Como organizar as coisas depois da mudança? Personal organizer dá um passo a passo para quem não sabe por onde começar
Assim como uma reforma, a mudança pode ser um processo enlouquecedor. Como lidar com tudo fora do seu lugar? Como se organizar quando ainda não se sabe exatamente os detalhes a respeito da casa nova? Calma: a mudança ainda será cansativa, mas é possível fazer de uma forma eficiente e um pouco mais fácil. Para te ajudar um pouquinho nisso, o Casa de Verdade conversou com a personal organizer Sanne Lima e conseguiu algumas dicas de ouro. Confira:
Comece mesmo antes de se mudar
Um dos aspectos que a profissional aponta como mais importantes é o planejamento pré-mudança: sem ele, sua vida se tornará bem mais difícil. “O ideal é você iniciar o processo de triagem e categorização ainda na casa antiga. Doar o que não usa mais, jogar fora o que esteja quebrado ou inviável para uso e separar nas caixas os itens de acordo com os cômodos: cozinha, banheiro, quarto casal etc. Etiquetar por fora da caixa também é uma dica que ajuda muito a achar tudo na casa nova.”
Tenha um plano
Ter um plano é sempre uma boa ideia para alterações na casa – e mais essencial ainda em algo tão grande quanto uma mudança. Pets, idosos e crianças idealmente não devem estar durante a mudança, já que a situação é bastante estressante. Combine com antecedência com amigos ou familiares para poder contar a ajuda deles alguns dias antes, durante e depois.A arrumação em si é bem individual: “O tempo que vai demorar para acabar vai depender da sua rotina e, com as caixas identificadas, você pode ir organizando de acordo com os itens mais usados e assim seguir para os demais cômodos. Pode fazer uma agenda de abrir e organizar uma caixa por dia, por exemplo”, aconselha Sanne.
Arrume de acordo com as necessidades cotidianas
Ao começar a arrumação, tente ser o mais estratégico possível. De acordo com Sanne, “você pode iniciar pelo cômodo que tem mais prioridade, que tenha itens que você precisa na sua rotina diária. Por isso identificar o que coloca nas caixas e fazer a categorização é tão importante”, diz. Também dê prioridade aos itens utilizados pelos pequenos e pelos mais velhos, além das roupas utilizadas para o trabalho e utensílios de cozinha. Colocou tudo no seu lugar? Aproveite para renovar um pouco a sua decoração: o momento é perfeito!