Dicas

Ano Novo, casa nova: 3 mudanças simples que vão te fazer chegar em janeiro com a decoração renovada

Ano Novo, casa nova: 3 mudanças simples que vão te fazer chegar em janeiro com a decoração renovada

Com a virada do ano, a gente sente aquela vontade de renovar tudo. O visual da casa não fica de fora: mudar a decoração do essa época do ano também ajuda a trazer a sensação de que um novo ciclo está começando. E ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa transformação não é um processo trabalhoso se você seguir algumas dicas práticas. Assim, inicie 2018 com uma casa renovada de forma simples e barata.

Ano Novo, casa nova: 3 mudanças simples que vão te fazer chegar em janeiro com a decoração renovada

Pinte os móveis para que eles pareçam novos

Uma mão de tinta básica pode mudar completamente a impressão que se tem de um móvel, fazendo até mesmo parecer que você comprou a peça recentemente. Se o armário é meio apagado, faça ele se destacar no ambiente com alguma cor vibrante, como o amarelo ou o laranja. Antes de fazer a pintura, não se esqueça de preparar o material. Com a ajuda de uma lixa, por exemplo, você deixa a superfície do móvel reta e uniforme para receber a tinta. O efeito também pode ser de sua escolha: existem tintas que deixam seu móvel com acabamento fosco, mais discreto, ou brilhante, com um brilho mais chamativo – assim, dá para combinar perfeitamente com o resto do mobiliário presente no cômodo. A prática só oferece vantagens: além de econômica para o seu bolso, também é sustentável para o meio ambiente, já que você estará reaproveitando um móvel antigo.

Ano Novo, casa nova: 3 mudanças simples que vão te fazer chegar em janeiro com a decoração renovada

Papéis de parede e adesivos decorativos dão uma cara nova aos ambientes

Se você até deseja mudar a cor da parede, mas quer evitar a sujeira da tinta durante o processo de pintura, existe uma solução super versátil: o papel de parede. A aplicação do produto é bem fácil, bastando que você utilize uma espátula para tirar as bolhas que podem surgir na instalação. Se você prefere um estilo mais básico, há opções de cores lisas, por exemplo. Mas se a intenção é proporcionar ao ambiente uma decoração com muito estilo e personalidade, as versões estampadas também são uma excelente escolha: listradas, florais, de arabesco, com figuras geométricas… são muitas as opções. Existem ainda as que imitam pedras naturais, como o mármore, trazendo um aspecto bastante sofisticado ao lar sem gastar tanto com material e mão de obra. Já as de madeira conferem um aspecto mais rústico e às vezes contam até com a textura das estacas para parecerem originais.

Os adesivos decorativos também são super charmosos e mudam por completo a decoração da sua casa de maneira prática. Diferente do papel de parede, o adesivo é autocolante – assim, não precisa de cola especial e nem de recortar a peça com precisão. Outra vantagem do adesivo é que ele pode ser colocado em vários locais da casa, seja a parede ou a porta, geladeira, box de banheiro ou até azulejos. De qualquer jeito, as duas opções oferecem uma manutenção bem simples e podem ser lavadas com água e sabão neutro sempre que for necessário.

Aposte em plantas para trazer mais vida ao ambiente

Muita gente esquece, mas uma planta é capaz de deixar a casa mais viva e com uma atmosfera refrescante – ambiente perfeito para receber o ano que vai chegar em breve. É sempre bom ter em mente que, no interior das casas, as plantas que se adaptam melhor são aquelas que não necessitam de muita exposição ao sol e que não precisam ser regadas com tanta frequência. Algumas espécies que funcionam muito bem em ambientes fechados são a samambaia, bambu-mossô, buxinho, palmeira areca, pau d’água, zamioculca, licuala, costela de adão, entre outras.

Na hora de escolher o vaso para abrigar a espécie escolhida, dê preferência aos modelos de cerâmica, pois eles mantêm a água fresca por mais tempo e poupam o trabalho de repor a água a todo o momento. Mas se a rotina realmente impede que você faça a prática da jardinagem, a melhor alternativa são mesmo as plantas artificiais. Apesar de não terem o aroma de uma planta natural, elas ainda trazem o toque verde especial à parte interna da casa. Solte a criatividade para definir o local onde cada espécie vai ficar: dá para colocá-las em paletes, baldes, ou até mesmo sapateiros ou revisteiros que você não usa mais. Se o espaço é pouco, pendure-as na parede em um cantinho próprio para elas, produzindo um jardim vertical – essa tendência veio pra ficar e é super prática de se adotar em sua residência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo