Piso laminado: praticidade e estilo na sua casa

Quer renovar o visual da casa, mas não quer nem pensar na trabalheira de uma obra cheia de entulho? Ao mesmo tempo, você gostaria de ter um piso bonito, acolhedor e que valorizasse os ambientes da sua casa.
E, claro, com um custo-benefício bacana?
É justamente aí que o piso laminado vai te conquistar. Afinal, ele consegue unir estética, conforto e praticidade. A escolha do piso é uma decisão que acompanha a casa por muitos anos, e por isso é natural que surjam dúvidas.
Por isso, vamos te contar mais sobre o piso laminado e te ajudar a fazer a melhor escolha.
Para começar: o que é piso laminado?
O piso laminado é um produto feito com materiais derivados da madeira. É uma opção mais sustentável e econômica que a madeira maciça, mas com aparência e conforto termoacústico semelhante a ela.
O piso é constituído por três camadas. Primeiro, há uma base e, por cima dela, um miolo derivado de madeira. Quanto mais grossa essa camada, mais resistente é o piso.
Por cima do miolo, há um papel com o impresso desejado, normalmente em estampa amadeirada. Por fim, há uma película protetora, chamada laminado melamínico, que dá o nome ao produto.
Quais são os tipos de piso laminado?
Embora a versão mais comum de piso laminado seja uma imitação da madeira maciça, existem outros tipos de textura. Confira a seguir 3 texturas de piso laminado que podem transformar o seu espaço!
Piso laminado de madeira
O piso laminado surgiu como uma alternativa acessível e mais versátil ao piso de madeira natural. Embora conserve a aparência aconchegante da madeira, sua fabricação utiliza camadas de materiais derivados de fibras de madeira de reflorestamento, o que o torna uma opção mais sustentável e econômica.
Além disso, o piso laminado de madeira tem uma superfície uniforme e resistente ao desgaste do dia a dia.
E ainda é bem prático na hora de limpar.
O laminado de madeira cria uma sensação imediata de conforto térmico e visual, além de ser um ótimo aliado para quem gosta de decoração mais tradicional!

Piso laminado em cimento queimado
O queridinho de quem ama o estilo industrial não poderia ficar de fora. Já existem no mercado modelos de piso laminado que imitam o tradicional cimento queimado.
Para quem não quer colocar a mão na massa (literalmente), é uma opção mais limpa e fácil de instalar. Sem contar na facilidade de manutenção, muito mais tranquila que o original.

Piso laminado em textura de pedra
Outra opção disponível é o piso laminado em textura de pedra. Esse material combina com projetos residenciais e comerciais, e é indicado para locais de tráfego moderado.

Piso laminado pode ser usado na cozinha?
Um dos questionamentos mais comuns é se o piso laminado pode ser usado na cozinha. A resposta é: sim, desde que com alguns cuidados. O laminado não é o mais indicado para áreas molhadas, como o box do banheiro ou lavanderias muito úmidas, mas em cozinhas ele pode funcionar bem se houver atenção ao uso e à manutenção.
O segredo está em evitar acúmulo de água sobre a superfície, secando imediatamente qualquer respingo ou queda de líquido. Além disso, há versões de laminados com tratamento extra contra umidade, que oferecem maior resistência.
Cores de piso laminado
A variedade de cores de piso laminado é outro ponto que conquista quem deseja personalizar os ambientes. Diferente da madeira natural, que depende do tipo de árvore e sofre variações naturais de tonalidade, o laminado permite explorar uma gama muito mais ampla de cores.
Para ambientes pequenos, o ideal é apostar em cores claras, como carvalho natural, bege ou cinza claro, que refletem mais luz e ampliam visualmente o espaço.
Já em áreas maiores, os tons escuros, como nogueira ou ipê, ajudam a dar uma sensação de sofisticação e aconchego.
Com certeza você vai encontrar aqui na Leroy Merlin a cor ideal de piso laminado pra você!
Vantagens do piso laminado
• É ecologicamente correto, feito com material de madeira de reflorestamento.
• O piso é muito semelhante aos de madeira natural, mas com preço mais acessível.
• Facilidade e rapidez na instalação. Não precisa de quebra-quebra, então ainda garante uma obra limpa.
• Muito versátil. Pode ser instalado em quase qualquer piso bem nivelado, exceto o carpete. Também funciona bem em paredes, só precisa de uma estrutura por baixo.
• Como o produto é derivado da madeira, garante bom conforto termo-acústico.
• É um modelo flutuante, ou seja, que não precisa fixar diretamente no chão. Pode até ser reaproveitado em outra obra, se o sistema de encaixe for click.
• Infinidade de texturas para decoração: além da madeira, tem modelos de cimento queimado, azulejos, tecidos e outros materiais.
• Possui valor mais acessível que o piso vinílico, que é bem semelhante a ele.
• Muito fácil de limpar: basta um pano úmido com água e detergente neutro.
• Por causa da camada protetora, é um piso mais resistente a riscos e manchas de sol.
• É antialérgico.

Desvantagens do piso laminado
• Não dá pra trocar uma peça isolada, sem desmontar todo o ambiente. Os pisos vinílicos, por exemplo, têm essa vantagem.
• Não é indicado para quem tem pets, já que a urina também pode estragar o piso.
• Reverbera o barulho (famoso “toc toc”), se não tiver uma manta acústica por baixo.
• Por causa do material derivado de madeira, pode estar sujeito a pragas, como cupins.
• Não é resistente à água. Em caso de acidentes, é preciso secar imediatamente o local. Por esse motivo, não é recomendado para banheiros e cozinhas.
Como escolher piso laminado?
Na hora de escolher o piso laminado, você precisa levar em consideração o local da instalação, as estampas e cores, acabamentos e tipos de encaixe.
Confira os detalhes de cada um desses pontos, para ter certeza da opção que irá fazer!
Observe o local da instalação
Antes de comprar o piso, verifique o local da instalação. Por não ser resistente à água, você só deve instalá-lo em áreas internas, exceto cozinhas e banheiros.
O piso laminado pode ser instalado sobre pisos frios, como azulejos e porcelanatos, ou em um contrapiso bem nivelado. Não é possível colocá-lo em cima de carpetes ou madeira.
Vale lembrar que o piso inferior deve estar bem limpo e seco, antes da instalação. Caso contrário, poderá criar irregularidades indesejadas.
Por fim, vale lembrar que existe a opção de instalar na parede também, por exemplo, para montar um belo painel de TV. Para isso, você precisará de um suporte de madeira embaixo.

Dica extra: o piso laminado precisa ser instalado por último, pois a areia na obra pode estragar o material.
Escolha um modelo para sua decoração
Como já mostramos, existem várias texturas disponíveis no mercado, de madeira a cimento queimado. Na hora de escolher, vale a pena se fazer algumas perguntas:
• Minha decoração pede um piso claro ou escuro? Por exemplo, o estilo escandinavo costuma levar tons mais suaves, enquanto os rústicos, mais sombrios.
• O clima que quero criar no ambiente é mais aconchegante ou industrial?
• Minha casa é em uma região mais fria (que pede por um piso amadeirado) ou quente (que pede uma opção mais fria)?
Com essas perguntas em mente, ficará mais fácil decidir entre tantas opções. Além disso, lembre-se de toda a composição do espaço, ou seja, a cor das paredes, da mobília e a decoração.
Dica de escolha: piso laminado de madeira Artens
Esse piso é um aliado perfeito para quem procura mudar a estética decorativa dos ambientes com mais economia e sem grandes reformas. É hipoalergênico e antibacteriano. Ainda conta com excelente conforto térmico e acústico.

O piso laminado da Artens usa o sistema click. Com ele é possível instalar 50 m² em apenas um dia, por exemplo. Imagina tudo isso sem quebradeira nenhuma!
Observe o tipo de encaixe do piso laminado
Outro ponto para ter em mente é o tipo de encaixe do piso laminado, já que existe a opção por um sistema de click ou instalação com cola.
O sistema de click é bem fácil de instalar, além de permitir que o material seja reaproveitado no futuro, em outros espaços. Imagine que maravilha mudar de casa e levar o piso junto?
Já o encaixe com cola é um pouco mais trabalhoso e, com o tempo, pode dilatar e descolar um do outro. Em compensação, tende a ser mais acessível que o de click.
Escolha o tamanho das réguas
As réguas mais estreitas são recomendadas para espaços menores, enquanto as mais largas, para ambientes grandes.
Outra dica, caso seu apartamento seja pequeno, é recomendado instalar as linhas voltadas para a porta da entrada, de forma que se estendam na direção do ambiente. Assim, também criará uma sensação de amplitude no seu espaço.

Não se esqueça dos acabamentos
Em relação aos acabamentos, existem modelos de pisos laminados com ou sem vincos. Isso depende muito da sua opção pessoal, mas é importante saber que o sistema de click não acumula sujeira entre as réguas.
Outro acabamento importante são os perfis para divisão de ambientes. Esse material criará uma separação entre o piso laminado e o frio (por exemplo, nos banheiros).

Os rodapés também podem garantir um acabamento melhor. O ideal é que o tom seja da mesma cor do piso laminado, ou das portas e batentes.
Também existem rodapés com desenhos, que são ideais para decorações mais clássicas, ou lisos, indicados para estilos mais modernos.
Confira a resistência do piso laminado
Os pisos laminados possuem diferentes resistências, classificadas em AC3, AC4 e AC5. Quanto maior esse índice, mais resistente é o material. Por isso, são indicados para diferentes tráfegos de ambientes:
• AC2: uso residencial moderado.
• AC3: uso residencial intenso.
• AC4: uso comercial moderado.
• AC5: uso comercial intenso.
O mais comum para salas, quartos e até cozinhas é o AC3. Portanto, na hora de escolher o seu piso laminado, confira seu índice de resistência.
Alguns fabricantes já sinalizam no produto para qual fluxo é indicado, ou você pode perguntar a algum colaborador nas lojas da Leroy Merlin.
Vale a pena conhecer de perto as texturas, cores e acabamentos dos laminados. Se a ideia é renovar, experimente essa opção acessível e funcional. Seu lar merece essa mudança!