Como pintar MDF: passo a paso com dicas práticas
O MDF é uma madeira usada para uma infinidade de tarefas, desde a produção de móveis até peças de artesanato e objetos de decoração. Por isso a importância de saber como pintar MDF, por conta da versatilidade que o material oferece.
A sigla significa Medium Density Fiber ou, em português, “Fibra de Intensidade Média”. Trata-se de um composto de lascas de madeira trituradas e comprimidas em chapas, com um aspecto semelhante à madeira.
As chapas são empregadas em diferentes situações, por isso pintar MDF pode dar vida nova aos seus móveis ou mesmo incrementar suas produções artesanais e artísticas.
Como pintar MDF |
---|
1 – Passo a passo rápido |
2 – Qual tinta usar para pintar MDF |
3 – Qual a diferença entre MDF e MDP |
Passo a passo rápido
Para pintar MDF da forma correta e com facilidade, é preciso considerar alguns materiais indispensáveis e seguir um passo a passo que garante a aplicação correta dos produtos.
Materiais necessários
Passo a passo para pintar MDF
Para pintar MDF, é preciso observar se o material já foi pintado anteriormente ou se é cru.
Se você quer saber como pintar MDF cru, a dica é começar lixando com uma lixa fina antes de aplicar a tinta. Na sequência, limpe com um pano seco e macio ou aspirador de pó. O recomendável é usar uma lixa para madeira 300 ou mais fina.
Se a peça já for comprada pronta para pintura, não é necessário lixar, só limpar com pano macio para retirar a poeira.
Uma dica importante é aplicar a goma laca antes de começar a pintar. O material evita que a peça de MDF sugue muita tinta. Use goma laca incolor e aplique com um pincel chato. Aguarde a secagem completa.
Se não quiser aplicar goma laca, pinte a peça de branco para criar uma base. Outra possibilidade é a aplicação de fundo preparador para madeira, mas essa opção só é válida se você for usar tinta óleo ou esmalte. Nesse caso, será preciso lixar e limpar a peça novamente.
Aguarde no mínimo 3 horas para a secagem completa e aplique a segunda demão.
Após a secagem, a peça já estará pronta para receber a tinta ou a técnica de decoração que você for usar. Caso vá apenas fazer a pintura, aplique uma camada de verniz incolor, assegurando melhor acabamento e durabilidade.
Essa técnica pode ser usada para pintar qualquer tipo de MDF, inclusive é uma opção de como pintar caixa de MDF.
Qual tinta usar para pintar MDF
As madeiras exigem cuidados especiais com a pintura, e um deles é a escolha certa dos produtos. Qual tinta usar para MDF é uma dúvida comum, já que existem inúmeras opções que podem ser usadas, cada uma com função específica.
A tinta PVA, a tinta acrílica, a tinta automotiva e a tinta spray são as mais usadas. Elas são à base de água e estão disponíveis em uma grande variedade de cores e tamanhos.
Quem deseja um acabamento mais brilhante, pode investir na tinta acrílica, já para um acabamento fosco, prefira a PVA.
A tinta PVA pode ser aplicada com pincel ou rolo e é a mais indicada para quem está começando, porque é mais fácil de aplicar e tem alta durabilidade.
A tinta acrílica é mais resistente à água, por isso permite que a peça seja limpa com um pano úmido.
Já as tintas spray ou automotiva são ideais para peças com muitos detalhes, que são difíceis de serem alcançados com o pincel. Elas são mais rápidas de aplicar, mas exigem destreza.
Outra opção é o verniz à base de água, usado para impermeabilizar as peças de MDF. Ele pode ser aplicado após a pintura, desde que a última demão de tinta esteja seca. Se a ideia é ressaltar o aspecto cru da peça, aplique apenas verniz incolor à base de água (sem usar tinta).
Por fim, você ainda poderá pintar o MDF usando betume. Essa é uma substância de coloração preta, usada em técnicas de envelhecimento. Quando aplicado sobre o MDF, traz um resultado rústico e envelhecido, protegendo e prolongando a vida útil. O betume também pode ser encontrado em formato de cera para aplicação por cima de tintas à base de óleo e água.
Qual a diferença entre MDF e MDP
Embora seja muito comum, nem todo mundo sabe o que significa MDF e a diferença entre MDF e MDP.
O MDF é produzido com fibras de madeira e resina sintética, trazendo um resultado uniforme. Por isso, as placas podem ser cortadas em diferentes direções, assegurando mais liberdade na hora de planejar o design dos seus móveis e peças, com acabamentos arredondados e mais sofisticados.
Além disso, o MDF não é composto por camadas, sendo um material mais plano e liso, perfeito para receber tinta, verniz e revestimentos.
Já o MDP é uma chapa formada por 3 camadas: uma mais grossa (no miolo) e duas mais finas (na superfície). A composição assegura que o material seja mais robusto e estruturado, o que permite que ele receba mais peso que o MDF.
Além disso, o MDP é formado por partículas prensadas, diferentemente do painel de MDF, que é feito de resíduos de madeira. Por isso, o MDP é o mais indicado para a produção de móveis e objetos para cômodos úmidos, como o banheiro
É possível ainda combinar MDF e MDP em um mesmo móvel, como prateleiras de MDP que suportam mais peso e portas e gavetas de MDF, com acabamentos arredondados ou pés em cabriolet.
Depois dessas dicas, já sabe como pintar MDF? Na Leroy Merlin, você encontra tudo o que precisa para seu artesanato ou bricolagem! Aproveite!