Sabe aquele piso velho, encardido e sem vida que você já não curte tanto, mas não quer trocar para não ter que fazer quebradeira? Pois bem, tem solução.Saiba que você consegue ter um piso quase novo pintando-o com tinta epóxi.
A princípio, a novidade começou a aparecer em tutoriais do Youtube como alternativa para renovar o cômodo sem passar pelo quebra-quebra da mudança de piso.
Por isso, convidamos o @Matheus Ilt para ensinar como pintar piso com tinta epóxi e transformar uma cozinha de maneira barata, relativamente simples e com resultado surpreendente.
Matheus se mudou há pouco tempo para um apartamento antigo que estava precisando de uma boa reforma.
E o piso da cozinha, apesar de muito bonito, estava encardido e foi por ele que o Matheus decidiu começar essa transformação. A tinta escolhida foi a epóxi à base de solvente, muito resistente e duradoura.
Bora conferir todas as dicas para fazer aí na sua casa também?!
Lista de materiais utilizados para pintar o piso com tinta epóxi
Segue a lista descritiva completa de todos os materiais utilizados por @Matheus Ilt para pintar sua cozinha com tinta epóxi.
Equipamentos de proteção
Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são indispensáveis para a prevenção de riscos, oferecendo melhores condições de trabalho e reduzindo as chances de acidentes. Por isso, utilize-os sempre que for bricolar pela sua casa.
Pincel para parede
O pincel vai ajudar você a pintar os detalhes, como rodapés, contorno de janelas e portas e outras áreas que requerem maior atenção para que a tinta não escorra e nem manche as camadas que não devem ser pintadas.
Bandeja para pintura
As bandejas de pintura são grandes aliadas na hora pintar. Por possuírem uma pequena “ladeira”, elas são ideais para passar o rolo e retirar o excesso de tinta e são um acessório essencial na hora de pintar a parede.
Os tamanhos variam de acordo com o tipo de pintura que você quer fazer: para rolos maiores, temos modelos de cerca de 23 cm, além de um tamanho intermediário (para rolos médios, em geral de mão) e um menor, mais utilizado para pinturas com pincéis.
Rolo de espuma
Os rolos são acessórios essenciais para o momento da pintura de paredes, tetos, pisos, madeiras, metais e outros utensílios e partes da sua casa. Não faltam modelos de rolos com especificações próprias para cada tipo de superfície.
No caso de tinta epóxi, o ideal é utilizar um rolo de espuma apropriado. E, já que a pintura será no piso, prefira versões maiores, como as de 22 cm e 23 cm.
Removedor de tintas
Indispensáveis durante reformas, reparos ou construção, os removedores de tinta são indicados para retirar resíduos de verniz, tintas, texturas e stains. Aqui, eles vão ajudar a dar o acabamento final nas texturas do piso.
Misturador de tinta
Os misturadores elétricos de tinta são ferramentas muito úteis para misturar, agitar, diluir e homogeneizar soluções líquidas, otimizando os rendimentos das tintas.
Desengordurante
O desengordurante é um produto que possui micropartículas com alto poder de limpeza, sem riscar o material. Vai garantir que o piso fique limpinho para receber a tinta epóxi.
Fita crepe
Indicada para uso geral, a fita crepe vai auxiliar na proteção de quinas e rodapés na hora de receber as demãos de tinta epóxi.
Papel contact
Nessa pequena reforma, o papel contact vai servir para tapar pequenas pastilhas do piso antigo e criar novos padrões no piso repaginado.
Tinta epóxi à base de solvente
A tinta epóxi à base de solvente é a indicada para pinturas de piso, uma vez que é mais resistente aos efeitos do tempo e bem durável. Esse produto é perfeito para renovar seu piso sem graça e transformar todo o seu espaço.
Catalisador para tinta epóxi
Esse produto auxilia no preparo da tinta epóxi, proporcionando alta resistência à umidade, água, substância química e a abrasão, além de contribuir para uma ótima aderência aos mais diversos tipos de superfícies.
Vassoura
Com cerdas macias, flexíveis e duráveis, a vassoura Noviça Varry, da marca Bettanin, é ideal para pisos lisos, sejam secos ou molhados. Seu cabo levemente inclinado permite melhor limpeza entre os móveis.
Aspirador de pó
O aspirador de pó é um aparelho doméstico que facilita muito a limpeza da casa, do escritório ou do carro, higienizando cada ambiente de forma prática e eficiente.
Pano de limpeza
Prefira panos de limpeza próprios para o piso, uma vez que eles são mais maleáveis e não soltam fiapos que atrapalham toda a faxina e causam irritações.
Como pintar piso com tinta epóxi (passo a passo)
Confira agora o passo a passo completo de como pintar o piso com tinta epóxi.
Passo 1: Esvazie toda a cozinha.
Tire tudo mesmo, até os armários, se possível.
Passo 2: Limpe bem o piso antes de começar a pintura.
Qualquer sujeirinha pode criar uma textura indesejada ou até mesmo impedir que a tinta grude no piso. Então, para limpar muito bem o chão, Matheus começou varrendo, depois aspirou e, em seguida, passou um desengordurante no piso com um pano de chão. Por fim, passou um pano com água e outro seco. Adeus, sujeiras!
Passo 3: Proteja as bordas da parede e o rodapé com fita crepe.
Com tudo limpinho e seco, passe para a fase mais detalhada de todo esse processo: proteger o rodapé e a borda da parede. Para isso, utilize uma fita crepe.
Matheus queria ter uma textura no chão. Portanto, ele isolou algumas pastilhas pretas do seu piso antigo para criar um novo padrão. Para isso, ele testou várias fitas, mas o que funcionou melhor mesmo foi usar papel contact, cortando-o do tamanho da pastilha.
Passo 4: Prepare a tinta epóxi à base de solvente de acordo com as especificações da embalagem.
Com tudo protegido, chegou o momento de pintar o chão. Para preparar a tinta, utilize um misturador de tintas e envolva-a com o catalisador de tinta próprio. Depois, transfira a tinta preparada para a bandeja. Não se esqueça de usar equipamentos de proteção!
Passo 5: Com um pincel, pinte o rodapé e as quinas.
Passo 6: Em seguida, utilize um rolo de espuma para pintar o chão.
Lembre-se de espalhar a tinta por partes, fazendo movimentos verticais de vai-e-vem com o rolo, em uma ordem que ao final você consiga sair da cozinha.
Passo 7: Espere o tempo de secagem da tinta, indicado na embalagem, para dar a segunda demão.
Passo 8: Prossiga com a segunda demão e espere secar.
Passo 9: Faça os acabamentos finais.
Com tudo seco e com a ajuda de um estilete, Matheus tirou o papel contact das pastilhas e evidenciou o padrão novo que ele criou. Além disso, com a ajuda de um cotonete e removedor de tinta, fez os acabamentos finais.
Passo 10: Aguarde sete dias para colocar os móveis pesados de volta no lugar.
A única parte chata é que essa tinta leva cerca de sete dias para secar completamente. Então, espere esse tempo antes de colocar os móveis pesados de volta no lugar. Depois disso, seu piso estará pronto! Vale a pena, o resultado é incrível!
Antes e depois: piso pintado com tinta Epóxi
Confira o antes e depois dessa superdica de renovação de pisos com tinta epóxi. E o mais incrível é que você mesmo pode fazer esse projeto em casa e repaginar aquele cômodo que anda meio sem vida.
Essa ideia é muito legal para renovar a casa e tirar aquele aspecto de filme de terror que veio junto o piso antigo. Gostou desse passo a passo?
Você se inspirou a renovar o piso de algum cômodo aí da sua casa? Então conte aqui nos comentários e compartilhe com todos.
Aproveite para se inspirar também na reforma desta cozinha terracota que o Paulo Biacchi fez na casa da Liniker! Aqui, o piso também foi pintado com tinta epóxi.
Leia mais:
Conheça as 5 melhores marcas de tintas
Como pintar móveis com tinta spray