• Termômetro digital para forno e churrasqueira

Termômetro de inserção

O termômetro digital de inserção é equipado com uma agulha e com um medidor de temperatura. Basta espetar levemente a agulha na carne e em poucos segundos o medidor acusa qual a temperatura do alimento.

O termômetro digital de inserção fabricado pela marca americana Weber é produzido em aço inox de alta qualidade e possui faixa de medição de 0°C a 230°C. Isso permite medir a temperatura interna, perfeito para atingir o ponto ideal da sua carne no churrasco.

Termômetro analógico

O termômetro analógico para carnes também é uma excelente opção para os churrasqueiros de plantão. A maioria deles vem em forma de bico, com um mostrador de temperatura redondo na extremidade.

Além disso, o modo de usar é bem simples, basta prender no local desejado usando a “borboleta” que acompanha o produto.

Termômetro digital

Com a vantagem de ser mais preciso que outros termômetros para churrasco, o termômetro digital para carnes exibe a temperatura, em graus, até o décimo mais próximo possível. Perfeito para facilitar o preparo dos deliciosos churrascos!

Com o termômetro digital para carnes é possível saber o ponto exato da carne

Termômetro digital Wireless

Ainda, você pode escolher modelos mais tecnológicos, como o termômetro para a carne digital wireless. Esse modelo traz alarme, cronômetro, bluetooth e conexão Wireless.

O mais incrível é que essas versões são capazes de enviar notificações para o seu celular avisando quando a carne está pronta, além de você poder acompanhar a curva de temperatura em tempo real.

Termômetro digital para forno e churrasqueira

Algumas versões de termômetros podem ser deixados dentro do forno, já que foram especialmente projetados para altas temperaturas. O que é bem prático para preparar carnes assadas e aves inteiras, como frango e peru, que são difíceis de acertar o ponto de cozimento.

Para usá-lo, espetá-lo sobre a carne e ver a temperatura que está indicado no medidor. Esses termômetros de cozimento podem ser usados ​​para carnes e vegetais, assim como para o preparo de doces e tortas.

Como usar termômetro digital para carnes?

Espete o sensor do termômetro digital para churrasco no meio do pedaço da carne e espere o termômetro marcar a temperatura correta. Pronto, simples assim! No mais, observe todas as recomendações do fabricante.

Para acertar no ponto, confira o passo a passo mais detalhado de como usar termômetro digital para carnes:

• Coloque o termômetro horizontalmente e empurre o sensor firmemente no centro da carne, na parte mais grossa e carnuda. Esta é a única maneira de saber se a carne está cozinhando de maneira uniforme.

• Certifique-se de que o sensor do termômetro digital para carne esteja inserido precisamente no centro do pedaço do alimento.

• Não insira o termômetro muito próximo a um osso ou pedaço de gordura, pois eles aquecem mais rápido do que a carne e isso pode dar uma leitura falsa. Ou seja, pode influenciar a medição da temperatura central e dar um resultado menos preciso.

• Escolha o ponto desejado da carne (ver guia neste post abaixo) para saber qual a temperatura correta de tirá-la da churrasqueira.

O que considerar na hora de escolher termômetro para carnes e churrasco?

Na hora de escolher o termômetro para carnes e churrasco, alguns fatores devem ser levados em consideração para uma compra bem sucedida. Entre eles: velocidade da medição, precisão, faixa de temperatura abarcada, funcionalidade, entre outros.

Grau de precisão

O grau de precisão da medição é essencial para evitar o risco de queimar a comida ao fazer o churrasco. Por isso, é melhor contar com um bom termômetro que exiba a temperatura correta e de modo bem preciso.

Quando se trata de precisão, o termômetro digital é o mais recomendado. Assim, em vez de ter que cortar um pedaço de carne para não incomodar os convidados, é melhor optar por um bom termômetro que lhe dirá se a sua carne está pronta ou não.

Velocidade da medição

O objetivo de usar um termômetro para churrasco é garantir que a carne esteja no ponto que você a quer, seja ao ponto, bem passada ou mal passada. Nesse quesito, a velocidade da medição é outro fator importante para se atentar. Isso porque cada minuto é valioso para definir o ponto da carne.

Então, opte por termômetros para carnes e churrascos que sejam bem rápidos de auferir a temperatura do alimento, especialmente aqueles que demoram apenas segundos para chegar a medida precisa da temperatura deste. Os termômetros digitais mais comuns chegam a medir entre 20 a 30 segundos.

Faixa de temperatura

Também é importante que o termômetro digital para carnes tenha uma faixa ampla de temperatura, justamente para abarcar todos os tipos de carne e se adequar a cada pedaço que você estiver preparando.

Em geral, os termômetros digitais para carne exibem uma faixa de temperatura entre 60 ° C a 105 ° C. Já os termômetros infravermelhos possuem uma faixa de temperatura que vai até 205 ° C.

Aqui, estamos falando apenas de generalidade, então, nada impede que você encontre termômetros que abarcam faixas de temperaturas maiores, ou menores, tudo a depender do modelo escolhido por você.

Funcionalidades

Os diversos modelos de termômetros digitais para churrasco oferecem diversas opções que tornam o preparo das carnes ainda mais fácil.

A maioria tem um display com luz de fundo, o que os torna fáceis de usar no escuro e à noite. Outros têm botões que alternam entre Celsius e Fahrenheit em apenas alguns segundos.

Ainda, existem aqueles que oferecem um visor giratório, o que facilita a leitura das temperaturas e, para alguns, são exibidos com precisão de décimos de grau para maior precisão.

E não é tudo, alguns modelos de termômetro chegam a ponto de se conectar a smartphones. Portanto, lembre-se de analisar os recursos que mais se adequam às suas expectativas e compare as várias funções de casa aparelho, para que possa ver qual deles atende a todos os seus critérios.

Qualidade

Sempre escolha modelos de termômetros digitais para churrasco que recebam o feedback positivo por consumidores, ou seja, que atestem pela resistência e durabilidade do aparelho.

Tudo para você poder ter certeza de que está investindo seu dinheiro em um bom produto que não te deixará na mão no segundo churrasco em família.

Ainda, recomendamos àqueles termômetros digitais para carnes que sejam revestidos em aço inoxidável e a prova d’água.

Praticidade

Além da qualidade, um bom termômetro para churrasco deve ser prático e fácil de usar. Não adianta nada comprar um produto com mil funcionalidades e na prática não conseguir usar, ou não saber usar, nenhuma dessas.

Por isso, é sempre bom lembrar da necessidade de uma leitura atenta ao guia de uso do aparelho, bem como todas as demais recomendações do fabricante.

Importante, também, escolher termômetros digitais para carnes que sejam de fácil manuseio e fixação na carne, assim não corre o risco sofrer qualquer dano.

E se praticidade é a ordem na hora de preparar sua carne, procure os modelos mais práticos de churrasqueiras, como as elétricas, as churrasqueiras a gás portáteis ou as Table Grills. Estas últimas são opções de churrasqueiras de mesa, muito leves e que não produzem fumaça. Você conhece? Entenda melhor assistindo ao vídeo:

Qual a temperatura interna para cada ponto de carne?

Em termos gerais, a temperatura interna varia entre 50°C para carnes mal passadas, 65°C para carnes ao ponto e 70°C para carnes bem passadas. Porém, esses valores podem ser alterados dependendo do tipo da carne.

Anote aí as temperaturas internas ideias:

Qual a temperatura ideal para carne bovina?

Longe de ser um consenso entre os churrasqueiros mais experientes, o debate acerca da temperatura interna ideal para carne bovina de churrasco não é pacífico. Porém, há indicativos de qual é, em graus Celsius, àquela que mais se aproxima.

Para o preparo de cada ponto de corte de carne bovina, a temperatura interna ideal, via de regra, são as seguintes:

• Selado (bleu ou blue rare): 46°C a 49°C
• Mal passado (saignant ou rare): 52°C a 55°C
• Ao ponto para mal passado (me-saignant ou medium rare): 55°C a 60°C
• Ao ponto (à point ou medium): 60°C a 65°C
• Ao ponto para bem passado (cuit ou medium well): 65°C a 69°C
• Bem passado (bien cuit ou well done): 71°C a 100°C, no máximo

Qual a temperatura ideal para carne de porco?

A temperatura ideal e segura para preparar carne de porco no churrasco deve ser em torno de 65°C a 75°C. Isso vale para qualquer tipo de corte.

Qual a temperatura ideal para aves?

Em termos de proteção à saúde, para evitar o risco de contágio de Salmonela, é aconselhada a temperatura mínima de 70°C para a cocção de aves, como frangos, peru e chester.

Qual a temperatura ideal para carne de ovinos e caprinos?

Já para a cocção de carne de ovinos e caprinos a temperatura interna ideal deve ficar entre 75°C a 85°C.

Qual a temperatura ideal para peixes e frutos do mar?

Quanto aos peixes e frutos do mar, recomenda-se que sejam assados no churrasco até atingirem a temperatura de 57°C, não podendo passar de 70°C , para não perder muita água e prejudicar a suculência desse tipo de carne.

Cuidados para o seu termômetro digital para carnes durar mais

Quando terminar de usar um termômetro digital de carnes no churrasco, alguns cuidados básicos devem ser tomados para esse produto durar mais. Quais sejam:

• Certifique-se de limpar o termômetro digital completamente, para que nenhum rastro de gordura fique grudado nele. Para isso, utilize água, sabão neutro e uma esponja.

• Limpe, também, a sonda do termômetro com um algodão umedecido em um pouquinho de álcool e a seque bem. Isso promoverá a desinfecção do aparelho.

• Guarde-o em um local fresco e arejado.

• Sempre obedeça a todas as recomendações do fabricante de seu termômetro digital.

Assim, seu termômetro digital para carnes estará pronto para ser usado na próxima vez e durará muito mais tempo.

Conclusão

Voilá! Agora que você sabe tudo sobre termômetros digitais, bem como sobre quais são as temperaturas internas do ponto de cada carne, bora esquentar aquela churrasqueira, reunir a família e os amigos e degustar das delícias de um churrasco assado perfeitamente.

Compartilhe essa matéria com todos, para nunca mais errar o ponto da carne no churrasco e deixe nos comentários qual seu nível de expertise nas artes da churrasqueira!

Leia mais:

Tipos de Churrasqueira: descubra o modelo perfeito para você

Qual a melhor churrasqueira elétrica?

As melhores churrasqueiras a gás de 2021

Qual a melhor churrasqueira para apartamento?

Como limpar churrasqueira e grelha de churrasqueira

Cantinho do churrasco: ideias para você montar e decorar o seu

Churrasqueira para varanda: 7 modelos para você fazer churrasco mesmo em espaços menores

Revestimento para churrasqueira: aprenda a aplicar e a escolher o melhor modelo para o seu projeto

Como fazer uma churrasqueira simples e barata para espaços pequenos

Churrasqueira pré-moldada: os tipos de alvenaria, concreto, aço, tijolo e as diferenças entre eles

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo